19/07/2015

FALAR DE VINHO -1

Vamos ocupar 4 posts (pelo menos) com este assunto.
Não há nada para adivinhar ou pesquisar (vamos fazer umas férias !).
Apenas uma "breve passagem" sobre alguns assuntos relacionados com o vinho.



BEBER VINHO - 1

Daqui

Os 7 erros mais comuns de quem desconhece "beber vinho"

TACA_QUANTIDADE_CERTA
1. Encher demais o copo.

Não é porque alguns copos são grandes e comportam bastante líquido que devemos colocar toda a garrafa de vinho dentro deles. O copo fica pesado, a aparência fica mal e torna-se difícil apreciar o vinho. Sirva a quantidade certa da bebida (1/3 do copo), o que permitirá girá-lo com tranquilidade para degustar o vinho com mais prazer e qualidade. 
como-pegar-taca
2. Segurar a taça pelo bojo.

Um dos erros mais comuns de quem começa a beber vinho é segurar a taça pelo bojo (ou fundo) e não pela haste. O copo de vinho tem uma longa haste por uma boa razão. Quando você segura a taça de vinho pelo bojo (fundo), o calor de sua mão aquece o vinho, prejudicando a temperatura correta do mesmo.

ROTULO_VINHO
3. Comprar um vinho apenas por conta do rótulo.

Regra simples: não julgue o livro pela capa. Em outras palavras, não compre vinho pelo seu rótulo. Às vezes, rótulos simples (e até pouco atractivos) estampam garrafas de vinhos maravilhosos; outras vezes, um rótulo lindo orna um vinho pouco interessante.
TIPOS-DE-VINHOS
4. Beber sempre o mesmo vinho.

Não se deve ficar preso a apenas um tipo de vinho, ou a variedades específicas, ou somente algumas regiões. Há uma infinidade de vinhos, decorrente de milhares de diferentes regiões e castas. Boa parte do prazer que o vinho proporciona advém de suas infinitas possibilidades. Sempre há algo novo e interessante a explorar e desfrutar.
HARMONIZAR_VINHO
5. Ficar excessivamente preso às regras clássicas de harmonização.

Existem algumas regras tradicionais para a harmonização entre o vinho e a comida: vinho tinto com carne vermelha e vinho branco com frutos do mar. Essas diretrizes são importantes, mas não são regras absolutas. Por isso, não devemos nos ater sempre a essas regras. Como dito acima, há muita alegria na busca por novos vinhos, buscando novas ocasiões para apreciar esta bebida fantástica, especialmente promovendo harmonizações que realçam as qualidades tanto do vinho como da comida. Portanto, o que mais vale é o seu paladar: se você gosta de beber tintos potentes com carnes leves, então que assim seja.
NAO_BEBER_RAPIDO
6. Beber muito rápido.

Este pecado todos nós cometemos. Por ser tão bom, às vezes nos esquecemos de dar ao vinho o tempo que ele necessita para evoluir, seja na garrafa, seja na taça. Claro que existem momentos que não queremos pensar muito e bebemos por diversão e descontração. Não há nenhum problema nisso. Porém, tem momentos que devemos prestar mais atenção ao vinho que bebemos. Por exemplo: qual é o produtor? De que região é? Qual a característica dessa uva? O que eu gosto e o que eu não gosto neste vinho? O que eu estou degustando? Estas perguntas podem nos ajudar a aprender mais sobre o vinho, aproveitar mais a longo prazo e aprimorar os nossos conhecimentos. 
NAO_AVALIAR_NO_PRIMEIRO_GOLE
7. Analisar o vinho no primeiro gole.

O primeiro pequeno gole de vinho que o sommelier (ou o garçom, ou você mesmo) coloca na sua taça, antes de servir o resto da mesa, serve para se certificar de que a bebida está boa; por isso, espera-se que esse procedimento seja relativamente rápido. Muitas pessoas pensam que esse momento se destina a uma análise detida e demorada do vinho, uma verdadeira degustação, com comentários sobre suas qualidades. Porém, não é este o propósito do primeiro gole servido. O que se pretende é apenas saber se o vinho está adequado (ou seja, se há alguma falha, como problemas na rolha ou outro defeito como oxidação). Uma inalação atenta e um gole rápido são suficientes para tal propósito. Não sendo notado qualquer defeito evidente, deve-se dar a aprovação a quem serve o vinho para prosseguir no serviço do restante da mesa. Então, você poderá degustar o vinho com seus convivas, demorada e profundamente, como merece um belo vinho.
.

