16/03/2010

AS 5 OBRAS D’ARTE MAIS CARAS !

.
Alberto Giacometti: L'Homme qui marche I (escultura)
104,3 milhões dólares

De Pablo Picasso Menino parisiense a fumar um cachimbo (pintura)
104,1 milhões dólar (em 1994)

Picasso Dora Maar au chat
95,2 milhões dólares (em leilão de 2006).

Gustav Klimt Retrato de Adele Bloch-Bauer II
87,9 milhões dólares

De Francis Bacon Tríptico
86,3 milhões dólares (em 2008).


Eu reconheço que este tipo de "grande arte", tem o "seu valor". Mas qual ?... quem sou eu para avaliar ?
Está absolutamente fora de causa, contestar.
É "arte", são "coisas únicas" que brotam dum génio!

Mas interrogo-me:
qual a real intenção de quem compra ? Porquê e para quê ?
Eu sei que há vários tipos de compradores (particulares ou institucionais) e serão variadas as intenções.

Lanço uma outra questão (para reflexão) :

O que é hoje o 3º homem mais rico do mundo, Warren Buffett, fez uma doação de uma autêntica fortuna ao que é hoje o 2º mais rico do mundo, Bill Gates, para a sua "Bill & Melinda Gates Foundation", que tem como objectivo global, aproveitar avanços na ciência e tecnologia para salvar vidas nos países em desenvolvimento.

Trabalhar com parceiros para oferecer ferramentas comprovadas, medicamentos e diagnósticos, e inventar novas soluções onde elas não existem. Investimento em todo o tipo de vacinas, na esperança de que um dia eles possam ser usados para prevenir o HIV, malária e tuberculose no mundo, acabar com a poliomielite, e ajudar a salvar crianças que possam vir a morrer de diarreia e pneumonia.

Ser muito rico é, evidentemente, muito bom ! Quem não gostaria ? Mas o que fazer a tanto dinheiro ? Qual a melhor maneira de o utilizar ?

Será que os "muito ricos" são um mal da sociedade ? Ouvem-se muitas vezes "coisas horríveis" sobre os ricos, como se fossem "criminosos e exploradores". Será que deviamos acabar com os ricos, ou acabar com os pobres e com os males que afligem a humanidade, incluindo o flagelo do desemprego?

Será que se fosse possível distribuir toda a riqueza do mundo igualitariamente por todos os seus habitantes , o mundo funcionaria ?

Gostava de ouvir opiniões.

.

15 comentários :

  1. Será que se fosse possível distribuir toda a riqueza do mundo igualitariamente por todos os seus habitantes , o mundo funcionaria ?

    Não.
    O ser humano encontraria outra forma de conflito.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Ó Rui tem de mandar uns emails com a publicidade destas peças, para uns boys e ex-boys, dos partidos, da PT...ao Vara,... aos presidentes da Galp(refinação e distribuição), Ren...esses todos, coitadinhos que já nem devem saber onde gastar os milhões ;-)

    ResponderEliminar
  3. não sei se sabes, mas os apreciadores de arte têm sentidos sobre-dotados!
    há uns tempos recebi um filme por email em que penduraram uma tela e entrevistavam as pessoas que por ali passavam para saber o que achavam da pintura.
    houve quem conseguisse ver sexualidade oprimida no quadro que não passava de varias pinceladas desordenadas dadas por miúdos de 5 ou 6 anos.

    ResponderEliminar
  4. Gosto das duas primeiras, mas mesmo que fosse muito rica não dava esse dinheiro todo por elas.

    Se bem que muito ricos só se movam em função dos cifrões, verdade é que nem todos são assim, alguns doam muito dinheiro para obras que não são só de caridadezinha, como dar uma esmola ao menino à porta da Igreja.

    Instinto criminoso nasce com quem nasce, não interessa se rico ou pobre. Já a exploração, pois, costuma ser apanágio dos ricos, mas também há outra gente a fazê-la: é só ter oportunidade!

    Mas o que mais me irrita não é a existência de ricos, mas a bajulação de governantes ao poder económico que eles representam, enquanto a malta aperta o cinto, a banca está isenta de imensos impostos, Belmiros e afins ainda têm sessões privadas com o PR, quando lhes toca pagar um pouco mais. E isso, sim, acho inadmissível!

    ResponderEliminar
  5. Adoro o primeiro quadro de Picasso aqui mostrado e o de Klimt, mas o dinheiro para os comprar falta-me... por isso restrinjo-me aquilo que esteja ao meu alcance. Cumps

    ResponderEliminar
  6. Rui, amado!
    Esse é um post que dá "pano prá manga" mas como minha cabeça, hoje, tá meio fraca rsrs deixo prá um outro dia. Vim mesmo, amigo, para agradecer sua amizade, suas palavras carinhosas e sua FORÇA. OBRIGADA DO FUNDO DE MINHA'LMA!
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Fatima
    Também não tenho a mínima dúvida.
    Daí, a “igualdade” ser uma utopia.
    Beijos
    .

