02/07/2015

REDESCOBRINDO PORTUGAL

Reedição

Muito grato à  Angela de Portugalredecouvertes ,  pelo envio destas fotos e pela “documentação" (links e texto) a elas respeitante !

Para quem não conhecia e tivesse que pesquisar, o melhor processo teria sido, a partir da primeira foto, fazer a pesquisa de imagens e colocar a palavra “jardim” ! Reparem que se falou muito em “jardim” , no texto e até sugerida a indicação do seu nome. Colocando as palavras “jardim das conchinhas” também resultaria plenamente !

Acertaram :

Flor de Jasmim,     papoila,    Ricardo Santos,    Kok,     Pedro Coimbra,    Anónimo, Janita,     LM,     Ju,     Manu,    luisa,      lis,     AFRODITE,      Prof. Ms. João Paulo de Oliveira,    
Graça Sampaio,   Teté,    CÉU 

Trata-se como já viram do Jardim do Palácio Real de Alcáçovas, ou Paço Henriques, em que a decoração de uma das paredes do jardim, ou exterior a uma capela lá existente é toda ela em conchas (ou conchinhas) !

O acontecimento que mais marcou este palácio foi a assinatura do Tratado de Alcáçovas a 4 de Setembro de 1479 e que é considerado o primeiro acto de globalização(1479), antecedente directo do Tratado de Tordesilhas.

D. João II doou a vila à família dos Henriques, depois de ter sido a sua residência preferida e de no palácio real, portugueses e castelhanos, assinarem o Tratado de Alcáçovas em 1479 que pôs termo à guerra da sucessão da coroa castelhana e garantiu a Portugal o senhorio da Guiné, Madeira, Açores e a conquista do Reino de Fez, no norte de África, ficando para os espanhois o arquipélago das Canárias, mas a partir daí (desse Tratado) eram estabelecidas novas normas .

TRATADO DE ALCÁÇOVAS (1479)
Resultou da rivalidade entre Portugal e Castela sobre o domínio das terras descobertas. Ainda no século XIV, as duas nações ibéricas reivindicaram a soberania sobre as ilhas Canárias e áreas do litoral africano, gerando alguns conflitos e questões diplomáticas.

O Tratado divide a Terra através de um paralelo traçado a sul das Canárias, que reconheceu a Portugal o poder exclusivo sobre as terras a sul do arquipélago, ficando essas ilhas na posse de Castela.

Também a história do palácio real de Alcáçovas é muito rica, como se poderá ver AQUI :




Capela das conchas ou capela de Nossa Senhora da Conceição 

Construída nos séculos XVII e XVIII, apresenta a particularidade de ostentar a fachada e o altar decorados com conchas.

As conchas, que dão o nome à capela, adornam também o jardim adjacente, onde é possível entrar através de uma torre com o interior coberto de conchas e cacos de porcelana antiga. Uma das paredes da capela, no espaço do jardim, encontra-se completamente revestida com um invulgar painel de desenhos coloridos feitos com conchas.





D. João II fez do palácio de Alcáçovas, a sua residência e foi neste edifício que o tratado de Alcáçovas (1479) foi assinado entre os Portugueses e Castelhanos, assistindo assim à primeira divisão do mundo.

É verdadeiramente uma jóia prima da arquitectura portuguesa e um marco histórico lusitano e do mundo, pois aqui se definiram os destinos do Mundo na época das Descobertas.

Em conjunto com o Paço dos Henriques, em cujas imediações se situam, a capela e o jardim encontram-se classificados como imóveis de interesse público pelo IPPAR, desde 1993



http://alcacovas.blogs.sapo.pt/obras-de-recuperacao-do-paco-dos-1341910

Vou colocar aqui outras informações recolhidas das várias respostas/comentários e respectivos links, para quem tiver curiosidade !

Outros dados :

Existe em Alcáçovas (Viana do Alentejo) um palácio que apesar de ter uma enorme importância arquitectónica e histórica para Portugal, mas que apesar disso encontra-se abandonado e a necessitar de urgentes obras de requalificação.
Alcáçovas foi terra real, ou seja, foi vila pertencente à Coroa Portuguesa e como tal possuiu castelo e palácio que foi palco de grandes cerimónias, de que se destacam os casamentos das Infantas netas de D. João I e de Nuno Álvares Pereira, de D. Isabel com o Rei de Castela D. João II e de D. Beatriz com o Infante D. Fernando.
D. João II fez do palácio de Alcáçovas, a sua residência e foi neste edifício que o tratado de Alcáçovas (1479) foi assinado entre os Portugueses e Castelhanos, assistindo assim à primeira divisão do mundo.
José Hermano Saraiva refere que “o Palácio é um dos mais importantes cenários históricos da nossa história”.
Em toda a sua história, o palácio acolheu D. Dinis, a Rainha Santa Isabel, D. Nuno Álvares Pereira (Santo Condestável), o Duque de Bragança neto do Condestável, o Marquês de Montemor, D. João II e D. Fernando Henriques, o Castelhano que apoiou os Portugueses na guerra contra Castela.
É verdadeiramente uma jóia prima da arquitectura portuguesa e um marco histórico lusitano e do mundo, pois aqui se definiram os destinos do Mundo na época das Descobertas.....






INICIAL :

Este título talvez diga muito ! :)
Trata-se de um desafio da nossa amiga Angela (Portugalredecouvertes) !

Este local estará muito esquecido das pessoas em geral, bastante abandonado, e penso que merece ser recordado, pela sua importância passada !

Acordos internacionais tão importantes nem sempre eram assinados só em Lisboa !

