29/03/2010

PLANO OBAMA - SAÚDE

OBAMA (Democratas) vs. Republicanos


Plano Obama para a reforma da saúde

Se virmos o Post abaixo,
"Despesas com Saúde vs. Expectativa de Vida"
fica-se surpreendido com os enormes gastos nos EUA.

Acontece que, contrariamente ao que muitos pensam, qualquer outro país (nomeadamente nós), tem um sistema de saúde público, muito mais vantajoso que os EUA.
É normal, lá, que qualquer dos considerados ricos, tenham que vender a sua casa ou outros bens para fazer face a custos inesperados de uma operação mais complicada, assim como, normal, que outros que não são ricos, não possam fazer face às despesas que os cuidados de saúde lhes acarretam.

Muitos dos anteriores Presidentes Democratas têm travado uma grande luta contra os Republicanos, pretendendo desde há muitas décadas alterar este estado de coisas, mas não têm conseguido.
Finalmente, Obama cumpriu uma das suas principais promessas eleitorais !

Na prática, todos os americanos passarão a ter um plano de saúde.

O governo espera que os cerca de 32 milhões de cidadãos do país que hoje não têm cobertura porque não têm dinheiro para isso, passem a ser protegidos.

Muitas dessas pessoas passarão agora a receber incentivos fiscais para pagar o próprio seguro.

Outros, vão passar a ter acesso a um plano público de saúde financiado pelo governo para a população de baixos rendimentos.

As empresas de saúde não mais poderão rejeitar novos clientes por considerá-los “doentes demais”, uma prática corrente nos Estados Unidos.

O plano de assistência pública de saúde para americanos com mais de 65 anos também será concretizado.

Haverá melhores condições de reembolso e descontos em alguns remédios.

Jovens poderão continuar como dependentes no plano de saúde dos pais até completar 26anos.

Os americanos mais ricos, esses, terão que pagar mais impostos para financiar o plano e como será evidente, os
Republicanos tentarão parar a reforma de Obama.
.

10 comentários :

  1. E cá temos um sucialista que querer acabar co o SNS...

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, meu querido amigo.
    estou online por um acaso, quase saindo. Essa foto ficou bem melhor. O engraçado é que sua fisionomia não me é estranha, se não morasse tão longe, jurava que o conhecia de algum lugar.
    Aqui no Brasil os sistemas de saúde são caríssimos, eu mesma nunca pude ter um. Vivo na sorte;
    Passando para dar uma espiada nas novidades e para me desculpar da ausência - estou sem computador, dependendo de lanhouse, coisa que detesto fazer.
    Então, já preparou a sua pegadinha? O dia 1º de abril está chegando.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
    Beijo grande.
    Saudações Educacionais !
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Oi Rui
    que pena ter perdido o post da Ilha de Paquetá, acho que ia acertar essa , era fácil e as fotos estão muito boas. É ainda um local excelente pra passear , e se deslumbrar com a paisagem.
    Gosto dessas brincadeiras que fazem recordar e nos diverte.
    Planos de saúde ! sempre um problema incontornável ,paga-se uma vida inteira e sempre na hora que precisa falha, isso quando o doente morre sem usá-lo .Acho descabido os governos não cuidarem da saude do seu povo com hospitais públicos dignos obrigando-os a pagar quantias exorbitantes . Na Suiça depois de uma certa idade, o governo cuida de tudo, com excelentes hospitais, mas é Suiça , moro no Brasil aqui é tudo um caos rsrs
    abraços boa semana

