04/01/2010

FASCINANTE UNIVERSO DISTANTE - 1

.
Este post foi "inspirado" por este da Walkyria e por isso dedicado a ela.

Fotos tiradas pelo Super-Telescópio Hubble da NASA

Desde os primórdios da astronomia, tempos de Galileu, os astrónomos têm compartilhado um único objectivo - ver mais, mais longe, mais profundo.

O lançamento do Telescópio Espacial Hubble em 1990, acelerou os maiores avanços astronómicos.
O Hubble é um telescópio que orbita a Terra. Tem enviado centenas de milhares de imagens, lançando luz sobre muitos dos grandes mistérios da astronomia. O seu "olhar" tem ajudado a determinar a idade do universo e o estudo dos "buracos negros".

As descobertas do Hubble transformaram a forma como os cientistas olham para o universo. A sua capacidade de o mostrar em detalhe sem precedentes, transformou conjeturas astronómicas em certezas concretas.

Entre as suas muitas descobertas, o Hubble revelou a idade do universo de aproximadamente 13 a 14 bilhões de anos e desempenhou um papel fundamental na descoberta da energia negra, uma força misteriosa que tem a ver com a expansão do universo em aceleração.

Os problemas da atmosfera da Terra impedem uma visão eficaz na observação do Universo. A maneira mais eficaz para o evitar foi colocar o telescópio para além dela. No caso do Hubble, 570 km acima da superfície da Terra !

O telescópio espacial Hubble
Erupção vulcânica nas ilhas Kuril (Rússia)
Zona de explosão cósmica
Nebulosa Butterfly
Galáxia em espiral - Fireworks Galaxy
Nebulosa Crab - resultante de explosão em Taurus
Duas galáxias em espiral e formação de uma estrela
Explosão num buraco negro
Galáxia em espiral M100
Galáxia Cluster
Núcleo da Galáxia Centaurus

6 comentários :

  1. sinceramente... depois da polémica que houve à volta da veracidade das imagens da ida à lua e com tudo o que os americanos nos tentam "impingir"... já tenho algumas duvidas se essas imagens são verdadeiras!

    ResponderEliminar
  2. cantinhodacasa5/1/10 13:00

    Será que o Vício tem razão?
    Mas as fotos são lindas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Verdadeiras ou não, as fotos são bem giras.

    Convenhamos que se dissessem que foram feitas em laboratório, perdiam metade da graça... :)

    ResponderEliminar
  4. Vício, Cantinho, Teté, eu não estaria tão céptico .
    Relativamente às imagens, há em primeiro lugar um factor importantíssimo que é o da ausência de atmosfera terrestre, o que por si só constitui uma “barreira” à captação das imagens com a realidade das do telescópio no espaço, fora dessa zona envolvente.
    Em segundo lugar, as imagens são captadas com câmaras de altíssima qualidade e com recurso a filtros especiais que permitem "ler" um spectrum de ondas curtas desde o Gama, X-Ray, ultravioleta e infravermelhos.
    Em terceiro lugar, depois de chegadas, as imagens ainda têm um tratamento adequado.

    Sobre o assunto no site da Hubble diz:

    “Light from astronomical objects comes in a wide range of colors, each corresponding to a particular kind of electromagnetic wave. Hubble can detect all the visible wavelengths light plus many more that are invisible to human eyes, such as ultraviolet and infrared light.
    Astronomical objects often look different in these different wavelengths of light. To record what an object looks like at a certain wavelength, Hubble uses special filters that allow only a certain range of light wavelengths through. Once the unwanted light has been filtered out, the remaining light is recorded.”

    ResponderEliminar
  5. Puts, que demais estas fotos, tem um grande artista neste céu, heim! Quanto aquela postagem minha, vc sabe, vc sabe como a gente não consegue dizer em que está pensando, nem ao menos estancar o pensamento. É louco.

    ResponderEliminar
  6. Olá Walkyria.
    Nós costumamos dizer por cá:
    "O prometido é devid(r)o". rsrsrsrs
    .

    ResponderEliminar