Teve a ver com Reis, com “Documentos importantes”, com um dos primeiros actos de globalização há vários séculos, com acordos internacionais, com guerras,…

Um dos mais importantes cenários históricos da nossa história e não é em Lisboa, nem no Porto !

Um marco histórico lusitano, pois aqui se definiram destinos do Mundo.
Acolheu famílias notabilíssimas da nossa história ! …




Este painel de conchas do mar é o que se encontra na parede da foto abaixo

Este um belo jardim muito "curioso"

Aqui, a entrada para aquele belo jardim, numa "edificação" muito, muito especial e com uma história riquíssima ! ... muito ligada à História de Portugal e até decisiva !


O desafio consiste em tentarem descobrir a “que” pertencem estas fotos !

Bastará identifica-lo, … Ou (simplesmente) :

Qual o nome do jardim,
ou, O nome do edifício,
ou, Onde podemos vê-lo,
ou A que está ligado historicamente, …


Nota : Talvez ajude começar por identificar o jardim pelas suas características e a partir daí conseguirão saber tudo !

Boas pesquisas (para quem não conhece) !

Parece-me difícil, mas também já tenho constatado que para quem por aqui anda há tempos, já não há qualquer tipo de dificuldade ! :)))

90 comentários :

  1. O Paço dos Henriques ou Paço Real da Vila, localizado em Alcáçovas, foi a residência real de Portugal no século XIV, onde se realizaram os casamentos dos pais de D. Manuel I de Portugal e da rainha Isabel I de Castela, a Católica. Nele, D. João II de Portugal redigiu o seu testamento a 20 de Setembro de 1495.

    O acontecimento que mais marcou este palácio foi a assinatura do Tratado de Alcáçovas a 4 de Setembro de 1479 e que é considerado o primeiro acto de globalização.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Flor de Jasmim

    !!!! ... Fiquei orgulhoso por ti, com essa resposta tão completa, Adélia !!!
    Ou já lá estiveste e conheces muito bem;
    ou sabes muita história :
    ou no post há dicas suficientes para te conduzir a uma pesquisa eficaz !
    :)) ... Estás de parabens !!!

    Um beijinho muito especial ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui não, não conheço pessoalmente, mas após ter descoberto interessei-me pela história, depois de enviar o comentário voltei lá para ver as fotos que são deslumbrantes! Fiquei triste por tanto abandono.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, este post é da Angela ! Fiquei maravilhado quando ela mo forneceu e pude então pesquisar sobre o assunto !
      Aprendi muito e relembrei muito do que tinha falado há mais de 50 e tal anos !

      Beijinho ! :))

      Eliminar
  4. Conchas? Eu conheci uma Concha (até lhe chamava Conchita...) e ela tinha de facto uns belos painéis que nunca me cansei de apal, perdão, de admirar.
    Mas ela não tinha nem Jardim nem Quinta; todavia estava muito bem proporcionada e os seus recantos eram doces e ternos e...
    Já estou a fugir ao tema. Mas mais não digo pois não sei se a coisa está em termos de comentários "coiso".
    Akele abraço pah!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(( ... Não, Kok. Eu até tinha dito que não é em Lisboa nem no Porto ! :(

      Essa Concha que conheceste, com os tais painéis "apetitosos", não teria a ver com isto ! :(( ... Pois é ! Não podia ter jardim nem quinta !
      E podes estar à vontade que ois comentários estão "coiso" ! :))

      Tens que fazer outras tentativas ! :((

      Abraço ! :)

      Eliminar
  5. Afinal os comentários estão mesmo "coiso".
    Então lá vai: Jardim das conchas na quinta do mesmo nome no Lumiar/Lisboa!
    Porra que desta vez sabia tudo pá!
    Akele abraço!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh ... É verdade ! Lá se vai o Lumiar/Lisboa por água abaixo
      ... Mas fiquei a saber que há uma Quinta das Conchas no Lumiar ! :)

      Lamento, Kok !
      Sinceramente gostava que estivesses certo, mas não ! :(

      Abraço !

      Eliminar
    2. Conchas também as há, na Carne de Porco à Alentejana ! :))

      Eliminar
    3. ahahah... Bem lembrado, Ricardo ! ... e por sinal são muito boas (quando ainda lá têm dentro o bichinho) !
      Olha que é um dos pratos que eu gosto muito !
      :))

      Eliminar
  6. Vila de Alcaçovas, no Alentejo nela se realizou o Tratado de Alcaçovas em 1479, acabando com a guerra de sucessão à coroa castelhana.
    Bjs RUi.

    ResponderEliminar
  7. Tentei encontrar algo mais sobre a vila alentejana que conheço, embora não conheça o Jardim ...
    Vila de Alcaçovas

    ResponderEliminar
  8. Ricardo Santos

    Ah ! Agora mudaste de prato ! Assim está muito melhor este na caçarola (ou coisa parecida !) ahahah
    Estás lá !!! :)))

    Abraço !

    ResponderEliminar
  9. Alcáçovas pá, é em Alcáçovas. Mas porque raio fui eu ao Lumiar?
    Não posso responder aos teus enigmas depois do jantar. Ou então foi a lembrança da Conchita que tantas vezes me "aLumiou"...
    Só por causa disso vou tomar um "dedal" de um precioso néctar de terras escocesas ditas "highlanders".
    + 1 abraço pah!

    ResponderEliminar
  10. Rui, vê lá se este vídeo do Professor Hermano Saraiva, tem a ver com o que pretendes!

    https://www.youtube.com/watch?v=oSMt8vl3214

    Se vires os primeiros 5 minutos talvez já chegues a alguma conclusão.

    beijinhos até amnahã.

