13/09/2010

NoBODY'S PERFECT

.


Nos anos 50 apareceu no mercado farmacêutico uma "droga maravilhosa" que trouxe alívio aos que sofriam de resfriados, dores de cabeça, insónia.
Era a "Talidomida"!

Passados dois ou três anos conclui-se ser esta droga, a responsável e promotora agressiva de muitíssimas malformações congénitas.
Muitos milhares de crianças nasceram em todo o mundo com malformações normalmente centradas nos membros superiores ou inferiores.

Recusaram-se a ser marginalizados pela sua aparência e deram-nos "Uma Lição de Vida" !



Porque nos deixamos nós abater por pequenas coisas sem a mínima importância, quando comparadas com os obstáculos que estes Homens e Mulheres tiveram que ultrapassar com sucesso, resignação e força de viver ?

16 comentários :

  1. Rui. Tenho agora 43 anos e tive um colega na escola, de nome Jacob, que tinha esta doença nos membros superiores. Vi-o recentemente (passados uns 25 anos) na Baixa de Lisboa e ele é um homem de negócios bem sucedido. Mais uma lição para todos nós que nos queixamos à mínima coisa e nos deixamos abater de imediato desistindo de lutar pela vida.

    ResponderEliminar
  2. L.O.L
    Quão pequenos são os nossos "maiores problemas" quando comparados com estes, que afinal, nem sequer chegam a ser "problemas" para estas pessoas !
    Não são suficientes para os abater e fazer desistir !
    "Coitadinhos de nós", que não paramos de nos queixar por tudo e por nada !
    .

    ResponderEliminar
  3. É com estas coisas que devíamos aprender a estar caladinhos quando alguma coisa corre menos bem... porque no fundo o que temos é muita sorte! Como dizes, Rui, Coitadinhos de Nós, que nos achamos o centro do Mundo!

    ResponderEliminar
  4. cantinhodacasa13/9/10 12:45

    Olá. Sempre que me acontece alguma coisa,penso que tenho um emprego seguro, por enquanto; que vivo razoavelment;, que há pessoas com imensos problemas e que tentam viver da melhor forma possível e com os meios disponíveis.
    Este vídeo é um grande exemplo.
    E, quando alguém se queixa, e quase sempre é quem mais tem, digo isto: "Não te queixes. Há tanto sofrimento e dificuldade por esse mundo,ao nosso lado também! Nós somos privilegiadas". E deste modo calo muita gente.Talvez porque já passei por muitas situações difíceis.E o dinheiro para mim não é prioritário. É sim, ter saúde, acordar bem e deitar-me mehor.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Exemplos maravilhosos!!!
    Este caso da Talidomida é um marco importante na defesa dos doentes e da minha área de trabalho (as Boas Práticas Clinicas)!!!!

    ResponderEliminar
  6. Precisamos mesmo, nos lembrar todos os dias desse e de tantos outros exemplos de superação! E não se esquecer, jamais, de AGRADECER!!!!
    Beijuuss n.c.

    www.toforatodentro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Tive uma colega no liceu que tinha os braços mal formados, devido à mãe ter ingerido essa droga durante a gravidez. Há anos que não a vejo, mas casou nova e da última vez que soube dela já ia no terceiro filho...

    O problema está mesmo na cabeça das pessoas, que evitam os "diferentes"!

    ResponderEliminar
  8. Cleo
    Precisamos de olhar com mais frequência “para o lado”, para o que nos rodeia e não só para a nossa frente. Certamente veremos muitas coisas que não pensávamos existirem ou nos passavam ao lado e chegaremos à conclusão de quanta sorte temos !
    .

    ResponderEliminar
  9. Cantinhodacasa
    Verdade ! “Nós” temos tudo !!!
    Há um treinador de futebol português que treinou imensos clubes africanos, durante muitos anos. Foi entrevistado a propósito do mundial na África do Sul.
    Perguntaram-lhe: Você conhece muitíssimo bem a África (em tantos anos e em tantos países); com essa experiência, o que é que aprendeu ?
    Resposta: (quando se esperava qualquer coisa ligada ao futebol) Aprendi a nunca mais me queixar dos “meus problemas” !
    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  10. leitanita
    É verdade. Tua área de trabalho !
    Patente do laboratório alemão Chemie Grunenthal, lançado em 1/10/57.
    Suponho que ainda hoje é usada a talidomida (?), mas proibida a mulheres (?).
    .

    ResponderEliminar
  11. Olá Rê
    Será (?) que o “conceito de felicidade” é um só para todo e qualquer ser humano, ou haverá que diferenciá-lo em função de diferentes situações?
    Eu creio que o facto da superação, uma vez alcançada, por si só poderá eliminará diferenciações.
    É certo que uma pessoa poderá sentir mais dificuldade em realizar uma determinada tarefa, mas que isso não interferirá no dito conceito (?).
    Beijo
    .

    ResponderEliminar
  12. Teté
    Eu creio ser verdade que as “diferenças”, quando visíveis, o sejam mais aos olhos dos outros do que realmente “sentidas” pelos próprios !
    “Nós” vemos “coitadinhos”, que na realidade só o são aos “nossos” olhos !...
    .

    ResponderEliminar
  13. A talidomida, usada originalmente como sedativo, foi retirada nos anos 60, pela comprovada relação entre o seu uso e focomélia. O fármaco foi recentemente reabilitado como imunomodulador em diferentes situações clínicas como o mieloma múltiplo, eritema nodoso leprótico, doença do enxerto versus hospedeiro, doença de Crohn. O seu mecanismo de acção não está perfeitamente esclarecido, mas relaciona-se com a inibição da libertação do factor de necrose tumoral alfa pelos monocitos activados e com a inibição da angiogénese.
    INFARMED online

    ResponderEliminar
  14. leitanita
    Obrigado pelo esclarecimento ! :)))
    Chiiiça !... Tanto "palavrão", que fiquei com medo que algum dia mo receitem ! rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  15. Eu não me quero deixar abater... só espernear para não me acomodar.
    É claro que muita gente passa muito pior que nós e enfrenta desafios muito difíceis e consegue, portanto, também nós devemos conseguir resolver outros desafios bem mais fáceis e já deve adivinhar quais são.

    Bjos

    ResponderEliminar
  16. Isa
    Claro que são coisas diferentes, Isa !
    Superações de inferioridades físicas vs melhoria de condições materiais de pleno direito.
    Pelo facto de nos sentirmos privilegiados perante desgraças físicas de outros, às quais devemos solidariedade, isso não quer dizer que nos devamos acomodar às nossas situações "materiais", desde que possíveis de melhorar e que sejam de pleno direito e de justiça social.
    É evidente que os não defendo para os "parasitas sociais", aos quais aquelas condições não sejam aplicáveis.
    Lutar pelos nossos direitos materiais e sociais, nessas condições, é uma obrigação !
    Bjs
    .

    ResponderEliminar