    ResponderEliminar
  4. cantinhodacasa29/3/10 23:52

    Olá.
    Minha sobrinha viveu 2 anos nos EUA e quando vinha a Portugal nas férias, aproveitava para tratar das pequenas coisas da saúde dela.
    Lá tinham que possuir seguro e era caríssimo.
    Nós não nos podemos queixar.
    E a saúde fica muito caro ao Estado.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Uma das coisas que Obama parece ter acabado, foi que as Companhias de Seguros, apesar de muito caras, agora não podem recusar o seguro a pessoas com doenças crónicas ou seja, uns não podiam ter seguro, não só, por ser extremamente dispendioso, mas também porque as Companhias, só queriam ter como clientes, pessoas saudáveis.
    Ainda outro pormenor é ter o seguro em dia e ter uma doença que não estivesse abrangida na apólice que significava o mesmo que não ter nenhum. Pode abranger os dentes ou os olhos ou seja o que for que esteja nessa apólice, mas é incomportável ter um seguro para tudo.
    Ficar desempregado e ter que deixar de pagar ou perder o seguro que tinha por parte da entidade patronal, faz lembrar aquele dito popular que um azar nunca vem só e pelos vistos é o que tem sido por lá.
    Muita gente que tem um acidente na rua, não tendo seguro chega a recusar ir para o hospital, pois sabem que uma simples entrada de urgência,mesmo que tire uma só radiografia, no mínimo,pode rondar os 7.000€.
    O serviço de saúde gratuito, também havia algum, por parte de algumas instituições, mas nestes casos, na maior parte dos casos, só poderia ser utilizado por quem fosse muito pobre.
    Se Portugal continuar a ser mal governado e a desperdiçar dinheiro onde não deve e as Seguradoras tiverem a chance de meterem, ainda mais, as unhas na saúde, aí poderemos dizer que vai ser uma desgraça completa.
    Quando sabemos que o privado anda a ter lucros astronómicos e a roubar médicos ao serviço público e as pessoas até acham que vale a pena ter seguro saúde,por estar dentro do seu orçamento, estão completamente enganadas e a colaborar no fortalecimento do privado, porque se o serviço de saúde público acabar,passam a cobrar muito mais e a fazer o que lhes apetecer e ficaríamos bem pior do que tem sido nos E.U.A.

    ResponderEliminar
  6. Luis
    Isso seria terrível !
    Nesse aspecto ainda não temos muitas razões de queixa, comparando com muitos outros.
    Felizmente o Estado ainda vai pagando quase tudo, desde que se possa esperar.
    Nos EUA ou pagávamos nós, ou teríamos que ter um plano privado ou empresarial, de saúde.
    O Estado é que não paga !
    .

    ResponderEliminar
  7. Olá Silvana
    Certamente que não nos conhecemos. Já não vou ao Brasil há uns 15 anos.

    Felizmente aqui a saúde não se pode considerar cara, pelo menos comparando com os EUA. O sistema predominante aqui é o apoio estatal. A saúde pública não funciona mal de todo e não é cara e quem quiser fazer um seguro de saúde privado, também não terá que disoôr de muito dinheiro.

    Espero que ultrapasse esses problemas informáticos. Deve ser horrível não ter o computador disponível quando se quer !
    Beijão, amiga Silvana.
    .

    ResponderEliminar
  8. Olá lis
    Quanto ao post de Paquetá e ao outro do Rio, a ideia era compensar as amigas brasileiras, dando-lhes a oportunidade que não têm, quando coloco “adivinha” sobre locais de cá. Em breve sairá outro desses lados.

    Como já disse acima, não nos podemos queixar. É certo que há paraísos de saúde pública, mas nem todos os poderão ter. Nós somos um país pobre, comparado com a Suíça ou com qualquer outro dos países ricos da Europa e não nos podemos dar ao luxo de exigir igual.
    Mas não estamos mal de todo. Podemos dizer que estamos a meio da tabela. :))
    Bjs.
    .

    ResponderEliminar
  9. Cantinho
    Ora aí está uma posição correcta! Sensatez!
    É muito fácil criticar !
    Só quando se conhece como as coisas se passam lá fora é que poderemos comparar.
    É assim mesmo, como dizes, Cantinho.
    Bjs.
    .

    ResponderEliminar
  10. Isa GT
    Ora aqui está um belíssimo testemunho ! Ninguém melhor que a Isa, com família directa nos EUA e com experiência própria, para o poder confirmar.
    Este seu comentário deveria ser lido com atenção, por todos.
    Nós gostamos de dizer só mal de todos e tudo que é português, mas tem que haver conhecimento das situações reais nos outros países para podermos fazer comparações.
    É certo que os EUA são o exemplo mais negativo até aos dias de hoje.
    Este tem sido um “cavalo de batalha” de muitos dos Presidentes Democratas, mas têm enfrentado sempre o voto negativo dos Republicanos. Foram precisas muitíssimas décadas para alterar a situação. Finalmente o Obama parece ter conseguido "dar-lhes a volta" e cumprir uma das suas principais promessas eleitorais e as coisas deverão mudar e muito !

    Aqui, em Portugal teremos que ter o maior cuidado para não deixar as coisas descambaram para o privado. Passaríamos a ter grandes problemas para fazer face aos custos.
    No que me diz respeito, não tenho as menores razões de queixa dos serviços públicos de saúde.
    Obrigado pelo excelente comentário.
    .

    ResponderEliminar