07/11/2009

Um domingo de Futebol (2ª Parte)


Pooorto ! Pooorto ! Pooorto! ...
“Ó meu Pooorto da eterna mocidaaaade, mostra à gente o que é ser nobre e leaaal ! .... “
Era a Maria Amélia Canossa nos altifalantes.

Olha filho, aquele ali é o Hernâni! ...e aquele é o Oliveira.
Olha ! ...O Gomes, estás a ver? ! Ó pai! ... e o Eusébio?
Tremenda assobiadela, Huuu! Huuu! Huuu! Olha filho, o Eusébio é aquele que está a entrar no campo e a brincar com a bola na cabeça, vês ? É o melhor jogador português de sempre e um dos melhores do mundo !

Ó amigo, dê um jeitinho para o meu filho ver o jogo! Desculpe lá. Obrigadinho.
Hei! ... Que grande jogada! Que azar, ... a bola na trave!!!... e o Bento fora da baliza.

Gatuuno !!! Gatuuno !!! T’ás com os olhos tapados, ou t’as comprado F.. da P.. ! Vai p’ro C... Hei ! ó amigo, veja lá que está aqui uma criança!

Não havia dúvida nenhuma olhei melhor e era o padre, que se esquece que é padre quando vê o Porto ! Sim, o da freguesia onde nasceu e morou o João Pinto. Não. Não era o dos “Rissoles” ou dos “Prognósticos só no fim do jogo”. Era o outro, o da Marisa Cruz .

Hei, filho, estes tipos do Porto hoje não estão a jogar nada! O Eusébio está a dar baile !... Olha... Olha... queres ver, ... Bolas !!!...Golo do Benfica. Porra, que isto hoje não está a correr nada bem! A jogar assim vamos apanhar mais dois ou três ! O que nos vale é o intervalo estar a dois minutos!

Ó anginho!...Remata, pá! Pareces uma menina a jogar! Se eu fosse p’raí fazia muito melhor que tu ! Rais parta o gajo! É p’ra isso que te pagam ???... Não podia ser outra! Tinha que ser a Srª Miquelina, a peixeira da Ribeira. Esta mulher e o padre eram as figuras mais incríveis nestas tardes de futebol nas Antas! Não paravam de insultar o árbitro e os jogadores de um e do outro lado! Os outros, ou se lhes juntavam nos insultos, ou se riam com a enormidade do espectáculo!

Parece que sempre vamos ter chuva e da forte ! E eu que pensava que o sol não fugia !
Hei! Ó amigo, tenha lá cuidado com as varetas do guarda chuva. Ia-me cegando o miúdo! Ó filho, que azar tivemos. Logo hoje que querias ver o jogo, temos um tempo destes. Ó amigo não está a ver que a água do seu guarda chuva está a cair toda no meu ombro ?...

Hei pá! Isso não se faz!!! É miserável ! ... Então, não é que o Gualter salta por cima do Eusébio, caído no chão e lhe dá um autêntico coice na cara ? Oh!... Ai, Ai, ... Olha-me p’ra este... este gajo é mas é um “infiltrado” benfiquista !... Querem ver que ainda lhe damos uma carga de porrada!... Ó amigo, sou tão portista como você. Veja o meu cartão. Vê aí que até sou Sócio Atleta?
E o Eusébio continua no chão e o nosso homem da música, o trompetista, toca a marcha fúnebre, como sempre fazia quando um jogador adversário ficava caído no chão a contorcer-se.

Ó pai, tenho sede. Não pode ser agora, filho. Não podemos ir ao bar. Não vês que nem nos podemos mexer ?... Só falta um quarto de hora e vamos ter com a mãe!

Gooooolo !!! Gooooolo ! Estamos empatados ! Olha, filho. Não sei como é possível a jogarmos assim mas estamos empatados. Quem marcou, pai ? Foi o Gomes, mas ... isto cá para nós, podíamos estar a perder por dois ou três! Faltam só 2 minutos ! É incrível como estes tipos estão a jogar tão mal! Que miséria !...
Goooolo ! Gooooolo !... do Poooorto ! O árbitro vai apitar ! ... Acabooou ! Ganhaaamos!!!


Ó amigo, o seu miúdo teve uma sorte do caraças ! Veio ver um grande jogo! Mas ca gaaanda jogo! Jogamos p’ra caraças !

Não temos Pai! Somos os melhores do Mundo !!!
.

4 comentários :

  1. cantinhodacasa7/11/09 15:53

    Gostei do jogo. Gostei do padre e da Sra. Miquelina, dos palavrões "saudáveis" que se diziam, do bairrismo, mas da forte união entre equipas que estavam no campo para jogar e não para se agredirem.
    Isso fez-me lembrara quando fui sócia do Braga e, de vez em quando ia à bola. O que mais achava piada era as bocas dos homens e de algumas mulheres . Tudo numa de desfrutar do jogo e nada de violência.
    É verdade que as televisões,o horário, o dinheiro e os interesse vieram roubar espectadores que gozavam de um bom ou mau espectáculo, mas vibravam
    Agora, até se tem receio de ir à bola.
    Claques que tudo destroem, vigam.-se por nada, árbitros que "jogam" com a equipa que mais lhes interessa (penso que não estou enganada, pk de futebol nada entendo). Mas de vez em quando, e se puder, vejo um jogo ao vivo.
    É vibrante. Mexe muito com as emoções.
    Beijinho e parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  2. Ó Cantinho, estas recordações são inesquecíveis!
    O padre (por ser padre) e a srª Miquelina eram incríveis ! O trompetista um espectáculo ! ... e principalmente poder-se levar as crianças (por ser Domingo à tarde),um prazer enorme.

    Para além disso, também o facciosismo que não era muito diferente. Se a equipa está a jogar bem e perde, são todos bestas; se está a jogar mal e ganha, são os melhores do mundo !

    Bjs.
    .

    ResponderEliminar
  3. cantinhodacasa8/11/09 00:11

    Pois.
    E, à hora do jantar, vendo eu na TV que o Braga jogava com o Guimarães, liguei o rádio.
    Aos 30 minutos, mais ou menos, Braga perdia por 1. Desliguei o aparelho.
    Pensei"Que vergonha, a perder!"
    Nem sei como ficou o resultado.
    A rivalidade é grande entre estas duas cidades. Mas a mim pouco me incomoda.
    Vou ver como ficou, aqui na net.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ó Cantinho, estamos solidários e no mesmo barco.
    O Porto também acaba de perder com o Marítimo !...
    Chama-se a isso "solidariedade" !

    Bolas !!!... Que chatice!
    Ganhamos na próxima.
    Bjs.
    .

    ResponderEliminar