07/12/2011

UM FIDALGO ... DO POVO

Re-editado

Obrigado a todos :

Tite , Donatien , Teté , Rosa dos Ventos , luis tavares , Turista , Sonhadora , EMATEJOCA , maria , Prof Ms João Paulo de Oliveira, Pedro Coimbra , Kok , Teófilo Silva.

Bom ! Esta foi muito fácil e dela resultou um “pleno”.
Praticamente todos reconheceram o Grande
Pedro da Cunha Pimentel Homem de Melo
(Porto, 1904 — Porto, 1984) foi um poeta, professor e folclorista português.

Nasceu no seio de uma família fidalga, imbuído de ideais monárquicos, católicos e conservadores. Foi sempre um sincero amigo do povo e a sua poesia é disso reflexo.

Exerceu a advocacia e foi professor de português, entre outras coisas. Foi um entusiástico estudioso e divulgador do folclore português, criador e patrocinador de diversos ranchos folclóricos minhotos, tendo sido, durante os anos 60 e 70, autor e apresentador de um popular programa na RTP sobre essa temática.

Foi um dos colaboradores do movimento da revista Presença.
Apesar de gabada por numerosos críticos, a sua vastíssima obra poética, eivada de um lirismo puro e pagão (claramente influenciada por António Botto e Federico García Lorca), está injustamente votada ao esquecimento.
Entre os seus poemas mais famosos destacam-se "Povo que Lavas no Rio" e "Havemos de Ir a Viana", imortalizados por Amália Rodrigues (ver vídeos) e "O Rapaz da Camisola Verde".

Foi distinguido com o Prémio Antero de Quental (1940) e o Prémio Nacional de Poesia (1973). A sua obra poética encontra-se compilada em Poesias Escolhidas (1983).
Como estudioso do folclore nacional, escreveu A Poesia na Dança e nos Cantares do Povo Português (1941) e Danças de Portugal.

Afife (Viana do Castelo) foi a terra da sua adopção. Ali viveu durante anos num local paradisíaco, no Convento de Cabanas, junto ao rio com o mesmo nome, onde escreveu parte da sua obra, "cantando" os costumes e as tradições de Afife e da Serra de Arga.





.



INICIAL :
.

Sabem quem era ?



.

27 comentários :

  1. Se a minha vista não me engana este foi Prof. do meu marido no Porto. Também me lembro dele por esses folclores da nossa terra e não só e não só.

    Abraços amigo Rui. Espero que continues em boa forma

    ResponderEliminar
  2. E entrava-nos em casa pela tv...
    Recitava quadras populares,mostrava-nos danças,usos e cantares...
    Escreveu belos versos e Amália também os cantou.

    ResponderEliminar
  3. Sei! E aposto que a Sonhadora também... :)))

    Mas acho que esta vai ser fácil! :D

    ResponderEliminar
  4. Não me digas que é "o rapaz da camisola verde"?! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Amigo Rui, este até eu sei quem é: poeta originário de Alto Minho (ali para os lados de Afife), que tinha "a mania de me entrar pela casa dentro na hora de jantar", e que eu achava uma foleirice, na minha inconsciência de criança/jovem! ;)

    ResponderEliminar
  6. Esta, para mim, é de caras. Conheci-o pessoalmente. Várias vezes viajamos no mesmo autocarro.

    ResponderEliminar
  7. Tite
    É ele mesmo ! :)
    Obrigado ! Em forma, sempre mas há quem diga que não ! :(
    :)))

    Beijo
    .

    ResponderEliminar
  8. Donatien
    Um Homem de verdade ! :))... muito completo !

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  9. Teté
    Esta vai ser um “pleno” ! :))

    joca
    .

    ResponderEliminar
  10. Rosa dos Ventos
    Negra madeixa ao vento,
    Boina maruja ao lado.
    :))

    Beijo
    .

    ResponderEliminar
  11. Cheguei agora a casa e, ao dar uma espreitadela no teu blogue, Rui, só posso dizer como a sonhadora: "esta, para mim, é de caras", embora nunca tenha tido o prazer de viajar com ele no mesmo autocarro.

    O desafio que deixo esta noite no "ematejoca azul" é muito mais difícil!!!

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  12. Luís Tavares
    Que talhas com teu machado as tábuas do meu caixão. :))

    Abraço
    .

    ResponderEliminar
  13. Turista
    Um “intrometido” que se esperava com agrado ! :)
    Isso é CULTURA … e há quem julgue que não !

    Bj
    .

    ResponderEliminar
  14. Sonhadora

    À beira de ti, as horas
    Não eram horas: paravam.
    E, longe de ti, o tempo
    Era tempo, infelizmente...

    Aí, já disse o que pensava :))

    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  15. EMATEJOCA
    Esta é um bónus ! :)) … não foi no autocarro, … mas já falei com ele !
    Vou ver se ainda espreito. :)

    Bj
    .

    ResponderEliminar
  16. De caras???

    Rui, sabes aqueles avisos que por vezes vimos em sites que dizem "denunciar comentário" ou imagem ou outra coisa qualquer???"

    Vou denunciar o teu...quando me perguntarem porquê, eu vou responder que é porque só tem desafios difíceis...e depois vou pedir aos srs. polícias para te obrigarem a pôr desafios super fáceis...prontos :p

    Não faço a miníma ideia...

    Beijinho :)

    *lá em cima eu tava a brincar, sabias??? A ver se me safo com esta ;)

    ResponderEliminar
  17. Caro confrade Rui da Bica!
    Outro motivo que considero seu blog imperdível é porque tenho a prerrogativa de conhecer ilustres cidadãos do reino distante além-mar!!!
    Caloroso abraço! Saudações aprendizs!
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Diadema-SP

    ResponderEliminar
  18. Os Pedros são todos extraordinários, Rui :))
    Ok, haverá algumas excepções....
    Bom feriado!!

    ResponderEliminar
  19. O Homem que subiu ao povo...
    Claro que sei quem foi!!!

    1 abraço!

    ResponderEliminar
  20. Depois de ler vários comentários, cheguei lá, mas estava difícil...

    Acho que vou voltar prá escola...sou uma inculta :p

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  21. Se não fossem as dicas nos outros comentários também lá não ia. PHM pois claro!

    uM ABRAÇO.

    ResponderEliminar
  22. maria
    rrrsss Neste blog, “conteúdo impróprio para gente preguiçosa que não gosta de pesquisar” ! rrsssss
    ... temos que concordar, pelo conjunto dos comentários, que esta foi uma “borla” ! :))) …
    Vá lá, vá lá, que te redimiste ! … conseguiste ler os comentários e chegaste lá ! :)))

    Beijinho ! :))
    .

    ResponderEliminar
  23. Prof Ms João Paulo de Oliveira
    Isso é um grande elogio que eu registo, grato, mas algo exagerado, caro Prof. :))
    Na re-edição haverá um texto que lhe permitirá ver quão grande foi este Homem , de origem fidalga e que “subiu” ao povo !

    Grande abraço !
    .

    ResponderEliminar
  24. Pedro Coimbra
    Concordo caro Pedro ! :))… e tenho alguns na família ! rrsss

    Bom feriado ! :)
    .

    ResponderEliminar
  25. Kok
    Adorei essa frase, caro Kok :
    “O Homem que subiu ao povo...”

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar
  26. Teófilo Silva
    Claro que sim. Na maior parte destes enigmas as respostas encontram-se nos comentários ! :)))

    Abraço !
    .

    ResponderEliminar