06/02/2018

ESCOLA DAS EMOÇÕES




Vi esta reportagem e fiquei muito positiva e agradavelmente surpreendido !

Numa escola (Jardim Escola João de Deus) de Leiria, estão a levar a cabo um interessante plano aplicado a crianças de tenra idade (dos 4 aos 9 anos) !

Identificar as emoções e sentimentos e aprender a geri-las desde pequenos, é uma forma de prevenir problemas na infância e adolescência .


Aprender a ser mais "alegre", já que a alegria é imprescindível na formação da personalidade ; Daí até ao "orgulho" - “Sinto orgulho quando sinto que vou conseguir” ; 

Usar e adaptar "atitudes" e "comportamentos" - “Às vezes fico impaciente porque o meu mano mais novo está sempre a interromper-me e não quero ficar assim."

As crianças começam a questionar-se mais sobre como "o outro" se sente, a antever a sua reacção e a adoptar procedimentos em função dessa percepção ; 

Levar aos mais novos “ferramentas" para poderem conhecer-se melhor, sendo que o que está em causa, é um controle das emoções ; 
Saber identificá-las e geri-las numa base de educação emocional .

Como nasce a empatia ?...
Conseguir olhar para "o outro" e perceber o que se está a passar. 

É um projecto ajustado à ideia da vivência em conjunto. 
E isto é importante porque quanto melhor soubermos relacionar-nos com os outros, mais felizes seremos”.

É também um projecto preventivo já que pode ajudar desde cedo a resolver problemas muito comuns na infância e na adolescência. 

Isto é tanto mais importante quanto, hoje em dia, as crianças vivem cada vez mais individualmente e têm cada vez mais dificuldades em saber lidar com as frustrações.
E elas ficam a conhecer melhor esse sentimento que - “É quando estamos tão ansiosos por irmos ganhar e depois não conseguimos". Se soubermos o que isto é, ficamos melhor.

Resultado? - São mais alegres, sabem sentir orgulho nos êxitos, mais compreensivos - “Zango-me menos, mesmo quando os meus irmãos ou "os outros" se põem a refilar" ;

Mais medos resolvidos, menos birras, maior controlo da agressividade;
Melhor sentido dos próprios comportamentos e das devidas atitudes a assumir ;
Melhor compreensão dos "outros" !


A educação emocional devia fazer parte da formação inicial de todos nós e também dos docentes.


Ver reportagem AQUI

28 comentários :

  1. Como se diz na gíria, a educação vem do berço
    Belo texto.

    Hoje:- Ecos que deslumbram meu pensamento.
    .
    Bjos
    Votos de uma boa noite

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    1. Não literalmente do berço, mas dos 4 aos 9, uma belíssima idade alvo para esta iniciativa, Larissa ! … Fiquei maravilhado com a ideia e recomendaria isto a todos os pais com filhos nessa faixa etária a residir na zona ! ☺

      Obrigado
      Beijo

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  2. Estou sem net desde as 16horas. E no telemóvel já sabe como é. Não consigo blogar.
    Abraço

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    1. Outra vez, Elvira. :((… Que grande chatice, Amiga ! ☹
      Dará para ir estando a par, mas para “actuar” torna-se muito difícil e quantas vezes «, mesmo impossível ! ☹

      Abraço

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  3. Rui, só há pouco tempo as pessoas começaram a ouvir falar de inteligência emocional. Na interacção com os outros é fundamental. No mundo dos afectos, inprescindível.

    Beijos

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    1. Ora lá está, Ni ! Eu não quis “assustar” ! :)) … Mas é esse precisamente o objectivo do post e o que eu pensei ao ver este artigo.
      Um conceito “moderno”, uma “ferramenta” que felizmente está hoje à disposição das “nossas” crianças, mas não só ! … Pena que muita gente ainda não se tenha apercebido da verdadeira dimensão de vantagens que "esta prática" nos pode trazer !
      A gestão das emoções visa a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. É a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança.
      Começar em criança, é fundamental !

      Beijos :)

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  4. Saber gerir as próprias emoções é meio-caminho andado para aprender a relativizar as emoções daqueles que nos rodeiam. Aprender cedo, é fundamental.

    Não vim ver o teu post antes de publicar o meu, senão teria escrito outras palavras, a acompanhar o vídeo da jovem a dançar o Tango sozinha. :)

    Beijinhos, Rui!

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    1. Verdade, Janita. O que torna algumas pessoas mais bem sucedidas que outras no trabalho e na vida, é o modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros .
      Uma “disciplina” que deveria ser “obrigatória” nas nossas escolas !…
      Quantas vezes, o sucesso depende de como se gerem as emoções !?
      E ainda há uns anos atrás nem se pensava nestas coisas ! :( ... Cada um era como era e assim se deixava ser !
      O ser-se alegre (procurar ser-se), o ser positivo, o procurar entender os outros, o perdoar e estar-se de bem com eles, são contributos enormes para nós próprios !
      (De seguida irei ver o teu post)
      Beijinhos, Jani :)

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  5. Chapelada para tão nobre iniciativa.
    Educar não é empinar, encornar, matérias.
    Aquele abraço

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    1. Fiquei maravilhado, Pedro ! … A capacidade para conciliar as emoções e a razão, usar as emoções para facilitar a razão e raciocinar inteligentemente acerca das mesmas. Segundo alguns, 90% das competências necessárias para o sucesso da liderança são de natureza emocional e social.
      Porquê tanta “palha” nos programas escolares obrigatórios, enquanto que este assunto, esta prática é descurada !?…

      Abraço :)

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  6. Uma excelente iniciativa.
    Saber sorrir, detectar o que sente o outro, interpretar as suas emoções, abrir-se para o mundo sem medos.