51 comentários :

  1. Não sou entendida na matéria por isso, para mim, estas são dicas proveitosas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Para já uma "dica" fundamental :
      beber vinho em "copo de vinho" (com hste) e não noutro.
      Senão, é o mesmo que tomar um café num copo de plástico !
      :))

      Eliminar
  2. Meu caro amigo, depois de ler atentamente este teu texto (continuo avesso ao termo: post), sinto-me um pouco tonto, não tanto pelo que "mentalmente ingeri" mas sim pelas misturas que "me obrigaste" a beber.
    Sabes que sou um adepto sem restriçõns ao divino néctar, (seja ele branco ou tinto, verdo ou maduro), mas não sou o que se pode chamar de: um purista.
    Não tenho pretençõns e tanto se me dá que o copo seja alto, baixo, estreito ou bojudo, tenha ou não pé alto e que o rótulo seja mais ou menos colorido.
    Se ao prová-lo de sabe bem, bebo-o; se não me sabe bem...
    Importa acrescentar que (também) neste assunto dos vinhos e para as bebidas "alambicadas" tenho um excelente paladar.
    Akele abraço pah, desejando-vos umas muito boas e alegres férias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, quanto ao termo "post" estamos de acordo ! rsrs... Os bloguistas têm que arranjar outro ! :(

      ehehe ... Sabes que eu tenho uma "teoria" ?! Quem gosta muito de "beber vinho", seja ele qual for, e em qualquer copo, ... ("chega cheio" ) não pode ser um "apreciador de vinho" ! rsrs ... como dizes e és tu que dizes, "não tens pretensões nem és purista" ! rsrs...

      O problema é que muitas vezes o preço do vinho é bem maior que o da refeição ! eheh ... Não sei como se possa beber mais que 20 a 30 cl. por refeição !? :)) ... Para alem de mais é de ficar arruinado ! eheh

      Quantas vezes digo : tenho aqui esta garrafa, vamos ver se conseguimos "harmonizar" qualquer coisa "que acompanha" bem este vinho ! ... O vinho é a "estrela" e não o inverso ! :)))
      Outras vezes prefiro uma cerveja (mini) ou água ! :)

      ... mas claro que o mais importante é que cada um goste e fique satisfeito com o que come e bebe ! :)))

      Grande abraço páh ! ... e "boas pingas" ! :)
      Ainda não estou de férias :( mas obrigado na mesma ! :)
      .

      Eliminar
  3. Sobre o texto do parapente, não consigo ver as duas primeiras fotos que para tal me exigem uma "plug".
    Com tantas "plugs" que não tenho qualquer dia não tenho acesso a navegar por aqui. A World Wide Web está cada vez mais Wild.
    Abraço pah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Referes-te aos vídeos, kok ? ... :(( ... É pena, porque são fantásticos !
      A www está Wild e ainda mais (por vezes) o Blogger ! rsrsrs
      :)

      Eliminar
  4. "Beber vinho em copo de vinho"...O mesmo é dizer de pé alto! Fizeste-me lembrar a minha filha, ó Rui!
    Para mim qualquer um serve, a não ser que esteja a receber visitas e de alguma cerimónia, senão vão os de pirex a uso na cozinha! :))

    É um bom tema para esta época, Rui, mas eu sou fraca na matéria!

    Beijinhos, servidos com um verdinho branco bem geladinho! :))

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh ! ... Não faças isso ! :(( ... Gostas de um café em copo de plástico, ou em caneca de barro ? :( ... rsrs O Vinho é "nobre" e tem que ser tratado como tal !

