22/01/2010

AQUECIMENTO ... (NÃO) GLOBAL








Estes, Humanos e outros animais, não podem escolher a temperatura que querem, mas somente aquela que podem.

Há ainda outros, os das cidades, que não podendo fazer a sua fogueirinha na via pública, se vão esquivando do frio no interior das estações de Metro, ou nos "aquecimentos descentralizados" dos recantos das entradas de algumas casas comerciais, cobertos com uns pobres cobertores, ou no interior de caixas de cartão...

Curiosamente há tempos estive em Colónia (Alemanha) e vi, ao princípio da noite, (talvez 22/23h) um carro da polícia a circular pela cidade a "prender" indivíduos nestas condições (???).

Perguntei porquê e explicaram-me: "não se trata de prisão, mas sim de recolha destas pessoas para lhes dar de comer e abrigo em local condigno" , sem frio." ãããhhhh !!! ... é como em Portugal !!! .(((

(fotos: agências internacionais)

.

6 comentários :

  1. mais uma vez venho agradecer suas carinhosas palavras para com o meu trabalho. Você estava enganado, Rui. Temos tribos indígenas em quase todas as extensão territoriais do Brasil.
    Nossa, eu não saberia conviver com esse frio doido. sabe, aqui no Rio faz em média 45 graus no verão e a sensação térmica chega a 50 graus. Eu não sou muito chegada a esse calor intenso, mas esse frio eu tô fora.
    Saudações Florestais !

    ResponderEliminar
  2. cantinhodacasa22/1/10 19:52

    Fotos lindas, e a dos suricatas está belíssima.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, Silvana.Eu é que devo agradecer !
    Realmente estas sensações de extremo frio e calor devem ser terríveis, para quem não está ambientado.
    Felizmente aqui no Porto, a amplitude situa-se entre +1 e +31 (com muito poucas excepções). Somos uns felizardos.
    Quanto às tribos indígenas tenho que confessar a minha ignorância, apesar de já ter estado 3 vezes no Brasil (Rio, Baía e Recife) sempre no litoral.

    Um Bom fim de semana, Silvana.
    .

    ResponderEliminar
  4. Olá Cantinho.
    Para mim também é a melhor. Estes "bichinhos" são uma ternura e sempre em poses muito curiosas, de observação do que os rodeia.
    As cores do fogo, também, maravilhosas.
    Bjs.
    .

    ResponderEliminar
  5. Por acaso este é um aquecimento muito localizado!

    E sim, é tal e qual como cá, com a diferença que lá as temperaturas podem atingir vários graus negativos... ;)

    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Olá Teté.
    Fala-se tanto no "Aquecimento Global" ... este é de facto "não-global", sim, localizado.
    Por acaso quando estive em Colónia vários dias, a temperatura até nem estava muito fria.
    Eles fazem isso por norma, com ou sem muito frio. Não querem é que as pessoas passem a noite na rua. Não seria normal.

    Igualmente, um "Bom fim de semana".
    .

    ResponderEliminar