26/01/2010

MITOS DA ALIMENTAÇÃO - (1,2)

.
Segundo a opinião de Alexandra Bento - presidente da associação portuguesa de nutricionistas e de Francisco Varatojo - presidente do instituto macrobiótico de Portugal :

1. O PÃO ENGORDA?
É falso dizer que o pão engorda e que quem está a fazer dieta não o deve comer.
Este alimento fornece cerca de 250 kcal/100 g e, como qualquer alimento, deve ser comido com moderação.
O grande problema não é o pão por si só, mas sim o que lhe juntamos.
Para se ter uma ideia... 10g de manteiga têm aproximadamente 90 kcal.
Também não é verdade que o pão integral engorde menos que o pão branco, pois fornece sensivelmente as mesmas calorias. Mas o pão integral (ou mistura, centeio, 7 cereais) é nutricionalmente mais rico do que o pão branco, fornecendo vitaminas, minerais e fibra alimentar que, conforme referido, são nutrientes fundamentais na nossa alimentação.


2. SEM CARNE NÃO TEMOS VITALIDADE?
É um erro comum dizer que é preciso ingerir muita carne, de preferência um bife, para se ter energia.
É necessário ingerir carne, mas não é através de uma ingestão em demasia que se vai ter mais energia disponível.
Esta ingestão em demasia só servirá para armazenar uma grande quantidade de gordura saturada.
Os macrobióticos têm vitalidade sem comerem carne e vão buscar as proteínas e outros nutrientes às leguminosas, como o feijão e o grão, por exemplo.
.

11 comentários :

  1. cantinhodacasa26/1/10 12:09

    E é tão bom comer...com regra , como eu o faço.


    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Também já ouvi dizer que a cerveja não engorda: o que engorda são os aperitivos que vamos comendo a acompanhar, tipo amendoim, amêndoa, caju, queijinhos, tostas, etc... :)

    ResponderEliminar
  3. Estes mitos dão cabo de mim....:(

    ResponderEliminar
  4. eu vou testar a minha vitalidade com o rancho que marquei para o almoço de amanhã e depois digo-te alguma coisa!

    ResponderEliminar
  5. Rui,

    Numa dieta equilibrada, devem estrar todos os alimentos, sem excepção. Temos é que ter em conta a roda dos alimentos, e não exceder a quantidade, que nos é reservada por dia.

    Abraço

    Luisa

    ResponderEliminar
  6. Cantinho: Isso é a base de uma boa alimentação. Nada de exageros, equilíbrio, variedade, moderação e intervalos regulares.
    Beijo
    .

    ResponderEliminar
  7. Teté: é como o que se diz acima, para o pão. Não é uma cerveja que faz mal. Poderão é ser muitas e bem (mal) acompanhadas (como é habitual). :))
    Beijo
    .

    ResponderEliminar
  8. Najla: os “mitos” não podem fazer mal. :))
    São mitos. O que acontece é que muitas vezes as pessoas têm ideias erradas acerca da alimentação e dos tipos de alimentos.
    Há muitas “ideias feitas” que nos são incutidas desde miúdos e que nos induzem em erro.
    Beijo
    .

    ResponderEliminar
  9. Vício: A questão da vitalidade não está no facto de comer carne ou não. Muitos julgam que a deixarão de ter se não a ingerirem diariamente (erro). Os macrobióticos têm a mesma vitalidade sem comerem carne, o que não quer dizer que não tenham que ingerir proteinas, de outro tipo de alimentos. :))

    Bom apetite para o rancho ! rsrsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  10. Luisa: Eu compreendo a ideia de base, mas não concordo que se baseie no “tipo de alimentos”, mas sim no seu género de nutrientes (proteínas, hidratos de carbono, vitaminas, leguminosas, sais minerais, açúcares, gorduras, etc.). Ora, como se sabe podemos ir buscá-los a diferentes tipos de alimentos, de modo a constituir a dita dieta equilibrada, essa sim baseada na roda dos (prefiro dizer) nutrientes, como diz e muito bem, nas quantidades diárias exigidas pelo organismo.
    Para mim, semi-vegetariano, semi-macrobiótico, a carne (especialmente vermelha) é um mito. Não quero dizer que não a coma, mas raramente.

    Beijo
    .

    ResponderEliminar
  11. Para todos:
    vou postar diáriamente (às 10h.) 2 questões, das consideradas, mitos da alimentação.

    A questão, é que nos foram incutidos ao longo da vida, especialmente por transmissão dos nossos pais e avós, certos conceitos, que não se poderão considerar dogmas da alimentação.
    Muitos desses conceitos são simplesmente "mitos" !
    Se assim não fosse, o que seria daqueles que praticam, por todo o mundo, tipos de alimentação absolutamente diferentes de outros, sendo igualmente saudáveis ?
    .

    ResponderEliminar