19/12/2009

CONFLITO DE GERAÇÕES

.
Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:

1) "A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, goza da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos, hoje, são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos seus pais e são simplesmente maus."

2) "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a Juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."

3) "O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."

4) "Essa juventude está estragada até ao fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."


Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases.
Então, revelou a origem de cada uma delas:









1ª) de Sócrates (não, não é o nosso) (470-399 a.C .)
2ª) de Hesíodo (720 a.C.)
3ª) de um Sacerdote no ano 2000 a.C.
4ª) de uma escrita num vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (atual Bagdad), possuindo portanto mais de 4 milénios de existência.

CONCLUSÃO !
Aos que são pais:
RELAXEM, POIS SEMPRE FOI ASSIM!
.

4 comentários :

  1. É verdade, todas as gerações caem na mesma lengalenga: a nossa era boa, a dos mais jovens é perversa! (esquecendo-se que já os nossos pais e tios afirmavam o mesmo de nós...) :)

    C'est la vie!

    ResponderEliminar
  2. Teté, muito Bem-Vinda, obrigado e volta sempre! :))

    É curioso como a situação se repete ao longo de tantos séculos e a nossa visão, imutável.
    E não se passa só com a educação dos filhos. Até connosco acontece ! Estamos sempre a repetir: "no meu tempo" disto ou daquilo é que era ! Se calhar "não era" (diferente). As perspectivas é que se alteram!
    .

    ResponderEliminar
  3. cantinhodacasa20/12/09 00:20

    Mesmo lendo estas citações, e é um facto que sempre houve crianças e jovens sem regras, o certo é que nós temos a obrigação de transmitir os valores.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Transmitir os valores é uma "obrigação", é um facto, mas o curioso é que em qualquer circunstância tendemos sempre a avaliar de um modo mais exigente o que é actual e na realidade tender a ser menos exigentes com o passado.

    Nota: Tenho uma ideia para um post relacionado com este tema, tendo como base o ensino, os professores e os alunos(2ªfª ?) :))
    .

    ResponderEliminar