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :(( Não é nenhum dos temas abordados pelo Hermano Saraiva ! :((

      Talvez ele até tenha falado neste assunto do post (quase de certeza) mas não neste vídeo !

      Beijinhos ! :))

      Eliminar
  11. Compadre, envio a resposta por mail.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeito, Pedro ! ... Na mouche ! :)))

      Aquele abraço e continuação de boas férias por terras do sol nascente !
      Que inveja ! ... rsrsrs

      Eliminar
    2. Já acabaram, Rui.
      Agora começa um novo período, de 10 a 30 de Julho, no Canadá e nos Estados Unidos.
      Aquele abraço

      Eliminar
    3. Ainda mais inveja !!! eheheh ... Isso é que estão a ser umas férias, Pedro ! ... Já vi que não vão ser em Toronto, (em terras da Catarina !) ... Dessa zona só conheço Nova York ! :(

      Por aqui, só pararei em princípio de Agosto, para férias em S, Miguel, Açores !

      Continuação de óptimas férias, Pedro ! :))
      ..

      Eliminar
  12. Papoila

    Perfeito ! É isso, nesse sítio e lá se se realizou esse facto histórico importantíssimo ! :))

    ... e desculpa só agora mencionar este teu comentário que não me apareceu na caixa do correio, mas apenas no Blogger e só agora vi ! Foi o segundo a chegar !
    .

    ResponderEliminar
  13. Anónimo

    Recebi um comentário anónimo em correio privado com a resposta certíssima !
    Diz que chegou lá através da pesquisa de imagens !
    Obrigado ao Anónimo ! :))

    ResponderEliminar
  14. Kok

    ahahah Andaste a alumiar, mas não se via bem ! rsrs ... Agora chegaste lá mesmo sem candeia que alumiasse !
    Isto dos jantares com hioglanders por cima é no que dá !

    *Perfeito, amigo Kok
    Um abraço pah !!! :)))
    .

    ResponderEliminar
  15. E eu por cá continuo a pesquisar incessantemente e ...nada :(

    Beijinhos Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) ... Em tempos eu organizei aqui uma espécie de "mini-curso" de pesquisa, nas suas várias vertentes: ou a partir de uma foto (acompanhada ou não de uma ou mais palavras do texto ou das dicas e que pudesse estar relacionada com a foto), ou a partir de palavras do texto ou dicas (sem foto, na Web do Google), ou mesmo a identificação de um texto mais ou menos longo, também na Web do Google. !

      Posso-te garantir que uma grande parte dos que por aqui andam, passaram muito tempo "a penar", sem conseguir descobrir, até lhe apanharem o jeito e hoje são "experts" ! :))

      A sensação de descobrirmos o que nos possa parecer impossível é tal, que, garanto-te, já houve aqui uma amiga que a comparou a "ter um orgasmo" !!! :))
      Por isso, não desistas de tentar pesquisar (porque pode valer a pena rsrs) e se tiveres algumas dúvidas como fazê-lo, diz e verás que dentro em pouco estás craque ! :))
      Repara que não é preciso conhecer as fotos ! ... Comprovado por amigos nossos do Brasil, de Macau, do Canadá e mesmo de cá, de locais bem distantes do das fotos !
      Hoje, com as dicas que forem sendo dadas nos comentários (é melhor subscreve-los no primeiro comentário que fazemos) , apanhando uma dica aqui, outra acolá, ´quase todos conseguem ficar a saber do que se trata !
      Por isso não desistas ! :))
      Claro que é compreensível que eu não possa ajudar mais, individualmente, porque não seria justo ! :))

      Beijinhos, Manu !

      Eliminar
  16. Será o Palácio de Alcáçovas, Rui?

    Envio link, que muito diz acerca do Tratado com o mesmo nome e outras Cerimónias e acontecimentos. E, claro que o Professor Hermano Saraiva falou sobre o 'assunto' , num outro vídeo/programa:

    Beijinhos! :)

    Janita



    http://realbeiralitoral.blogspot.pt/2010/07/palacio-de-alcacovas.html

    ResponderEliminar
  17. Estou indecisa entre Braga, Buçaco e Sintra, essas conchinhas não me são estranhas :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum desses, Manu, mas entretanto já vi que está certo o último, que ficou retido, por estar certo !!! :)))

      Eliminar
  18. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Apesar de ficar baralhado, como dizem no reino distante além-mar, foi com muito gozo que aprendi mais sobre a história do reino, como por exemplo, a Batalha de Trancoso, São Marcos, mas não consegui encontrar nenhuma imagem com mosaico similar em forma geométrica com conchas do mar ou com o nome da batalha encontrar edificações em ruínas. Tu me deixaste mais baralhado ainda com a dica do Kok, porque alumiar levou-me a Lumiar e sei que esta é uma das cidades da região metropolitana da capital do reino e, como dissestes, o local da edificação em ruínas da era medieval não está localizado na capital e nem na Invicta. Procurei até em Batalha e nada. É fascinante como certas informações levam de pronto a resposta, mas desta vez terei apenas nota de participação.
    Caloroso abraço. Saudações participativas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este deverá ser o post com mais "carga histórica" de todos os já publicados ! ... E até teve influência relativamente ao Brasil (hemisfério Sul ) ! :)
      As imagens constam do texto do post ! Sói precisam de um "empurrãozinho" ! :))
      Está relacionado não com batalhas, mas com Guerra !

      Essa não-dica de "aluminar = iluminar" foi uma resposta ao Kok, por ele ter dito inicialmente que era em Lisboa no Lumiar (zona de Lisboa) ... Não deve ser entendida como dica !
      Creio que vais lá chegar facilmente ! :))
      Fotos, painel, Guerra, Brasil, hemisfério sul, séc XV
      Sei que vais adorar as descrições históricas deste local !