      O "tema diferente" é para fazer um "break" ! :))

      Um vinho verde branco fresquinho, óptimo ! ... mas já que falaste em "verde", vou-te dizer uma coisa . O que mais me irrita, no "mundo dos vinhos" é ouvir dividi-los entre verde e maduro ! O "verde" está correcto, mas o "maduro" é a "maior barbaridade" que se pode dizer ! ... "Verde" é da Região dos Vinhos Verdes - Minho (na prática). "Maduros" seriam TODOS os outros em TODO o mundo !!! ... Será que isso fará sentido ?
      Tal como se refere um vinho da região dos vinhos verdes, deverá antes dizer-se quero um "Douro", prefiro um "Alentejo", eu gosto dos do Dão, ou da península de Setúbal, ... etc.etc. Nunca fales em "maduro", ok ? ...
      A intenção do "tema" é esse mesmo. levar quem não está muito por dentro destas coisas, a tomar conhecimento de algumas coisas básicas ! :))

      Beijinho,... sem cheirar a vinho (nem a cebola nem a alho ! eheheh)
      .

      Eliminar
    2. Obrigada, Rui!
      Vou ter em conta os teus conselhos vinícolas. Daqui para a frente, o vinho só será servido em copos de vinho, nem que seja eu sozinha a beber!! :))
      Quanto às outras regras, já sabia! Como pegar num copo, não o encher até às bordas, etc, etc!
      Relativamente ao vinho 'maduro', ensinaste-me uma grande regra, que desconhecia!
      Todos os vinhos são maduros, exceptuando os brancos ou tintos da Região dos Vinhos Verdes, portanto devo pedir sempre o vinho pelo nome da região a que pertence. É isso?

      Há um verde branco que gosto muito, e é proveniente de uma Quinta aqui perto, a Aveleda! :))

      Pois, beijinhos jamais podem ter cheiros desses!! eheheh

      Vai, então, um abraçaço!

      Eliminar
    3. cantinhodacasa19/7/15 19:08

      Aveleda, Braga.

      :)

      Eliminar
    4. Janita

      Eheheh … Acho que fazes bem ! Sabe muito melhor ! Segue o conselho da tua filha ! ))
      Repara que não faz qualquer sentido. Ninguém no mundo diz que o vinho é "maduro", porque todo ele em todo o mundo , nesse sentido é igual ! :)
      Quereria isso dizer que em todo o mundo só há dois tipos de vinho : o do Minho e alguns “arredores”e todo o restante de todo o mundo !!!

      É isso, Janita ! Esquece o “maduro", mesmo sabendo que “o vais ouvir” constantemente ! rsrs e se teimares com alguém começam a disparatar ! Mais vale deixá-los manter na ignorância !

      A Aveleda é uma empresa que tem quintas na Bairrada e na Região de Vinhos Verdes (os Aveleda Verdes mas também Douro e Bairrada, o Casal Garcia branco e rosé, o Casal Garcia tinto Douro e produz vários tipos de vinhos verdes dependendo das castas.

      Será o da Quinta de Penafiel (na saída de Paredes) . Olha que produzem vários ! 

      Então o tal abraço sem cheiros desagradáveis (para a ocasião) ! rsrs



      Cantinhodacasa

      Não Braga ! :) … Não confundas a Aveleda de Braga, com a Quinta da Aveleda em Penafiel e com a marca Aveleda ! .) … Não é a mesma coisa , Maria.
      Aveleda de Braga é (ou era) mais, uma localidade, mas não tem a ver com a marca nem com os vinhos ! :)
      Essa confusão é natural !

      Beijo ! :))

