17/02/2011

UM ALBACAR

Re-re-editado (surgidas algumas dúvidas)

A Nina acabou por reconhecer que se tratava de uma das Portas para o interior das muralhas da cidade de Miranda do Douro.
A Rosa dos Ventos, sem qualquer dica também reconheceu. Há dias tinhamos falado por aqui, no “Menino Jesus da Cartolinha” !
Já com algumas dicas a maria e a Sonhadora também acabaram por descobrir ! :)


Existiam quarto portas da cidade, algumas já destruídas, mas que mantêm os nomes da antiguidade. Ainda é pelas portas de Santo António, localizadas a Nordeste, que actualmente se entra na cidade. A Sudoeste fica a porta da Cerca, em bom estado de conservação , a Norte, ficam as portas de Nossa Senhora do Amparo e o Postigo de La Barca, situado a Oriente, é uma pequena porta gótica, dando entrada somente a peões.
Uma das Portas ( da Senhora do Amparo, ou de Santo António, ou da Cerca ? )



O Postigo de la Barca




Inicial : (Serão as portas da Cerca, Srª do Amparo, ou de Santo António ? )

SABEM ONDE ?


.

47 comentários :

  1. Castelo de Guimarães? Não deve ser. Não ias escolher um local tão fácil. Por esses lados é o único que conheço. Alcabar? Hmmm “Al” vem do árabe e significa “a” ou “o” . Tem alguma coisa a ver com a Serra da Gardunha? É só palpites!!!!!

    O problema (um dos), confesso, é que não sei o que é um Alcobar! E esta é a verdade!

    ResponderEliminar
  2. Catarina
    Sem querer adiantar alguma coisa sobre os palpites, só para esclarecer que :

    Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, ALBACAR e a
    "Porta que nas povoações amuralhadas dava para o campo".

    (até amanhã)
    .

    ResponderEliminar
  3. Alcobar quase que poderia ser um anagrama de albacar ... : ))))

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Rui. Quando consultei o Priberam ainda estava a pensar em “Alcobar” e não Albacar! : )

    ResponderEliminar
  5. Passando com saudade pra te abraçar e renovar a amizade. Me esqueceu né Rui? rsrs
    meu tempo sabático está quase ao fim.
    quanto ao castelo claro que nao reconheceria, como sempre.
    meu abraço

    ResponderEliminar
  6. N conheço Badajoz. (já vi que é, depois de ter lido a resposta da Sonhadora)
    Há tanta coisa que eu não conheço.
    bji gde, amigão.

    ResponderEliminar
  7. Catarina
    Só falha uma letra ! :))
    .

    ResponderEliminar
  8. Sonhadora
    Não ! Só se fosse com um telescópio muito bom e tinha que subir bem alto ! :)
    .

    ResponderEliminar
  9. Lis
    Olá, querida amiga ! Você andou por longe de sua casa . É natural que demore um pouco a pôr tudo em dia ! :))
    Um beijo grande !
    .

    ResponderEliminar
  10. Nina
    Não é Elvas nem Badajós !
    Eu também gostava de conhecer tudo ! rsrsrsrs
    Este, é em Portugal.
    Beijo, amigona ! :)
    .

    ResponderEliminar
  11. Luisa
    Apesar do "Al"(bacar)", não é Alentejo, Luisa !
    .

    ResponderEliminar
  12. Huum...
    Ai não?
    Então vou ver se chego a tempo de responder, antes da chegada dos ilustres:)

    ResponderEliminar
  13. A ser certa a minha resposta, já enviada por mail, trouxe-me saudades de tempos que julgava felizes.
    A porta possui o nome da santa padroeira da terra do meu Nando e por lá come-se carne de vaca bem especial.:)

    ResponderEliminar
  14. Poderia ser...mas não é (esta porta é maior)

    ResponderEliminar
  15. Já me fartei de pesquisar castelos com porta para o campo...e nada.
    O mais parecido é o que mencionei.
    Fico a aguardar a resposta:)
    bji

    ResponderEliminar
  16. E o que me aborrece é que já lá estive de certeza! :-))
    Passamos a vida, salvo seja, a visitar terras com história...
    Até logo

    ResponderEliminar
  17. Nina
    OK. Já recebi o mail. Não digo para já se é ou não ! :)))
    Se calhar não encontras porque não é propriamente um castelo, mas sim parte da muralha da localidade !
    Por acaso, aqui também se come um bom "petisco" !!!
    .

    ResponderEliminar
  18. Rosa dos Ventos
    Por acaso há tempos disseste que conheces lá uma "coisa curiosa".
    Não percebi por que te aborrece !?... Por não saberes ou por não quereres dizer ?... :)))
    .

    ResponderEliminar
  19. E eu faço um molho para ela fantástico.
    Se quiseres, até dou a receita à tua Lena. É especialidade do meu pai.:)
    Com batatinhas a murro é de comer e chorar por mais (fiz ao meu Nando há dias:))
    bji

    ResponderEliminar
  20. Será Porto. Muralhas Fernandinas?