      Já me disseram aqui que numa foto e uma palavra foram o suficiente !
      rsrs

      Abraço !

      Eliminar
  19. Janita

    É isso mesmo ! ... Pois falou e eu dei-te uma "meia-dica" sobre isso ! :)))
    Se continuares a "esmiuçar" bem este local, em textos e fotos, ficamos "parbvos" como naquele local já foi o que foi ! Nem só Lisboa ou Porto, ou mesmo nas grandes outras cidades ! :))

    Beijinhos ! :))

    ResponderEliminar
  20. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Tu recebestes meu comentário anterior?
    Em caso afirmativo será que depois de tanta batalha árdua nas pesquisas ao menos descobri o fato histórico?
    Caloroso abraço. Saudações inquiridoras.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim e já respondido ! Se estava lá implícito um facto histórico não me apercebi, ou então não tem a ver com este local !
      Creio que a minha resposta anterior poderá ajudar bastante !

      Abraço ! :)

      Eliminar
  21. Caro Padrinho Mor.
    Nem preciso pesquisar, porque no século XV teve o Tratado Internacional. que ficou conhecido como Tratado de Tordesilhas em 1494.
    Padrinho Mor, direciono a pesquisa a partir do Tratado de Tordesilhas?
    Caloroso abraço. Saudações demarcatórias.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :( ... Não, João Paulo ! :( ... mas não andas longe ! :))

      Agora mesmo vou sair até ás 20 h.

      Até logo ! :))
      .

      Eliminar
  22. Padrinho Mor.
    Que gozo intenso pesquisar mais a respeito dos meus sapientes, valorosos, destemidos ascendentes do lado não nativo, que desafiaram o obscurantismo de horrendos monstros marinhos e abismo que tragaria as caravelas e singraram os sete mares. Quem me dera ter sido um dos soldados do meu amado Rei Dom João I (1357-1434), O de Boa Memória ,e lutar e conquistar ao custo de muito sangue, suor e lágrimas o que está descrito neste site:
    http://aventar.eu/2012/09/09/ceuta-nos-primordios-da-ocupacao-portuguesa/
    Padrinho Mor, creio que agora já sei direcionar as pesquisas para o Algarve.
    Como sou parvo, como dizem no reino, se foi nossa querida aluna/aplicada Ângela a enviar a edificação em ruínas, o energúmeno aqui deveria primeiramente direcionar as pesquisas para aquela encantadora Região Sul do reino, que ainda hei de conhecer e, melhor ainda, se tivesse meu Padrinho Mor como cicerone e Anjo da Guarda.
    Caloroso abraço. Saudações destemidas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tal "assunto" que mais ficou na História é posterior a isso, Professor !
      O facto das fotos e parte do texto serem da Angela, não se trata do Algarve ! :( ... Seria uma boa dedução, mas neste caso, não ! :))
      Terás que avançar para o Séc. XV , como já disse anteriormente !

      Abraço !
      :)

      Eliminar
  23. Jardim das Conchas em Alcáçovas onde se assinou o Tratado de Alcáçovas-Toledo e onde existe a Capela das Conchas ou de Nossa Senhora da Conceição!
    O resto dizes tu! :)

    Abraço

    LM

    ResponderEliminar
  24. http://alcacovas.blogs.sapo.pt/775229.html. Fui lá pelos "tratados".
    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. Um passarinho vindo da região alentejana, veio-me aqui dizer que se tratava da capela das Conchas em Alcáçovas..será?

    Beijos Rui

    ResponderEliminar
  26. Amigo Rui, já dei a minha resposta, será que acertei? Ou por qualquer motivo , não chegou até aqui?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só cheguei agora ! :)) ... Está certíssimo, Manu !!! Parabéns ! ... Valeu a pena insistir ? ...
      `e uma sensação boa quando se tem a certeza que se encontro a resposta, não é ? ... rsrs

      Bjs

      Eliminar
  27. Todos

    Como tinha dito no meu coment´+ario acima ao Prof João paulo, iria sair e so voltava às 20 h.
    Os comentários retidos estão certos !!!

    :))))

    ResponderEliminar
  28. LM

    Certíssimo !!! ... Está bem ! Depois direi o resto ! :))))

    Abraço ! :))

    ResponderEliminar
  29. JU

    Tudo muito bem tratado na resposta, JU !
    É isso mesmo ! :))

    Bjs :)
    :)

    ResponderEliminar
  30. Manu

    Os passarinhos não sabem mentir, Manu ! ... rsrs ...
    Esse que veio de regiões mais quentes cumpriu bem o seu papel e segredou na perfeição ! :)))

    Bjs, Manu !
    :))

    ResponderEliminar
  31. Olá Rui, muito feliz por ver muita gente redirecionar as velas para sul :)

    Menciono 2 links, se alguém gostar de ler uma boa odisseia (não é nenhuma dica, só uma curiosidade por o prof. João Paulo mencionar Ceuta):

    Mazagão: a cidade que atravessou o Atlântico
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752009000100019

    http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/01/vila-que-deu-origem-ao-municipio-de-mazagao-no-ap-completa-245-anos.html

    Abraços
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez obrigado, Angela ! Parece estar a correr muito bem ! :))
      ... e a reedição será muito esclarecedora ! :)))

      O Prof João Paulo é um Mestre em História ! Vai certamente gostar de ver esses links, que, como referes, não têm a ver com o assunto directo do post !