      Eliminar
  5. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo, peço-te a bênção, bem como te desejo uma ótima semana.
    Assino embaixo o comentário da confrade e aplicada aluna luisa.
    Esta instrutiva aula de etiqueta etílica me fez lembrar do meu tempo de petiz quando li o livro, "Guia de boas maneiras: as boas e corretas normas de conduta na vida em sociedade", da lavra do meu patrício, o paulistano Marcelino de Carvalho (1905-1978) que, segundo a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, tornou-se responsável pelas normas de etiqueta dos habitantes do Olimpo.
    Determinou que é expressamente vetado saltitar de nuvem em nuvem, bem como tocar harpa na hora da litania. Não é de bom alvitre fazer folguedos com os anjinhos barrocos. Fica vetado proferir impropérios do tipo de estar de saco cheio da bosta da vida eterna, de ficar a tocar harpa e ser partícipe de intermináveis litanias e ficar a bocejar eternamente de tédio. Embora não vetado é considerado falta de educação ter pensamentos impuros com um(a) olimpiano(a) a imaginar com seriam suas partes pudendas, bem como se eram atraentes antes de se tornarem etéreos, além de aderir a fofocas.
    Padrinho Mor, o que faço com esta viperina que fica a me atazanar o tempo todo?
    Folguedos à parte, Padrinho Mor, ainda bem que tornei-me incrédulo, porque depois que minha insulsa existência terminar somente restaram meus despojos mortais, se não forem calcinados.
    Imagino como seria insuportável viver eternamente num suposto Olimpo ou Inferno...
    Max, traga meus sais centuplicado.
    Caloroso abraço. Saudações incrédulas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Essas regras de etiqueta etílica, ou das boas maneiras eu encaro-as sempre desta forma, caro Professor :
      "Em Roma sê romano" ; em reuniões de amigos adapta-te às circunstâncias" ; "há quem coma com faca e garfo, como há quem coma só com garfo ; há quem coma com pauzinhos e há quem como com as mãos" e todos estão certíssimos, dependendo de onde !
      Há quem beba como entender, dependendo de onde e em que condições !
      Quero eu dizer que cada norma julgada rígida, não o é de facto ! Temos que atender às circunstâncias, lugares e condições ! ...
      ...por isso até no Olimpo acredito que assim seja ! rsrsrs ... e ela até terá as suas razões ! eheheh

      Abraço ! :)
      .

      Eliminar
  6. Agradeço a informação sobre os copos...conhecia só alguns!
    Quantos aos erros não cometo nenhum deles! :)

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) … e ainda há mais variantes, claro. Aqueles são os “básicos” , mas se vires o site da Riedel (copos de vinhos) verás que há quase copos para cada tipo de vinho, ao nível até das castas ! … uma variedade infindável e cop+os que chegam a custar uns 50 € cada !!! ! Experimenta consultar “Copos Riedel” e vê as “Imagens”. Rsrs

      Abraço ! :)

      Eliminar
  7. Curiosamente, foi na semana passada que decidi comprar um vinho novo cada vez que vá ao LCBO (loja onde se compram os vinhos); tenho um casal amigo, italiano, que tem sempre vinhos diferentes e agrada-me a ideia. Quando gosto de algo, gosto mesmo! Os mais frequeneste aqui em minha casa são o “Faintini Farnese” e o “Open”.
    Ao ler o teu post, mais um incentivo tenho para variar.
    5. Não tenho a tendência de harmonizar embora saiba que há regras; sempre considerei essas regras demasiado rigorosas a não ser que se prepare um jantar de gala! : )
    7 – Quando um grupo de amigas se encontra, é habitual encomendarmos vinho ao copo; quando são casais, já há a tendência de se pedir garragas, então, sim, há quem faça a degustação.
    Gostei do tema, Rui.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. frequeneste?? --- deve ser "frequentes"

      Eliminar
    2. garragas?! .... oh! forget it!! : ))

      Eliminar
    3. Não ligues aos enganos na escrita que eu nunca ligo (no que escrevo) e por vezes até com erros ortográficos incríveis ! rsrs

      Acho que fazes bem. Devemos fazer experiência, variar !
      Sabes que eu já cheguei a “provar” mais de 500 vinhos diferentes por ano , algumas provas, em provas cegas …? … Muito interessante ! :)

      A Faintini Farnese é muito conceituada. Já lá estive na zona de Abruzzo (perto de Pescara), onde estive uma semana de visita (de trabalho) a uma empresa (I.A.C.) e ficava em Pescara.