    ResponderEliminar
  21. Não, Sonhadora.
    Ora pensa lá num prato de carne, com batatinhas a murro e um molho à base de azeite e alho...:)

    ResponderEliminar
  22. Eu sei, mas não vou dizer para dar a vez a outras pessoas eheheheh

    (Clique na foto para aumentar) dizes tu e eu clico na esperança de ver o nome do local em letras pequeninas eheheh

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  23. Claro. Já sei e já lá estive. O comentário da Nina cheirou-me a francesinha. Mas com batata a murro vai melhor a Posta.

    ResponderEliminar
  24. Nem mais!
    E eu fiquei com tanta vontade de comer uma.lol

    ResponderEliminar
  25. Sonhadora
    Não é no Porto ! :))
    .

    ResponderEliminar
  26. Nina
    O que é que a culinária tem a ver com estes enigmas ? Olha que eu só almoço daqui a 1 hora ! :)) De um murro precisacas tu ! ... andares por aqui a frazer-nos fome ! rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  27. maria
    Esta tinha o nome da terra em letras bem grandes na placa à entrada daquela porta, ... mas eu safei-a. :)))... e na descrição da fota,... "chapéu" ! :))
    .

    ResponderEliminar
  28. LOL!
    Eu já vou almoçar.
    Estando o piolho em casa, come-se bem cedo.
    Não é posta, mas é o peixe que eu mais gosto:congro ou safio como muitos lhe chamam.
    Bom apetite!:)

    ResponderEliminar
  29. Sonhadora
    A Nina é uma "desbocada" que vem praqui só para nos falar em comida ! :)))
    Também prefiro batata a murro. A Francesinha tem muitas calorias e gorduras ! :)))

    ResponderEliminar
  30. Nina
    Tás a ber ! :))) Agora ficamos todos cheio de fome e desviaste a atenção do post e do enigma ! :(((
    Já agora, qual é o nome da santa que é padroeira noutras terras ? :))
    jinho
    .

    ResponderEliminar
  31. Nina
    Comer a esta hora ? ... tchhh ! Ainda há pouco tomei o "piqueno" ! ...
    .

    ResponderEliminar
  32. Porta da Senhora do Amparo...
    Será?

    ResponderEliminar
  33. Rosa dos Ventos
    Obrigado Rosa. Por acaso não sabia !
    .

    ResponderEliminar
  34. Esta é mais larga do que a da Senhora do Amparo...:-((

    ResponderEliminar
  35. Rosa dos Ventos
    O nome da Porta, como disse, não sei. Talvez a Nina saiba !?...
    .

    ResponderEliminar
  36. Rosa dos Ventos
    Afinal a Nina já tinha dito e comprovado por mail. É mesmo a Porta da Srª do Amparo !
    .

    ResponderEliminar
  37. Ia agora mesmo perguntar se não recebeste o mail.lol

    Deixa-me contar-te uma história que o meu pai me conta desde criança.
    A capelinha encontra-se à beira rio.
    Um dia, estava um pescador a tentar a sua sorte. Horas volvidas e nada.
    Olhou para a capelinha e pediu :Ó minha Nossa Sra do Amparo, se me ajudares a pescar, prometo-te que o peixe maior vai para a tua fonte!
    Dali a pouco, milagre: o peixe maior da sua pescaria surgia das águas do Rio Tua!
    Olhou para o peixe, olhou para o santuário, várias vezes, indeciso. E disse:
    Queria-lo, não querias? Toma! (e fez aquele gesto fantástico à Zé Povinho.)
    É claro que o peixe, que estava na mão, caiu redondinho ao rio.
    Desolado, virou-se para o Santuário e exclamou:
    "Carambas, minha N.Sra., não levas pr'á brincadeira!"
    Desde então, surgiu a expressão "és pior do que a Sra.do Amparo".lol
    :)
    beijocas
    (o almoço já cá canta!)

    ResponderEliminar
  38. Não levas nada...
    (faltava o advérbio nada.:))

    ResponderEliminar
  39. Nina
    Muito interessante ! :))) "Quem dá e torna a tirar, ao Inferno vai parar !" ... Quem promete e não cumpre, ... espere-lhe pela volta ! " rsrsrs

    Falaste em almoço ?... o meu também já canta ! Não foi uma "Posta à Mirandesa", mas sim um "bacalhauzinho à espanhola" ! :))
    .

    ResponderEliminar
  40. Posso até ter reconhecido, mas continua a intrigar-me.:)
    bji

    ResponderEliminar
  41. (estou como uma barata tonta...as coisas que aqui se aprende, calado nos bastidores...)

    ResponderEliminar
  42. Nina
    Isto ficou um pouco confuso quanto ao nome das portas, mas se houver qualquer dado novo, faz-se a correcção ! :))
    Depois de ver a Net também fiquei mais confuso, porque até falam numa outra "Porta Falsa" e aparecem fotos iguais com legendas diferentes. Só indo lé evendo ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  43. ooops!!!
    Ó meu caro ! ... pelos vistos ficamos a desaprender um pouco :)))... não podes esclarecer ?...
    Olha que na próxima é que vais aprender, mas não podes dar a solução, OK ? (nem outra senhora que anda por aqui ;) ).
    .

    ResponderEliminar