      Abraço ! :))

      Eliminar
  32. O Google diz-me que é a Capela de Nossa Senhora da Conceição ou Capela das Conchas, em Alcáçovas. Estará o Google certo? :)

    ResponderEliminar
  33. Luisa

    Perfeito ! :)) ... O Google muito raramente nos engana e desta vez não foge à regra !
    Claro que está certo ! No entanto e para alem do desafio, este local tem uma História muito rica ! :))

    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é. E é um sítio que não conheço. :(

      Eliminar
    2. Na reedição vai haver muita matéria para ler. Para quem gostar de História ! :))
      :)

      Eliminar
  34. oi Rui
    Ainda nadica de nada eu consegui_ estou fazendo pesquisa por Imagem mas está dificil_ dicas com palavras também nao resultou. E como desde ontem ando as voltas penso que dessa vez sua aluna vai tirar nota zero rrsrs
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá LIS !
      Se para uma das imagens escolheres uma ou duas palavras certas, chegarás lá facilmente.
      Depois de se saber o que é, valerá a pena ir ao Google Web, para ficar bem esclarecido ! :))
      Isto estará popr aqui, pelo menos até amanhã ao fim da tarde, ou noite.. :))

      Abraço !
      :)

      Eliminar
  35. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Meu telefone portátil vibrou.
    Preciso dizer quem era?
    Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina Pinto Pacca (huhummm).
    Ela disse que a lambisgoia da Agrado, aquela mexeriqueira mor que tudo sabe e tudo vê, está aos prantos na cabine nº 5 do vagão do Expresso do Oriente, sob meu comando, porque foi suspensa 15 dias da Escolinha do Professor Rui da Bica, pela diretora, a Manuelina Coelho Cavaco, devido a reiteradas reclamações que recebeu dos pais de aplicados/alunos matriculados, que não consideram pertinente a sua frequência nas aulas, que além de tirar a atenção dos alunos os deixam com pensamentos impuros (ou seriam puros) e desvirtuam as aulas planejadas.
    A Dona Miquelina também disse que foi à cartomante Dolores do Rego Cansanção, que atende no 24º andar de uma quitinete decadente localizada no bairro paulistano do Glicério e quando a cartomante deitou as cartas que, segundo ela, não mentem jamais, arregalou seus sedutores olhos, deu três pulinhos e três gritinhos e disse:
    - Uma irriquieta aluna/aplicada da Escolinha do Professor Rui da Bica fez uma macumba para que eu ficasse completamente feito como barata tonta e não conseguisse descobrir onde fica a edificação abandonada que foi testemunha de grandes acontecimentos históricos que mudou a história do reino.
    Agora eu esclareço que para meu gozo mor, a macumba virou contra a macumbeira, porque apesar de não conseguir descobrir onde fica a edificação abandonada descobrir fatos do arco-da-velha ocorridos no reino na época do grandes descobrimentos e, mais ainda, preciso passar ao menos 15 dias na região além da Escola de Sagres, porque me encantei com o que vi.
    A ligação foi interrompida de supetão.
    Caloroso abraço. Saudações redescobertas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))) ... Claro, Professor ! Que esperavas ! Hã mais (dos alunosdesta escolinha, como tu dizes) que são muito cuidadosas com as "companhias dos seus e receiam "caídas em tentação" com os agrados da Agrado ! ... Por isso ela ficou de quarentena ! :)) Vê lá se a consegues meter na ordem !

      Quanto à aula de hoje, agora começa a não ser tão difícil como era no início !
      Repara que há belos jardins, lindas conchas, famílias reais e outras, importantes, "assinaturas de importantes documentos" no séc, XV, que como já te disse até tiveram implicações com a tua terra nativa. Não sei bem quem ficou a ganhar, mas aqui costumamos dizer : "Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é tolo, ou não tem arte" !
      ... e mais não posso dizer ! rsrsrs

      Abraço ! :))

      Eliminar
  36. oi Rui
    Dediquei mais um tempinho a fazer o que voce orientou e parece que deu certo_
    Seria a Capela das conchas ou capela de Nossa Senhora da Conceição _uma capela situada na localidade histórica de Alcáçovas, do concelho de Viana do Alentejo.
    Vou continuar a leitura do texto mas quis logo comentar pra ver se encontrei o caminho das pedras ou seja ... das conchas rs
    Diz aqui que uma das paredes da capela, no espaço do jardim, encontra-se um invulgar painel de desenhos coloridos.
    Preciso ler agora sobre qual movimento histórico está inserido_ depois quando achar volto,
    abraços

    ResponderEliminar
  37. LIS

    Vês como resultou ?! ... Perfeito. Já acertaste ! Agora para o resto, ... se quiseres saber mais, ... é uma verdadeiro Tratado o que tens que estudar ! rsrs

    Abraços e Parabéns, Lis !
    :)

    ResponderEliminar
  38. Olá Rui fiquei feliz pela nossa amiga lis ter acertado, foi um calvário, mas ela é persistente.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))) A LIS tem "fibra" para estas coisas ! Não desiste facilmente ! :)
      Como já tenho dito admiro-a, pelo facto de a sentir em "inferioridade de possibilidades" relativamente a nós ! Isso já foi assunto aqui falado ! :))

      Beijinhos Adélia ! :))
      .