    Beijos Rui

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    1. Fantástica, Manu ! … Reconhecer sentimentos ou emoções em si e nos outros, saber geri-los, utilizá-los para se automotivar e aplicá-los nas diversas relações que se desenvolvem. Se se conseguir dominar estas quatro características, então é provável que se atinjam objectivos.

      Beijos, Manu :)

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  7. Uma iniciativa fantástica com a qual concordo plenamente.

    Beijo Rui

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    1. Poderá ter um alcance fantástico Ju, se "os mais responsáveis" pela Educação e Formação, se lembrarem de implementar esta "ferramenta" nos programas oficiais nas escolas !
      Esperemos que sim, embora entenda que no ensino primário não deveria ser ministrado pelo/a professor/a. Teria que ser alguém da especialidade e ser criado um horário especial para isso. (?)
      Mas já na 5ª e 6ª classes, seria "pacífico", embora um bocadinho tardio !

      Beijinhos Ju. :)

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  8. Tal como tu, também me agradou bastante esta iniciativa quando tive conhecimento!
    Que tenham tão bons resultados como de boa é a ideia.

    Beijinho Rui.

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    1. Pena existir ainda pouco conhecimento público sobre a inteligência emocional !:( Trata-se de uma matéria relativamente recente que ainda não chegou ao conhecimento geral, ou é olhada com desconfianças.

      Poderemos transformar a vida para melhor, contribuir para o nosso sucesso pessoal e profissional, pois, algumas características do perfil do profissional de sucesso podem ser percebidas através de atitudes de pessoas conhecedoras de si próprias emocionalmente, tais como, ser persistente diante das suas metas, ter paixão pelo que se faz, ser flexível, saber-se relacionar e fundamentalmente saber utilizar as suas capacidades no controle das suas emoções, sofrendo muito menos com essa atitude !

      Beijinhos Adélia :)

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  9. Ui!! Agora é que os leirienses vão ficar educadinhos de todo... eh eh eh eh..... Ó Rui, não me leves a mal, mas ... não acredito muito nisto. Embora não se perca nada, claro!

    Beijinhos emocionais...

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    1. Entendo que não é “apenas” uma questão de “educação”, Graça.
      Na década de 1990, seu início e, daí o desconhecimento e desconfiança que ainda hoje se verifica sobre o assunto, a expressão "inteligência emocional", a sua aquisição e utilização, tem-se mostrado de extrema valia e extremamente útil, pessoal e profissionalmente !
      O processo do autoconhecimento tornou-se fundamental para o profissional do século XXI, que já é conduzido pela sua inteligência emocional : autoconsciência, autocontrole, automotivação, empatia, .... uma teoria que passou a estudar o ser humano a partir de suas emoções e não somente do seu intelecto.
      O facto de se ser muito capaz intelectualmente não é suficiente ! Quantas vezes esse "intelectual" se sente "atado" emocionalmente, sem capacidade para gerir as suas emoções ? … e é aqui que entra o factor emocional !
      Até aqui tem prevalecido a “inteligência intelectual”, mas hoje em dia está a dar-se muita, muita atenção aos benefícios da “inteligência emocional” e vejo muita gente jovem a interessar-se por este tema.

      Se quiseres fazer uma melhor ideia sobre o assunto poderás ler isto, por exemplo :

      http://web.unifil.br/pergamum/vinculos/000007/000007B6.pda

      Abraço, Graça :)

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    2. As emoções sempre se trabalharam nas escolas - pelo menos os professores mais "avisados" sempre o fizeram, não é de agora. Nos colégios privados, cai sempre bem junto dos pais pagantes implementar esses projetos "inovadores" Em que, de facto, eu - que sou uma emotiva, uma emocional - não acredito.

      Beijinhos emotivos...

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    3. Talvez alguns professores tivessem preparação, conhecimentos e vontade, para actuar nessa área (não te desminto), mas penso que de um modo geral não seria bem assim. :)
      No que me diz respeito, nunca tive essa sorte ! :(
      Aliás, nesse tempo, não se fazia ideia alguma sobre estes assuntos. Só se começou a falar neles na década de 90.
      Felizmente, há uns 5 ou 6 anos tive uma fantástica oportunidade de participar numa boa série de sessões sobre o assunto e posso dizer que mudei muito radicalmente a minha vida nesse aspecto das emoções, o que se reflectiu noutros campos.