      As “regras” na harmonização (sommelieres ou muita prática e experiências), não têm tanto a ver com o género da comida (tinto - carne ou branco - peixe), mas mais com o chamado “peso” do prato (os molhos, os condimentos, o tipo de preparação da comida (assado, frito, cozido, etc). Pode muito bem ir melhor um tinto com peixe, que um branco e inversamente um branco em vez dum tinto com a carne e para além do mais o gosto e preferências particulares de cada um ! A regra é que não há regra rígida !
      … Há tanto a dizer, que é difícil falar nestes assuntos num simples comentário ! :))
      ... e há muitíssimos comentários para responder ! :))

      Beijo ! :)

      Eliminar
  8. Estamos no inverno Rui e esse é um assunto que cai bem nessa época do ano.Apesar ,de que, aqui a temperatura apenas ameniza ,os dias costumam ficar mais nublados e o sol é tépido e gostoso. Um vinhozinho tinto( prefiro sempre aos brancos), faz a minha alegria ... rs e é mais barato que qualquer terapia...
    E as dicas são sempre necessárias e as conheço todas _ não sou fanática _ gosto de seguir pelo menos as mais básicas
    Gostei da matéria nova.
    Boa semana Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro ! Tal como por aqui um vinho da Região dos Vinhos Verdes vai bem, fresquinho (nunca gelado) agora, no verão de dias quentes, no Inverno vai bem melhor um tinto !

      Poderei ter uma ideia errada, mas por vários contactos que já tive com brasileiros sobre vinhos, fiquei com a ideia que no verão, aí gostam dele gelado ! Ora isso é uma tolice ! Um vinho branco não deverá estar a menos 7 a 11º º C .
      Se se quiser tirar a sede ou beber gelado, é melhor não desperdiçar no vinho e beber uma cerveja bem “geladinha” ou um refresco ! )
      … e inversamente, quanto ao tinto há a tolice de o aquecerem ! Nunca !!! Não se deve beber um tinto a mais de 18ºÇ por muito frio que esteja o inverno ! Um tinto quente só sabe a álcool !

      Gostei que gostasses desta nova mat´+eria. Vamos a ver se o “gosto” é geral ! (?) rsrsrs

      Beijo, Lis ! :)

      Eliminar
  9. cantinhodacasa19/7/15 19:05

    Olá.
    Tinha um longo comentário a este post escrito pelo telemóvel e eis que desapareceu, aliás, já não é a primeira vez, isto sem selecionar o URL.
    Então é assim:
    não sei escolher vinhos, quase sempre vou pelo rótulo.
    Quando a minha sobrinha (mãe dos meus dois sobrinhos netos) foi para o Chile, frequentou um pequeno curso de vinhos e se antes ela percebia e sabia comprar, agora, melhor, embora não tenha nada a ver com a perícia e o conhecimento do teu filho, mas sabe identificar, provar, como fazer, escolher...
    No natal é ela que os compra...
    Em relação aos teus ótimos conselhos/dicas, estou de acordo contigo, e desde que comecei a beber um pouco de vinho às refeições, que tenho um copo à maneira (tenho mais copos, eheheheh) para beber aquela pequena porção que não ultrapassa o que indicas.
    Gosto de vinhos brancos e tintos, embora aprecie mais estes, e é-me indiferente se o bebo a acompanhar com carne ou peixe.
    Detesto copos cheios, pratos a abarrotar de comida, aprecio as coisas aos poucos e não sou expert em provas e paladares, apenas não gosto e prefiro repetir.
    Quanto à escolha de vinhos, como já disse, não sei escolher mas sei distinguir um vinho verde de um alentejano, o modo como seguro o copo é o correto.
    Como tu dizes, e porque também detesto tomar o café em copo de plástico e/ou chávena grande, gosto do vinho no seu devido copo.
    Aguardo novos posts sobretudo como escolher um vinho se possível associando qualidade com um preço acessível.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chatice, Maria ! … nada que já não me tenha acontecido a mim quando no tablet ou tlm. :( Por isso evito ! 

      Claro que um curso de vinhos, ou de prova de Vinhos é muito útil. Também já fiz há uns anos !
      Pelo que dizes, parece-me estares no “bom caminho” ! rsrs
      Claro que só com muitas experiências se pode avaliar bem a relação “qualidade / preço” , que é um indicador fundamental !

      Há enólogos e críticos que editam anualmente livros sobre os vinhos disponíveis no mercado, respectivo preço e nota de qualidade. É um bom indicador !