      Eliminar
  39. Caro Padrinho Mor Rui Espírito Santo.
    Meu telefone portátil vibrou.
    Preciso dizer quem era?
    Claro que era a minha amiga, a Dona Miquelina Pinto Pacca (huhummm).
    Ela disse que aquela que não posso dizer o nome, porque está de quarentena na Escolinha do Professor Rui da Bica, até aprender a ser menos depravada e viperina, para não escandalizar os aplicados/alunos, foi quem encomendou um despacho de macumba no terreiro da Dilma Tranca Rua, para que eu ficasse sob a égide da urubaca e ficasse cada vez mais baralhado, como dizem no reino, para não associar as palavras chaves que abririam as portas da esperança, digo, as portas certas do "Santo Google" para descobrir os segredos desta edificação abandonada do século XV, quando o reino distante além-mar começou de modo destemido a singrar os mares. A viperina me paga, porque a macumba virou contra a macumbeira, porque estou jubiloso em saber fatos do arco-da-velha dos meus valorosos ascendentes do lado não nativo.
    Tu acreditas que a Dona Miquelina Pinto Pacca disse também que a aluna de quarentena fará uma macumba para a diretora da nossa querida Escolina PRB, a Manuelina Coelho Cavaco por conta da merecida suspensão aplicada a língua de fogo?
    O despacho de macumba preparado para a Manuelina é que ela jamais contraia sarna, digo matrimônio. e engorde 25 quilos.
    A ligação foi interrompida de supetão.
    LUZES! MACUMBA! AÇÃO!
    https://www.youtube.com/watch?v=ciUnK1Vl-fI
    Caloroso abraço. Saudações macumbadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já estive a ver e a ouvir o Grão Mestre Dunga, a quem a macumba não pegou ! :))
      ... e se não pegou a ele nem a ti, creio que também irá escapar dela a nossa Directora Manuelina Coelho Cavaco, que acabará por arranjar casamento e manter-se elegante como até agora !

      Grande abraço, Prof ! :))

      Eliminar
    2. Já estive a ver e a ouvir o Grão Mestre Dunga, a quem a macumba não pegou ! :))
      ... e se não pegou a ele nem a ti, creio que também irá escapar dela a nossa Directora Manuelina Coelho Cavaco, que acabará por arranjar casamento e manter-se elegante como até agora !

      Grande abraço, Prof ! :))

      Eliminar
    3. Onde se lê urubaca leia-se urucubada.

      Eliminar

  40. Parece um lugar mágico...
    Vou gostar de ler a reedição.

    Beijinhos para Ti e para a nossa querida Ângela
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre uma certa magia, quando vemos um sítio destes semi abandonado, sabendo-se quem já albergou e o que lá se passou, em séculos passados !
      É também verdade que não há essa "magia" inversamente, não se conhecendo a sua história ! Poderá haver apenas beleza e curiosidade ! ... ou então, até decepção, pelo que se imagina já ter sido tão belo e poder estar agora desprezado !
      Amanhã teremos a reedição. :))

      A Angela não se limitou a enviar estas fotos ! Também me enviou valiosa documentação ! :))

      Beijinhos e obrigado pela tua presença ! :))
      .

      Eliminar

    2. Eu desta vez nem estava a contar ter tempo para participar neste desafio... mas o que acontece é que me "apaixonei" pelas fotos... e, cheia de curiosidade, coloquei a primeira foto no Google imagens e associei-lhe a palavra "jardim"... e apareceu-me logo a RESPOSTA! :)

      Belíssimo post.
      Depois na reedição terei oportunidade de dar os parabéns também à Ângela.

      (^^)

      Eliminar
  41. Afrodite

    Obrigado por conseguires participar. Sabes que a tua presença nos dá sempre uma enorme satisfação, pois todos sabemos quanto gostas disto e quanto és amiga dos teus amigos/as ! Tens-nos dado muito e estamos-te muito gratos !
    Só ansiamos todos a tua disponibilidade anterior ! :))

    .... E claro que acertaste e pelo que dizes e isso serve de exemplo, apenas com a pesquisa através de uma das foto e apenas de uma simples palavra !!!
    Certíssimo !

    Beijinho, Afrodite ! ... Obrigado !
    .

    ResponderEliminar
  42. Caro Padrinho Mor.
    Eis a resposta:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_das_conchas#/media/File:Pormenor_da_fachada_da_capela_das_conchas.jpg
    Caloroso abraço. Saudações desconchadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo ! ... O que prova que a "macumbeira" perdeu o poder !!! :)))
      ... É certo que ainda provocou alguns efeitos de "retardamento", ... mas não sortiu o efeito por ela desejado ! eheheh
      Bastava pesquisar a primeira foto e escrever "jardim" !!!
      Depois seria fácil ! :))) Palácio de Alcáçovas, família real, Tratado de Alcáçovas 1479
      Foi neste contexto que, em 1479, foi assinado o Tratado de Alcáçovas - divide a Terra através de um paralelo traçado a sul das Canárias, que reconheceu a Portugal o poder exclusivo sobre as terras a sul do arquipélago e daí, 21 anos após, o Brasil , legitimamente português !

