.
Re-re-editado
A “Praça da Batalha”, na cidade do Porto, foi urbanizada em 1861 e está localizada num local central da cidade, no início da Rua de Santa Catarina, ao cimo de 31 de Janeiro.
Do lado sul, no centro da praça, está o monumento ao Rei D. Pedro V, do escultor Teixeira Lopes, monumento artisticamente modesto, que representa acima de tudo a afeição da cidade por aquele monarca.
Ainda a sul, destaca-se também o edifício do Teatro (Nacional) de S. João, construído em 1912-18, no local onde tinha existido o famoso teatro de ópera com o mesmo nome, destruído por um incêndio em 1908.
No lado poente, destacam-se vários cafés e hotéis: o café Chave de Ouro, o Hotel Holiday Inn e o Hotel da Batalha ( Mercury), à entrada da Rua Cimo de Vila.
Do lado nascente, em direcção à Rua de St. Ildefonso, situou-se outrora o antigo cinema Águia D'ouro, actualmente desactivado. A seguir, no ângulo da Praça, fica o cinema Batalha, que substituiu o antigo cinema High-Life.
Um dos imóveis mais notáveis desta praça é a antiga estação Central dos Correios, Telégrafos e Telefones (recentemente restaurada). Trata-se de um edifício brasonado dos fins do século XVIII (Palácio da Batalha),
Na altura do Cerco do Porto, os seus proprietários pró-miguelistas abandonaram o palacete, o que fez com que o governo liberal (D. Pedro) lá se instalasse, usando-o para várias instituições públicas e hospital de sangue.
Diz a tradição que, no séc. X este local foi palco de uma sangrenta batalha em que os habitantes da cidade acabariam por sair derrotados.
...............................................................
A Ni acertou com o local, Cinema, Hospital da Ordem do Terço nas traseiras do teatro S.João e, por saber, foi dispensada de escrever o nome da Praça.
O Paulo já tinha (implicitamente) acertado, ao dizer ... “Vai no Batalha”, para não estragar o jogo. Evidentemente que se referia à Praça da Batalha (confirmou por mp).
Este “Vai no Batalha”, curiosamente, tem no Porto um curioso significado: dado que nesta Praça existe o cinema Batalha (envidraçado do lado esquerdo da foto) onde logicamente passavam filmes, quando se pretendia acabar uma conversa, pela negativa, dizia-se: “Olha ! ...Vai no Batalha !”, como que a pretender dizer, “olha, já vi (esse filme), vai no Batalha, não me chateies” !
.
"Vai no batalha ..."
ResponderEliminar;)
Não vejo o Mosteiro ! ... :))
ResponderEliminarNem lá tem estátua (?) rsrsrs
.
Olá Rui!
ResponderEliminarMinha sorte é que não estou em aula neste momento, senão meu professor de História me 'mataria'. Pois é não estou reconhecendo o local, mas se for um ponto turistico importante... Fica em que estado?
Sou estudante de turismo receptivo.
Que tu tenhas uma linda tarde.
beijokas, Beta de Santana
Infelizmente eu não conheço.
ResponderEliminarRui, como anda o problema da Ilha da madeira. Vi uma reportagem ontem e fiquei horrorizada com a enchente.
Beijo
Olá Beta.
ResponderEliminarFinalmente o teu Blog já "desencravou" ! :))
Não admira que não conheças, porque é em Portugal !
Como és estudante de Turismo vê o meu post de 13 de Feverº neste blog - É importante ! Tem muitas, muitas besteiras !
Beijão.
.
Olá Silvana.
ResponderEliminarÉ muito difícil, para quem está no Brasil !
Esta Praça é em Portugal.
Na Madeira foi uma coisa terrível !
Calculo que chegará aos 100 mortos e prejuízos incalculáveis de toda a ordem.
Trata-se de portugueses que estão a sofrer muito e toda a ajuda é pouca !
Beijão grande.
.
Em Lisboa não é... :)))
ResponderEliminarNão, Teté.
ResponderEliminarNão é em Lisboa. É para Norte de Lisboa.
.
Quando me lembro que estive encostada num desses prédio cinco horas para comprar bilhetes para ir ver o filme indiano "Passado inesquecível" no longínquo ano de ...não digo. Bolas, já passaram tantos anos, ahahahahahahah
ResponderEliminarOlá Ni.
ResponderEliminarTambém eu fui lá ver o "Passado Inesquecível", que fazia chorar, com uma música linda, para a época.
Não podias ter mais que 15 anos! rsrsrs
Já agora,... como se chama a Praça ?
.
Posso dizer?
ResponderEliminarParece mal estar a tirar a hipótese a outras pessoas.
Posso adiantar que relativamente perto fica uma Ordem junto à qual fica um dos melhores locais para se comer cachorros.
:)
Nota - 15 anos? Acho que tinha 13, ahahahahahah
Não Ni, não é preciso.
ResponderEliminarJá vi que sabes.
Eu vi logo: 13 aninhos.
Eu tinha mais um pedacinho, "assim". :))
Vou re-re-editar com novo texto.
.
Ah ah ah
ResponderEliminarPois... " Vai no Batalha" eu lembro-me desse dito.
Mas quando eu morava no Porto a Praça da Batalha não era nada assim. Está "bué" diferente!
Olá Swt.
ResponderEliminar"...vai no Batalha... " rsrsrsrs
Diferenças: Foi por isso que não conheceste ?
Está de facto bastante diferente. Eliminaram a rua junto ao cinema Batalha e Correios, a estátua foi deslocada, do meio, mais para o fundo da praça, ficou apenas uma pequena passagem de 2,5 m. de largura para atravessar toda a Praça e só no sentido de Santa Catarina ou 31 de Janeiro (Stº António).
Bjs.
.