27/12/2009

BOAS NOTÍCIAS SOBRE A GRIPE

.

E se a primeira pandemia do século XXI se saldar por um mundo com menos gripe?
Este cenário baseia-se, em larga medida, num fenómeno natural designado “substituição viral”, e que foi observado em pandemias anteriores – pelo menos nas três últimas, que foram estudadas usando modernas técnicas de laboratório. Em termos simples, nas pandemias do século XX (1918, 1957 e 1968) o novo vírus tomou o lugar do seu predecessor.
Se o mesmo acontecer com a pandemia de 2009, o mundo poderá ter saído a ganhar e isso poderá ser uma bênção”. O mundo viria a ganhar não só porque este novo vírus é, aparentemente, menos letal do que os anteriores, mas porque permitiria maior eficácia nas vacinas sazonais.

Acontece que o H3N2 (anteriormente existente) é um vírus agressivo, sobretudo para os mais idosos. A saúde pública não lamentaria o seu desaparecimento. Seria a coisa mais espantosa”. “Porque a maioria dos surtos domésticos de gripe são causados pelo H3N2, ver-nos-iamos livres de cerca de 80% dos surtos, o que seria brilhante”. Esta perspectiva animadora esbarra num problema: se os H3N2 atingem mais a população idosa, os H1N1 afectam bastante os mais novos. “Porque é que isto acontece, ainda não sabemos”. Mas crianças e adultos respondem melhor à vacina do que os seniores, cujos sistemas imunitários se encontram mais debilitados com a idade avançada.

.

3 comentários :

  1. Viste ?!... e ainda não é tudo ! Mais logo, mais novidades !
    Entretanto, AAA - Abafa-te, Avinha-te e Abáfa-te !
    Melhora rápido !
    .

    ResponderEliminar
  2. Olá Silvana, Bem-vinda e volta sempre a esta humilde sala, comparada com a tua.
    Passei por lá e deixei comentário. Fascinante ! Já está no role dos que sigo !
    Beijo
    .

    ResponderEliminar