      Abraço

      Eliminar
  43. Estimado Padrinho Mor.
    Quando fiquei sob a égide de Morpheu depois de meia hora e de supetão fiquei maravilhado, porque tive a graça de receber a visita da radiante Fada Glinda, que fez questão de deixar momentaneamente o mundo de Oz e a Doroty para, com sua poderosíssima varinha mágica, quebrar o feitiço perpetrado por aquela Malévola, que está de quarentena da Escolinha do PRB, e depois da bondosa Fada dizer no meu caquético ouvido direito algumas palavras mágicas, "voilá" as portas do "Santo Google" se escancararam e ela fez questão de me levar até lá. Foi um deleite inefável transpor o grande oceano e hemisfério que nos separam em questões de segundos (não em mais de 10 horas cansativas horas numa máquina voadora) segurando a mão direita da Fada Glinda e ficar desalentado ao sobrevoar e aterrisar num patrimônio sacro naquele estado de abandono. Esqueci de dizer que a Fada Glinda é tão poderosa que também quebrou o feitiço lançado na diretora da Escolinha do Professor Rui da Bica, a Manuelina Coelho Cavaco que, segundo a Fada, com celeridade, conhecerá o Príncipe Encantado e serão felizes para sempre, principalmente porque ele ganhará um polpudo prêmio da loteria do EuroMilhões e terá numerosa prole.
    Caloroso abraço. Saudações desenfeitiçadas.
    Até breve...
    João Paulo de Oliveira
    Um ser vivente em busca do conhecimento e do bem viver sem véus, sem ranços, com muita imaginação e com muito gozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me palpitava que algo estava para acontecer ! Afinal foi a fada Glinda !!! ... A ela terás que agradecer e em futuras situações idênticas apelar à sua ajuda !
      Assim, não haverá macumbeiras que consigam levar em diante as suas malévolas intenções ! rsrs
      Eu nem cheguei a dizer nada à nossa Manuelina Coelho Cavaco e já agora, também não irei contar para lhe deixar inteirinha a surpresa do seu futuro mais que risonho ! :)))

      Abraço !

      Eliminar
  44. Todos

    Os comentários estão todos libertados e agora livres !
    Quem não conseguiu descobrir do que se tratava terá agora possibilidades de ler os comentários certos !

    :))

    ResponderEliminar
  45. Amigo Rui, sei que não me levas a mal, mas não tenho tido disponibilidade para participar como gostaria nos teus últimos desafios.
    No entanto embora sem participar, li agora tudo e fiquei muito mais enriquecida culturalmente,
    obrigada e muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que me conheces e dizes muito bem ! :))
      Tu estás sempre presente, minha amiga ! Não te preocupes !

      Concordo que o texto da Angela foi enriquecedor culturalmente !

      Beijnhos, Fê !

      Eliminar
  46. Também me pareceu muito "cultural" , graças à Angela ! :))

    Uma pena a degradação, mas não pode haver dinheiro para tudo nesta altura ! Há outras prioridades justificativas. Se o fizéssemos teríamos que pagar um "bocadinho mais" nos impostos !

    Beijinhos !

    ResponderEliminar
  47. Boa noite Rui, vemos que a pontuação da tua "escolinha" foi muito boa com todas estas respostas certíssimas! queria dizer ou escrever que foi com muita emoção que cheguei a este local, há alguns anos (antes da Internet, e do Google!) mas não há tantos anos como tudo isso...
    eu conhecia o tratado de Alcáçovas mas tinha dúvidas se seria mesmo nesta vila alentejana?! foi necessário fazer uns desvios da nacional e perguntar a alguém se havia por ali um palácio, alguém sabia que sim e dirigi-me na direção indicada, no mesmo largo havia o posto de turismo que confirmou o acontecimento, o palácio estava como aparece nas fotos mas fechado por motivos de segurança! mesmo assim senti muita magia e emoção no local por ter uma ideia dos acontecimentos que ali tinham ocorrido, sendo que poucas alterações terão sido feitas desde então ! No posto de turismo foi-me dito que as conchinhas do jardim tinham sido trazidas de longe, nas caravelas!
    nos dias de hoje encontramos nos sites um projeto de conservação que está sendo feito, espero que a magia do local não desapareça com um projeto demasiado "descaracterizador".
    abraços
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito boa a "pontuação", realmente, Angela ! Um belíssimo post, um excelente tema e o mérito inteiramente teu. Como poderás verificar até os textos são quase inteiramente teus !
      Fizeste um belíssimo trabalho, a partir dessa visita, não te limitando às fotos, mas também à recolha de dados sobre o local !
      É assim mesmo que deve ser !
      Eu nem me lembrava que havia uma povoação chamada Alcáçovas, ou onde seria, muito menos o Palácio, a capela e o jardim e também quem lá teria vivido e o que lá se tinha passado, embora conhecesse o Tratado respectivo ! rsrs
      Estou-.te muito grato, minha amiga !!!

      Quanto às possíveis obras de conservação, é um facto que o local as merece, mas também é um facto que a nossa situação financeira exige prioridades e infelizmente existem essas prioridades !
      Nenhuns de nós )ou poucos de nós) estarão em condições de pagar mais impostos para isto e para aquilo e para mais isto e mais aquilo !
      Isso foi feito no passado e o resultado está à vista ! :(
      ... e neste caso, como dizes as obras de conservação terão que ser bem ponderadas para não descaracterizar o local !

      Um Grande e grato abraço ! :))
      .

      Eliminar
  48. A minha pesquisa no google não começou por "jardim". Andou mais pela parte do "tratado"... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As variantes da pesquisa são sempre muitas, umas melhores que as outras, claro, mas o que importa é dominar-se a técnica.
      pelas fotos simples ; pelas fotos com uma ou duas palavras (para especificar melhor o que se pretende, palavra, ou palavras ou frases na Web, textos ou parte deles, na Web , ... etc
      :)))

      Eliminar
  49. Rui eu pesquisei a 1ª imagem e "Um dos mais importantes cenários históricos" levou-me logo lá, depois disso descobri imensas coisas, acabei em quase todos os link que apresentas em cima.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como referi à Luisa ! :)) Uma foto e uma ou várias palavras para "balisar" a pesquisa ! ... O importante é o domínio da técnica e na verdade Todos estão a conseguir isso !
      ... De resto a pesquisa posterior é "viciante". Não descansamos e andamos de link em link a tentar ver melhor isto ou aquilo e a enriquecermos os nossos conhecimentos ! :))

      Beijinhos Adélia ! ... Ah ! ... e desta vez foste a primeira a acertar ! :))

      Eliminar
  50. Nunca lá chegaria, mas fiquei a saber... Thanks a lot!!