      Beijinhos querida Amiga :)

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  10. cantinhodacasa7/2/18 23:18

    Concordo que nas escola se "trabalhem" as emoções, mas nos primeiros anos de escolaridade.
    Sabes que é de pequeno que se educam e fazemos crescer as crianças.
    Beijinho

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    1. É isso mesmo, Maria ! O ideal seria logo na pré primária, mas a dever ser implementada (não sei como) no ensino primário e ainda na 5ª e 6ª classes.
      No entanto, como disse, noto hoje em gente jovem uma forte vontade de "aprender" algo mais sobre este tema.
      Muitos, bons intelectualmente, com belíssimas notas de curso, se sentem "presos em si mesmos" perante certas situações na sua vida profissional. Ficam "entalados" e sem capacidade de reacção, porque não aprenderam a gerir as suas emoções. Há por ex. muita dificuldade de falar em público (com medo de desaire) e isto é apenas um dos exemplos, mas eles são muitos !

      Beijinhos, Maria :)

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  11. A aprendizagem social e emocional. Em Inglês SEL – Social and Emocional Learning. Se estas “ferramentas” forem ensinadas/utilizadas também no lar, os resultados serão ainda melhores.

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    1. Concordo plenamente, Catarina, mas há que ter em conta as “competências" em casa, sobre a matéria.(?)
      Trata-se de uma coisa em que só nos últimos 25 anos se começou a falar e a ganhar noção do que isso representa na formação das pessoas !
      Nós próprios (e até falando por mim), certamente, sempre sentimos um déficit de preparação nesta matéria ! Era o ficarmos "atados", encolhidos e indecisos, era o rubor em certas situações, era a falta de confiança, eram os medos (generalizados), eram as frustrações demolidoras...
      Nós, sentíamos que "éramos assim", porque "éramos assim" e não tínhamos “ferramentas” para saber contornar os “obstáculos” !
      Estou em crer, que mesmo agora, ainda haja muita gente que não saiba do que estamos a falar !

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  12. Todos os esforços que se façam para ajudar uma sociedade a educar e a formar as suas crianças são bem vindos. Há muito que defendo que o papel dos psicólogos nas escolas deveria ser maior e mais interventivo. No processo educativo TODOS precisam de ajuda, mas não só os alunos, pais e professores também.

    Beijinhos na manhã mais fria do ano
    (^^)

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    1. ☺ Antes de mais, Querida Amiga, dizer-te que estou muito feliz por te ver de novo nestas lides, após essa maleita que te atirou literalmente para a cama e de que maneira !!! … Cheguei a ficar muito preocupado. :((
      Agora, lá está, com a tua inteligência emocional, saberás contornar a situação da recuperação. Creio que este teu regresso para junto dos Amigos, te ajude a recuperar mais rapidamente ! ☺

      Como já disse trata-se de um assunto que ainda será novidade para muita gente ! Ora, os pais mais informados dispõem agora de mais essa ferramenta para, de um modo ou outro, ajudarem os seus filhos, se não por eles próprios, aproveitando então estas novas oportunidades que estão e a surgir e que certamente se irão ver em crescimento.
      Aliada à I.E. e na mesma linha, embora num degrau “mais adulto” (os pais e os adultos deveriam aproveitar), há uma outra ciência , a PNL (Programação Neuro Linguística) de que eu posso testemunhar os resultados nestes últimos 5, 6 anos ! … mas isso, já seria “outra guerra” ! :))
      Creio que será mais “outra guerra” para que a generalidade das pessoas adira sem desconfianças ! ☺
      Faz-me lembrar o que por ex. Se dizia dos micro-ondas há 30 anos : “Que eram perigosíssimos, porque as suas radiações para a comida provocavam cancro” ! ☺

      Beijinhos bem quentinhos e agasalhados ! … Tem cuidado contigo, Amiga ! :))

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  13. Só hoje cheguei ao "coisas da fonte"
    Andei a passear um bocadinho por aqui.
    Neste registo de "adivinha" pouca coisa posso comentar quando o jogo já terminou!
    ;)
    Mas este post fez-me sorrir.
    Uma pena serem projectos piloto, estes de se falar de emoções, ou de filosofia para crianças, ou aprendizagens no recreio, ou o não aos trabalhos de casa (acho que pode haver trabalhos de casa, mas que não sejam trabalhos da escola, e sim coisas que só em casa podem ser feitas e depois lavadas para a escola)
    Tive a sorte (e o saber também) de poder escolher a escola dos meus filhos, e sim, é uma escola que acho especial. Nem todos terão a mesma sorte.
    Até qualquer dia!

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    1. Olá (Betty) Boop ! :)) ... Seja muito bem-vinda e apareça sempre ! :) Ainda chegou muito a tempo. :) ...
      mas a verdade é, que este blog se dedica bastante às pesquisas em desafios.

      Achei este assunto de enorme importância, pelo que se possa vir a fazer pela nossa juventude e sociedade futura.
      Faz falta nos programas escolares. A educação emocional devia fazer parte da formação inicial de todos nós e também dos docentes.

      Até uma próxima, Boop e grato pela sua presença.
      :)

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