24/11/2010

AINDA A GREVE E OS POLÍTICOS

.



Devo dizer que neste momento me preocupa muito mais a "causa do problema" do que o seu "efeito" ! Se não se "atacar" o problema pela "causa", os "efeitos" continuarão a verificar-se e as Greves de pouco servem !

Todos nós sabemos que o Governo prometeu combater o déficit através de uma grande fatia da redução da DESPESA PÚBLICA e muito menos pelo aumento de impostos, cortes salariais e reduções de benefícios sociais privados.

Todos os nossos GOVERNANTES, DEPUTADOS, E POLÍTICOS DE TODOS OS PARTIDOS, falam ou propôem (sem especificar devidamente) cortes dessas despesas públicas, mencionam algumas sem grande expressão, mas especificam ao pormenor os cortes salariais e os cortes dos benefícios sociais que recairão sobre o "povo", quer trabalhador, quer reformado, quer desempregado, quer quem nada tem !

Ainda não ouvi, (ESTA É A QUESTÃO), NENHUM DELES, de QUALQUER PARTIDO
(porque será ?) falar em:

. Redução do nº dos deputados da Assembleia da República e seus gabinetes.
. Reforma das mordomias na Assembleia da República como, belos almoços a € 1,50.
. Acabar com os milhares de Institutos que não servem para nada e com funcionários e administradores com 2º ou 3º emprego.
. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores de milhares de euros mês e que poderiam ser evitadas.
. Redução drástica, nas Câmaras Municipais, dos deputados das Assembleias respectivas.
. Acabar ou reduzir drasticamentecom os pagamentos por presença de cada um nas reuniões das Câmaras e Juntas de Freguesia.
. Acabar ou reduzir drasticamente o Financiamento aos Partidos.
. Acabar com a distribuição de carros do Estado a um grande nº de actuais beneficiários dessa benesse e seu uso particular.
. Acabar com os motoristas particulares 20 h/dia.
. Acabar com a renovação "sistemática" de frotas de carros, ou alargar esse período.
. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado.
. Acabar com o vaivém semanal dos deputados dos Açores, Madeira e outros distritos do continente e respectivas estadias em Lisboa, em hotéis cinco estrelas.
. Controlar o pessoal da Função Pública que não está no local de trabalho e que faz trabalhos particulares nesse tempo, para o Estado.
. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos.

. etc., etc..
.... e esta listagem está longe de ser exaustiva !


Será que é só uma impressão minha ou será que é "tabu" (a não tocar) tudo o que diga respeito a lugares políticos e a cortes de regalias de qualquer ordem, desde que digam respeito aos políticos e aos partidos (TODOS) , ou lhes possam reduzir peso e importância ?...
.

10 comentários :

  1. Também era boa ideia acabarem com o séquito de assessores que ninguém-sabe-bem-o-que-fazem! Mas muitas mais haveria a acrescentar, certamente... ;)

    ResponderEliminar
  2. Bem pode esperar sentado... esses temas são tabu.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o Carlos Barbosa e já agora "adorei" aquelas excepções aos cortes, aprovadas na véspera da greve para os especiais, tudo na onda... do costume.
    Quem fez ou não fez greve lá terá as suas razões, mas acredito que muitos a fizeram para mostrar o seu descontentamento que na minha opinião pecou por ser tarde demais, deveria ser antes de ter a corda no pescoço e antes do país estar nas mãos de agiotas e, até ao Verão, não vi muita gente preocupada.
    Agora, o problema é os políticos apenas falarem em números para disfarçar que não percebem o descontentamento e não mexerem em nada do que o Rui falou.
    O ideal, agora, seria uma Manifestação gigante onde todos os insatisfeitos com as patifarias, desempregados, os que estão com trabalho precário, os que não puderam fazer greve por coação, pudessem mostrar o seu descontentamento, mas... isso parece que já seria pedir demais aos portugueses e os políticos contam com essa moleza para continuar a fazer tudo, exactamente... como até aqui.