    Beijinhos enigmáticos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Exercício perdido, mas objectivo (do conhecimento) ganho, Graça ! rsrs

      Eu não conhecia, mas considero que foi muito enriquecedor !
      tal como muitos conhecia o Tratado de Alcáçovas, mas estava zero quanto ao resto ! ... mas conseguiria chegar lá ! eheh

      Beijinhos esclarecidos ! :)))
      .

      Eliminar
  51. Ná, não conhecia! Ainda pesquisei por painel das conchas mas não deu em nada, de modo que guardei os palpites para uma próxima oportunidade... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) … Olá Teté ! 
      Estas dicas já não servirão para “a próxima” ! eheh … Se juntasses à 1ª foto “jardim” (em vez de painel o resultado seria outro.
      Aconselho, em casos semelhantes e enquanto está aberta a foto, experimentar várias palavras !

      Beijocas (em italiano) ! Talvez Bacio(cas) ! eheh

      Eliminar
  52. Olá, Rui!

    Espero k estejam bem.
    Estou aqui para lhe dar os meus sinceros parabéns pela sua LÚCIDA dissertação no blogue "Devaneios a Oriente". Se um dia, escreveu num blogue, k gostaria de ter escrito o k eu escrevi, hoje, sou eu, k sinto e gostaria de o ter feito, também, mas eu não sou brilhante, em política, aliás, não sou brilhante em nada. Esforço-me, isso sim, para fazer e dar o meu melhor, em termos profissionais e nas relações humanas. Sou filha única, fui mega protegida (ainda bem), "tenho" a Universidade onde me formei, mas a da VIDA, nem uma cadeira fiz, e nisso tenho muito orgulho.

    No k o Rui escreveu no blogue do Pedro Coimbra, não há direitas nem esquerdas, políticas, já se vê, há factos, factos mais que reais.
    Não queiram dar a volta ao k está à vista de toda a gente, embora eu saiba k há pessoas, k por teimosia ou convicção, continuam em não quererem VER.
    E o k mais me espanta, Rui, é que quem tem mais cultura académica, e sobretudo vivências e experiências, mais diga isto e aquilo. Só podem estar a falar de barriga cheia, de cátedra e cinicamente.
    Viajam pra lugares XPTO, têm tudo ao dispor, conhecem meio mundo, dão-se com mil e uma pessoas, são fanfarrões e palradores, por natureza, mas parecem gente simples, assim como eu e tu, enfim, não tapem o sol com a peneira; POR FAVOR!
    Sou de direita, politicamente, SOU, sim senhor, mas reconheço os erros deste governo (houve algum k os não tivesse cometido?) em k votei e em k voltarei a votar. Há gente k ganha o salário mínimo nacional, e nem isso merecia. Não ligam nenhuma ao local de emprego, sim, emprego e não trabalho, pke trabalhar é verbo k não entra no dicionário deles.
    Os alimentos/produtos k as igrejas, juntas de freguesia e similares dão aos mais "carenciados", sobretudo de mente, uns vendem-nos, outros apodrecem em casa deles. Sei do k falo, pke tenho gente conhecida, k é isso k faz.

    Creio que foi o historiador Fernão Lopes k afirmou: "Ceuta foi um sonho breve" , e foi mesmo. A Grécia do "Xipras", também, para bem do povo grego.
    A Europa será, SEMPRE, o velho continente, e não está desunida, bem pelo contrário. Rivalidades, "zecas" , sempre houve e haverá. Olha, qdo se diz: "De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento", então o k é isso?.

    Um dia feliz. Em Lisboa está sol, mas vento, tb, o k me incomoda, pke sou serena, por nascimento e natureza.

    Beijinhos e bom fim de semana, k já se aproxima.

    ResponderEliminar
  53. Olá Céu (Por tu, p.f. rsrs, ok ?)

    Claro que gostei muito do teu comentário !
    Grato pela apreciação ! Nestas coisas da blogosfera, por vezes “é um risco” dizer-se o que se pensa, pelos “anti-corpos” a que se fica sujeito ! …mas sinceramente acho que muita gente está muito influenciada pelo que se diz de negativo relativamente à nossa governação e não “pára” para raciocinar, relativamente à Grécia !

    O que eu escrevi é de facto evidente, mas é a minha opinião !

    - Se o Povo já era vítima de tanta austeridade (consequentemente o povo, com essa austeridade contribuía para pagar a dívida) ;
    - Se em Janeiro não faltava dinheiro e não precisavam da Europa e se não pagaram a ninguém, onde está esse dinheiro ?
    - Se daí a 6 meses estariam independentes financeiramente da Europa, porque precisam de novo acordo, se nada de novas austeridades foi imposto por ninguém e não reduziram um cêntimo à sua dívida ?...
    - Se os bancos estão sem dinheiro, se os pensionistas só receberam meia pensão e se ele não saiu para pagar a dívida, porque é que isso acontece ? ...

    Eu acho que só com muito má vontade, não se entende o que se está a passar !
    Lamento imenso o Povo grego, que está a ser profundamente usado, enganado e baralhado !

    ( mas isto é assunto para outro local ! rsrs Tem muito que se lhe diga e que pode ser visto (analisado) no meu post (e comentários) de “Dia D – Hora H”).

    Obrigado pelo teu comentário que li muito atentamente !

    Espero que tenhas passado um bom dia e para ti e para ois teus um bfds !

    Beijinhos ! )

    ResponderEliminar