      Para harmonizar bem é precisa muita prática e se sozinho é uma coisa, mas se é para várias pessoas as coisas complicam-se porque há gostos pessoais a respeitar ! :))

      Beijinhos ! :)
      .

      Eliminar
  10. ~ ~ ~
    ~~ Gostei da tua primeira lição, Rui.

    ~~ Bons conselhos
    para degustar os meus 150ml diários,
    ao jantar, pois ao almoço, dá-me sono...

    ~ Um assunto muito interessante e de
    grande valia. Venham dicas de mestre.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ~ Dias animados e felizes. Beijinhos. ~
    ~ ~ ~ ~ ~ ~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óptimo, Majo ! Fico feliz por isso ! )) … mas vai haver mais ! :)

      Agora, ..bom ! :) … Dicas de “Mestre” não são bem ! … Poderás considerar “dicas” de alguém que há uns anos estudou bastantes estes assuntos, escreveu muito sobre eles num blog colectivo de especialistas (os outros) e fez muitas experiências e uns pequenos cursos básicos ! :))

      Igualmente para ti, beijinhos e dias felizes , principalmente com saúde para ti e para os teus !
      :)

      Eliminar
  11. Respostas
    1. eheheh ... Pega no teu copo com uma pinguinha, que eu faço o mesmo ! :))
      Um toque devagarinho para não partir ! rsrs

      Por aqui, ... "à saúde" ! ... "felicidades" !, ... "tchim, tchim " !
      ... "Que te saiba bem a ti também " !

      Abraço brindando, Teresa ! :)))

      Eliminar
  12. Parecem-me bem correctas as tuas explicações !...no entanto temos um novo e
    Revolucionário USB Wine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh ... Verdade. Eu conheço ! ... mas sabes que há também outra coisa muito prática e que podes usar "baixando" no teu telemóvel ?...

      VIVINO - podes criar a tua biblioteca de vinhos.
      Fotografa-se um rótulo de uma garrafa (preferivelmente de um vinho bom) e uma vez fotografado de maneira a apanhar só o rótulo, aguarda-se um bocadinho enquanto vai à base de dados deles e meio minuto após tens o preço desse vinho e a nota de qualidade e relação qualidade preço, que te fica registado na "tua biblioteca" ! rsrs
      Muito bom para tirar uma dúvida qualquer numa garrafeira ou num supermercado ! :)))

      Espero que seja novidade para ti ! (?)... Será ? ...eheh

      Eliminar
    2. Nãp conhecia Rui. Vou tomar nota, porque gosto imenso de vinho. Sou apreciador de um que seja bom a acompanhar a refeição, de preferência tinto !

      Um abraço

      Eliminar
    3. Baixa a "aplicação" Vivino, cujo icon é uma espécie de cacho de uvas em fundo vermelho !
      Tenho no Samsung, mas creio que para a Aple há um app igual ou do género !
      A utilização é muito fácil ! ... e permite "cuscar" em qualquer lado !

      Abraço !

      Eliminar
  13. Adorei estas dicas etílicas, só falta mesmo a USB Wine do Ricardo, para a coisa ficar completa rsrsrssr...
    Julgo cumprir todas as regras aqui enumeradas e sou uma boa apreciadora de tintos que não dispenso às refeições, sejam elas de peixe ou carne.
    Tenho o cuidado de quando vou comprar de não ligar a rótulos, sigo por vezes a opinião de amigos, outras é puro instinto. Nunca compro o mesmo vinho e vou anotando os que me agradaram mais...por exemplo colheitas de 2007, são as que mais me agradam.
    Apesar de gostar de tinto, falaram-me num Rosé barato que dizem ser uma delícia e que deve ser bebido muito fresco e tem um nome curioso "Lapada".

    Sem lapadas , mas com amizade deixo um beijo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Manu ! rsrs

      Vê o meu comentário ao Ricardo ! :)) ... Há outra "novidade" mais acessível, muito prática e de borla ! :))

      Chama-se "Lapadas" com "s". É da Região Demarcada do Douro - Santa Marta de Penaguião !
      Os rosés são vinhos leves e que podem ser bebidos até 5ºC . Muito bons agora para o verão e creio que o Continente o vende. (?)