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Teté
    Como eu disse, a lista está longe de ser exaustiva, relativamente a muito do que deveria ser “cortado” e que mexe directa ou indirectamente com os políticos (todos) e com todas as situações que os possam envolver (prejudicando-os) agora ou mais tarde.
    O que é curioso e revoltante é que a atitude é generalizada a TODOS os políticos e partidos, desde o CDS ao PCP. Ninguém toca nesses pontos nem está interessado que quaisquer deles o faça.
    É por isso que eu sou um revoltado contra TODA a classe política !
    .

    ResponderEliminar
  5. Carlos Barbosa
    Pois é, amigo Carlos! É triste e revoltante termos que chegar a essa conclusão e ter que aguentá-la.
    É contra isto que temos que nos revoltar e não contra a nossa perda de algumas regalias !
    .

    ResponderEliminar
  6. Isa GT
    Como já tenho dito em comentários noutros blogs, acho que o “mote” da greve esteve errado. Eu não faria uma greve em defesa dos MEUS DIREITOS (egoísta), mas sim CONTRA A CLASSE POLÍTICA em geral, pelos motivos do post !
    Espanta-me que o próprio BE e o PCP (já não falo nos outros) não tomem posição firme nesse sentido !
    A greve não deveria ser "sindical" (relativa a quem ainda tem trabalho), nomeadamente “em defesa da função pública” (isso não é geral), mas sim em nome daqueles que já nada têm ou para aí caminham ! Quem hoje tem um trabalho ainda se pode dar por muito feliz, nomeadamente se esse trabalho é “garantido” !
    Conheço muitos e muitos casos de ex - trabalhadores de empresas privadas que ficaram desempregados e com o subsídio de desemprego a acabar. ... e depois ? ... e as empresas privadas que ainda vão encerrar com despedimentos colectivos ?...
    Perder algumas regalias não é nada comparado com o grande problema que é ficar sem nada !
    A prioridade máxima de todas as nossas reinvindicações terá que ser orientada para a criação de trabalho e para a criação de condições para que as falências não aconteçam .
    Para isso o governo e os políticos têm que ceder naquilo que têm a mais e nos esbanjamentos desnecessários (ainda de acordo com o post) !
    Desculpe a extensão, mas isto REVOLTA !
    .

    ResponderEliminar
  7. Uma listagem muito bem elaborada e pensada!

    ResponderEliminar
  8. Rosa dos Ventos
    Está longe de ser exaustiva ! Se bem explorada e posta em prática, a nossa dívida soberana não estaria nos valores actuais, esses dinheiros poderiam ser canalizados de modo muito mais eficaz e não estaríamos a passar pela situação em que estamos.
    .

    ResponderEliminar
  9. Ai Rui estou totalmente de acordo!!! Era mesmo por aí que devia começar qualquer medida. Mas o problema é que mexe no bolso deles... é pura demagogia estas manifestações dos sindicatos do faz de conta!
    Exactamente, os privados não se podem dar ao luxo de fazer greve... e os desempregados fazem greve do quê?
    E quem nem subsidio pode ter? Olha que há muitos casos assim!!! Sem nunca terem feito mal a ninguem. E esses senhores fazem-nos mal todos os dias.
    Sinceramente o desencanto com os politicos TODOS eles já vem de longe mas cada dia que passa estou mais desconcertada...

    ResponderEliminar
  10. leitanita
    É muito ingrato comentar estas coisas, porque se corre o risco de ser mal interpretado. As pessoas encaram a política partidária como o seu clube de futebol e tendem a ver as coisas sob esse prisma. Estão radicalizadas às ideologias e não às questões pragmaticas, reais.
    Não vêem o todo, mas sim apenas o seu ponto de vista com base no partido A ou B e a defesa dos seus próprios interesses.
    O problema transcende muito as queixas da funcão pública e o próprio sindicalismo aparenta defender (???) ou representa uma pequena parte (o de alguns trabalhadores) dos problemas do povo português !
    Em vez de greve, preferiria uma manifestação nacional (não em dia de trabalho) contra as regalias dos políticos, tal como digo no post.
    Enquanto esse problema de base (A CAUSA) não estiver resolvido, os EFEITOS não serão muito diferentes e não vejo nem um único político de qualquer dos quadrantes, NOTE-SE, pretender mexer nas suas regalias e nos seus "espaços" de actuação.
    .

    ResponderEliminar