    ResponderEliminar
  8. Isa
    Também me parece que por aqui não faltariam clientes. É o que mais há !... mas só para esses.
    Para os outros é que não há nada, nada !
    Só umas litografiazinhas em papel . :))

    É verdade: a colecção dos quadros a óleo do BPN desapareceu sem deixar rastos (diz-se) !
    .

    ResponderEliminar
  9. Vicio
    O dinheiro faz ver “coisas fantásticas” que ninguém consegue ver, ou seremos nós apenas uma cambada de ignorantes (além de tesos) . Lêem-se as maiores barbaridades em críticas de arte !
    É incrível como "eles" conseguem ver o que para mim é pior que chinês ! rsrsrsrs

    Sobre uma coisa do género (entender ou não entender, vou postar amanhã – poesia) – “há iluminados e há apagados” . :((
    .

    ResponderEliminar
  10. Teté
    Concordo plenamente. Tudo isso tem pleno cabimento em Portugal, que é pequenino por isso mesmo.
    A riqueza fica toda para quem a tem.
    Não deixou de me impressionar muito, o que menciono no post, relativamente à enorme fortuna doada pelo Warren Buffett ao Bill Gates (2º e 3ª mais ricos do mundo) !
    Acontece que os impostos sobre as fortunas são tão elevados que levam-nos a pensar se vale a pena entregar ao Estado, ou directamente a um destino humanitário reconhecido.
    É por isso que lá fora, em muitos países, não há problema nenhum em ser rico, porque a riqueza acaba efectivamente por ser distributiva.
    .

    ResponderEliminar
  11. Marota
    Exactamente.
    Como diz o ditado : quem não tem dinheiro, não tem vícios.
    Ou então: quem faz o que pode, a mais não é obrigado.
    E já que estamos em maré de ditados, aqui não tem cabimento o “querer é poder” !
    rsrsrsrs
    Nota. quero ver o Pimp a "andar", OK ? ;))
    .

    ResponderEliminar
  12. Olá Rê
    Eu compreendo minha amiga.
    Vai ver que amanhã falaremos com mais ... “Alto Astral“ !!! :))
    Beijão Grande
    .

    ResponderEliminar
  13. cantinhodacasa17/3/10 09:01

    "Mas o que mais me irrita não é a existência de ricos, mas a bajulação de governantes ao poder económico que eles representam, enquanto a malta aperta o cinto, a banca está isenta de imensos impostos, Belmiros e afins ainda têm sessões privadas com o PR, quando lhes toca pagar um pouco mais. E isso, sim, acho inadmissível!"

    Gostei desta parte final da comentadora Teté.
    Ainda ontem ouvi um palerma qualquer, desculpa rRui, dizer que os lucros que recebem são parta oferecer um carro à esposa, e tal e coisa...
    Comento: grande lata têm esses gajos todos.Põe os "palitos" às esposas, viajam, sustentam outras mulheres, compensam as deles com carros e bens de luxo, e ainda vêm para a TV dizer que esses prémios não deveriam ser reduzidos???
    Andamos aqui a apertar o cinto, a tentar organizar a visda e o dinheiro para que dê até ao final do mês, e ainda gozam connosco? E muito mais há-de vir.

    Desculpa Rui, não tenho vimndo aqui com frequência pois tenho imenso que fazer para a escola. Neste momento estou em hora de substituição, felizmente ninguém faltou, e pude dar aqui um saltito.
    6ªFeira vou até ao Porto. É feriado aqui nesta terra, que não Braga.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  14. cantinhodacasa17/3/10 09:02

    Desculpa as falhas*
    eheheheeheheh

    ResponderEliminar
  15. Cantinho (vai ser longo)
    Como já comentei, o nosso mal é o das grandes fortunas não serem tributadas como seria desejável.
    Em muitos países, acima de determinados níveis, são tão elevada que esses contribuintes preferem doar, do que entregar ao Estado, ganhando por isso benefícios fiscais, mas contribuindo para o bem comum.
    Como dizes, aqui o problema é que os governantes vêem nesses senhores os futuros possíveis “patrões” e preferem não os afrontar.
    Aqui tem que lhes sobrar para tudo isso que mencionas ! :))

    Mas o grande, grande, problema está nos detentores de altos cargos nas imensas empresas públicas, que nada arriscam e que autenticamente roubam descaradamente o Estado, que somos todos nós, com altíssimos ordenados, “custas”, todos os “prémios” e mordomias, isentas de impostos. Nisso os governantes não querem mexer porque esse será o seu destino futuro. O problema está no Estado, "pessoa pública" !

    Nota. Se bem que isso seja uma “regra” geral (e aparte o caso da conversa do Belmiro com o PR), creio que esses mesmos ricos “privados” não sejam o grande mal do país.
    Pelo menos, são grandes criadores de emprego e isso é absolutamente necessário. Os investidores privados fazem falta e só se investe com dinheiro.
    Não conheço ninguém como o Belmiro, que tenha uma vida tão recatada e isenta de sumptuosidades e excessos como ele. Quase diria que é um “forreta” em termos de gastos pessoais.

    Beijo
    .

    ResponderEliminar