      Não sei se sabes que os rosés são vinhos tintos em que não se deixou fermentar as cascas dos bagos até ao fim. Interrompe-se a fermentação, com essa separação ! ...É que há quem julgue que é uma mistura de uvas tintas e brancas ! :))
      Claro que há muitas "qualidades" que resultam da fermentação das cascas das uvas e que se perdem neste vinho !, mas tem outras vantagens ! Por ex. a minha mulher não sup+orta provar sequer os tintos e adora os rosés frutados ou doces ! :)

      De resto parece-.me que fazes tudo bem ! :))

      Então esse tal beijo de amizade ! :))

      Eliminar
    2. Tu és uma verdadeira enciclopédia rsrsrss

      Beijos Rui

      Eliminar
    3. ahahaha ... Isso é para me "embaraçar" ou para me obrigar a "moderar" nos comentários ? rsrsrs

      Beijo, Manuela ! :))

      Eliminar
    4. cantinhodacasa20/7/15 20:06

      A minha falecida irmã, que faria hoje 64 anos, adorava rosés, e às vezes brincávamos com ela e oferecíamos uma garrafa e no Natal comprávamos uma garrafa só para ela.
      Olha que também gosto...

      Eliminar
    5. São vinhos muito leves e agradáveis, principalmente para verão e bebidos bem frescos !
      De um modo geral noto que agradam muito às senhoras ! … mas eu também gosto !
      :)

      Eliminar
  14. O tema é interessante conheço as regras mas tenho duas muito minhas :)))
    Muito raramente bebo vinho branco, prefiro sempre tinto mesmo com peixe...e quanto à temperatura do tinto, sobretudo no Inverno gosto dele levemente "aquecido", quanto ao resto cumpro as regras com gosto, acho muito importante a escolha do copo! bjs obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse anteriormente, a regra das harmonizações é não haver uma regra rígida tipo carne - tinto, peixe - branco. Primeirto que tudo, os gostos e preferências de cada um.

      Agora,... por favor, não aqueças os tintos !
      Há uma ideia errada que vem da frase : devem ser bebidos "à temperatura ambiente" . Hoje, a temperatura ambiente numa casa pode ir dos 10 aos 30º C .
      Ora o que é isso da temperatura ambiente ? ... Esquece !!!
      Os tintos devem ser bebidos no máx. a 18 º C e salvo muito raras excepções nunca abaixo de um mínimo de 14 a 15.
      Imagina que neste momento as casas estão a 25º ! Beber um vinho a essa temperatura é impensável.
      Preferível metê-lo no frigorífico e tirá-lo, meia a uma hora antes da refeição ! Nunca aquecê-lo, mas sim arrefecê-lo !
      No Inverno poderá depender da temperatura das casas. Se a casa tem aquecimento, a casa estará a 22º C e a situação é quase a mesma, mas se não tem aquecimento, poderá estar a 10 ou 12º e aí a situação poderá ser diferente, mas se tiver que se aquecer um bocadinho, cuidado com o modo como se aquece , mas sempre entre os 15 e os 18.
      :))

      Eliminar
    2. cantinhodacasa20/7/15 20:09

      A minha sobrinha põe o vinho tinto no frigorífico uns quantos minutos antes de o consumir.

      Eliminar
    3. O importante é bebê-lo à temperatura certa , que não é igual (de modo algum) para todos os vinhos.
      No geral , de 5 a 18º , seguindo a sequência : Espumantes, Rosés, Vedes brancos, brancos leves pouco encorpados, brancos mais pesados e encorpados (com madeira) , tintos leves, tintos mais encorpados.
      :)

      Eliminar
  15. Por acaso sou apreciadora de um bom vinho tinto. Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsrsrs ... Welcome, Timtim tim ! :)))

      É com muito gosto !

      O tinto é mais recomendável em termos de saúde, mas eu vario em função do tipo de refeição e como já disse lá para cima, independentemente de ser carne ou peixe ! :))

      Eliminar
  16. Erros que por norma não cometo, gosto de vinho e é um assunto pelo qual me interesso muito.
    Cá em casa o vinho de eleição é tinto Alentejano, seja com carne ou peixe, sempre em copos com hste que tenho muitos, muitos mesmo, fabricados na Marinha Grande.
    Não somos fãs de vinhos verdes ou brancos, mas quando se come uma amêijoa por norma é um branco fresquinho.

