03/11/2010

ISTO É MUITO RELATIVO !

(Para tentar compreender a "economia dum país" e meditar)

.


50 cêntimos !!!

Isto era muito dinheiro !


Era + ou - quanto ganhava por semana um operário da construção civil !
... e uma operária têxtil ou de confecções ainda menos !




É curioso que quando falamos nos preços das coisas no "antigamente" tudo nos parece ridiculamente barato.

Não era bem assim ! Tudo isto é muito relativo.
O importante é a avaliação daquilo que se possa comprar com o que "sobra" após uma normal e razoável e contida utilização daquilo que se recebe e a realidade é que raramente sobrava !

Outra realidade, é que hoje, nos países da bacia do Pacífico, China e outros que tal, os salários, ao contrário da produtividade, não cresceram do mesmo modo e daí a nossa impossibilidade de competir com as suas exportações, dada a enorme subida salarial desacompanhada da subida da produtividade e da "Economia" do país. É por isso que naqueles países se registam crescimentos da economia de cerca de 10% ao ano!

Acontece simplesmente que estamos hoje entre os países de "mão de obra / produtividade", mais cara do mundo, o que dificulta a entrada de divisas proveniente das exportações e o consequente crescimento económico do país !

Não é o facto das pessoas ganharem bem que torna o país rico pelo aumento de consumo interno ! Isso é um grande erro. Só a entrada de dinheiro, fruto de (exportação, turismo, remessas de emigrantes, investimento estranjeiro em Portugal) tornam o país mais rico e com possibilidades de maior distribuição.

Também não é o investimento interno em grandes obras públicas, que enriquece um país, desde que não produza uma entrada de divisas estrangeiras maior que o custo desse investimento !


Na década de 50/60 (assim...de repente,...) :

1 café: 8 tostões ( 10 cêntimos são 200 tostões).

1 jornal diário 8 tostões .

1 semanário 15 tostões .

1 pão (bijou, molete, papo seco) 4 tostões (m/ mãe ainda dizia 1 cruzado) .

1 quarteirão (25) de ameixas : 5 tostões .

Bilhete 1 zona nos STCP (carris) : 6 tostões (muitos iam a pé) .

Cinema no Coliseu do Porto : 2$50 .

1 kg de bacalhau da Noruega 20$00.

Almoço na FNAT (sopa, prato, pão e vinho) 5$00 .

Almoço à Grande - 20 pratos = 20$00 no Vatel (dizia-se: vá té lá) .

Em minha casa, (dia de festa) uma feijoada de tripas, rica, com tudo, para 10 : (contabilizada) 200$00 (1 euro) ... uma loucura, caríssima !

Inflacção : quase nula .

Trabalhava-se ao Sábado (48 h/semana) .

Meu primeiro ordenado em 65 - 3000$ (15 €) bruto/mês, a 30 km de casa.

Férias do trabalho: 5 dias (excepcionalmente, mas normalmente não havia) .

Férias... ou idas turisticas ao estranjeiro : Ah!Ah!Ah!Ah!


Vivemos 40 anos à Grande e à Rica, sem que houvesse um correspondente crescimento económico no país e notórias melhorias da produtividade !

Reinvindicaram-se benesses de todo o tipo, que governos de políticos incompetentes e inexperientes, dominados pelo espírito revolucionário imposto e pela necessidade de manterem eleitores do seu lado, não tiveram capacidade para moderar, de acordo com a relatividade das necessidades dos grupos e justiça sociais.

Foi o período em que mais se acentuou essa diferença de vencimentos !

Essas benesses eram generalizadas e distribuídas em % o que fazia aumentar o fosso salarial, agravado pelo facto de se valorizar desmedidamente o trabalho das direcções e administrações públicas ou não publicas, mas "ligadas" aos partidos políticos, porque seria para aí que eles seriam reconduzidos em intervalos de missões partidadárias ou governamentais.
Foi ainda neste período que se foram introduzindo chorudíssimos "prémios" e todo o tipo de escandalosos extras e mordomias, catapultando os vencimentos para valores inacreditáveis !
Ser político passou a ser o lugar mais seguro e proveitoso do "mercado de trabalho", usado como trampolim para outros altos voos !
.

7 comentários :

  1. Muito oportuno este post. Tendemos a esquecer as coisas más do passado, as dificuldades que se viviam e a ignorar que, apesar de tudo, vivemos hoje muito melhor do que há 30 anos.

    ResponderEliminar
  2. Esta é a realidade, de facto!

    ResponderEliminar
  3. cantinhodacasa3/11/10 23:51

    Este é um dos melhores que já li. Faz-me reviver a minha adolescência.
    Viviamos com menos dinheiro, mas não faltava a comida na mesa.
    Minha mãe ia ao mercado comprar para toda a semana o que era necessário para alimentar 8 pessoas. Mercearia ia eu buscá-la, a pé, quando era preciso para aquele dia, porque o grosso levavam a casa. E quantas vezes gemi ao ver os meus dedos marcados pelas alças dos sacos que levava.
    Quando fui trabalhar para a empresa do meu pai, em 1975, fui ganhar 2 000$00, agora 10 euros. Nunca fui tratada como filha de patrão nem queria ter mais regalias, como tinham outros membros da família.
    Marcava o ponto e trabalhava como qualquer funcionário.Ouvia raspanetes, não faltava ao trabalho, sempre cumpri com as horas...
    Talvez por isso que, ainda hoje, seja uma pessoa muito pontual, cumpridora das minhas tarefas.

    "Reinvindicaram-se benesses de todo o tipo, que governos de políticos incompetentes e inexperientes, dominados pelo espírito revolucionário imposto e pela necessidade de manterem eleitores do seu lado, não tiveram capacidade para moderar, de acordo com a relatividade das necessidades dos grupos e justiça sociais."

    A verdade que ninguém quer (re)conhecer.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Oi Rui
    Sabe aquela máxima: éramos felizes e não sabíamos!
    rs
    ou somos agora bem mais? penso que as coisas do passado eram bem mais comedidas e acertadas.
    é hora de apertar o cinto Rui seu país está em dificuldades,gastou demais! rs

    deixando meu abraço carinhoso

    ResponderEliminar
  5. É assim que os papalvos são enganados... ganham cada vez mais e compram cada vez menos ;)

    ResponderEliminar
  6. Rui:
    «O Prémio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web».
    Recebi esta distinção do Rogério Pereira da "Conversa Avinagrada, o que muito me honra.
    O Prémio Dardos tem as seguintes regras: Exibir a imagem do Selo no blogue; Revelar o link do blogue que me atribuiu o Prémio; Escolher 10, 15 ou 30 blogues para premiar.


    Assim escolhi alguns blogues que frequento e que considero merecedores de tal insígnia...

    ResponderEliminar
  7. A Todos/as

    Carlos
    Rosa
    Cantinho
    Lis
    Isa
    Donatien

    Muito, muito grato pelos v/ comentários, que apreciei muito, com pontos de vista diversos e interessantes !
    Desculpem-me não comentar cada um dos comentários (como o faço habitualmente), porque o assunto daria muito “pano para mangas” e cairíamos desnecessariamente numa repetição do que já tinha escrito no texto do post.

    Abreijos para todos/as

    ResponderEliminar