    Beijinho Rui, tem uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os tintos alentejanos são vinhos muito populares, com uma grande variedade e que genericamente agradam muito !
      Já os Douro são vinhos muito mais “nobres” , complexos e sofisticados e que não agradam à maioria (até pelo preço).
      São vinhos muito especiais e os mais apreciados pelos grandes especialistas em termos de qualidade !
      A Revista “Wine Spectator” elege todos os anos os 100 melhores vinhos mundiais e Portugal comsegue ter sempre uns 4 ou 5 vinhos nessa lista !
      Este ano foi uma situação muito especial e anormal, porque tivemos o 1º, o 3º e o 4º lugares e só vinhos do Douro !!!
      Os Vinhos Verdes estão a ter agora (e finalmente) uma enorme expansão a nível mundial !
      A casta Alvarinho é especialíssima e tem feito furor lá por fora .
      Ameijoas vão muito bem com um verde branco (não muito ácido) e de preferência leve e adamado !

      Beijinhos, Adélia !
      .

      Eliminar
    2. cantinhodacasa20/7/15 20:11

      Evito os verdes, mas se for Alvarinho, ai que cai bem, cai.
      :)

      Eliminar
    3. O Alvarinho é uma casta muito, muito especial da sub região de Melgaço / Monção. Bastante distinto da generalidade dos verdes brancos (com mais álcool e menos acidez) e na Galiza também muito bom ! … mas há depois uma série de vinhos verdes brancos menos ácidos ( e é certamente pela acidez que não gostas) , tipo loureiro, arinto e trajadura (isto na região mais central do Minho) .
      Há outros verdes, azal e avesso ( um pouco diferentes) já na sub região de Baião /Resende.
      Quero dizer que não se pode generalizar que os verdes são muito ácidos. São mais que os brancos de outras Regiões, mas diferentes entre si.
      :)

      Eliminar
  17. Amigo Rui, lamento mas este post não é para mim :)
    Nunca bebi vinho nem qualquer outra bebida alcoólica, acho que a minha mãe passou-me este " vício " que também passei aos meus filhos :)
    Já o meu falecido pai era um grande apreciador de bons vinhos .
    No entanto gostei de saber como se deve apreciar e beber um bom vinho.

    Um beijinho e boa semana



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh … Claro ! … o que não impede de leres e saberes mais alguma copisa sobre o assunto, embora não seja para ti !
      O meu irmão, viveu sempre comigo até casar , em minha casa bebia-se vinho e ele nunca conseguiu levar um bocadinho à boca até hoje ! )

      Beijo e boa semana, Fê ! :)

      Eliminar
  18. Ruiamigo

    Gosto de vinho - pronto, ponto. Bebo com moderação e não de lembro de estar bêbado (ou bêbedo, os dicionários aceitam as duas formas); aliás minto, recordo apenas a minha despedida de solteiro...

    Mas, quando degusto um vinho (que tem de ser bom, pois não aceito zurrapas ou vinho a martelo) lembro-me (quase) sempre do slogan salazarento: BEBER VINHO É DAR DE COMER A UM MILHÃO DE PORTUGUESES... Abrenuncio. ;-)))

    Abç do alfacinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza já ter respondido, mas certamente a minha resposta não entrou e não me apercebi. :((

      Também apenas uma vez passei por uma situação dessas, numa visita de fim de curso a uma Empresa, seguida de almoço bem "regado" !:)) ... Teria eu 22 anos !(?) Precisamente quando começou a usar da palavra o Presidente da Empresa ! As mesas começaram a andar pelo tecto, as pessoas também, eu via o tecto cá em baixo e toda a gente a andar às voltas e quanto mais fechava os olhos, piuor ! eheh ... Muito embaraçoso ! eheh

      Ainda hoje o Vinho dá de comer a muitos centos de milhar de portugueses ! Até a mim, aqui há uns anos ! :)))

      Abraço, Henrique !

      Eliminar