11/12/2009

O CHORO DAS CRIANÇAS

.
Porque é que as crianças choram ?













As crianças têm sempre uma razão quando choram ! Não há que negar !
É uma necessidade gerada pelo seu organismo.

Muitas vezes, nós adultos não sabemos como reagir ao choro de uma criança. Especialistas dizem que devemos ter muito cuidado com a demonstração do tipo da nossa reacção, a uma criança que chora, pois devem ser levados em conta, antes de mais, os motivos que a fazem chorar.

É o que elas mais esperam quando choram : - a nossa reacção !
Muitas vezes com a nossa simples chegada e primeiras palavras, elas param de chorar. Para quê chorar mais ?... O objectivo já foi conseguido.

A criança é o ser vivo mais motivado na natureza : “Eu quero chamar a atenção” (seja qual for o motivo) ! ... então vou chorar ! ... e normalmente resulta!...

Mas como identificar a razão do choro ? Pode ser importantíssimo !
É imperativo descobri-lo para reagir de acordo. Nunca podemos descurar a procura do motivo do choro, contudo, sem grandes demonstrações emocionais evidentes para a criança e saber distinguí-lo :

Desconforto? Dor? Sono? Insegurança ? Carência? Fome? Emoção ? Birra ?
Mas, e quando o choro não é choro?

O ser humano (principalmente criança) tem uma enorme capacidade de simular o choro para conquistar um objectivo.
A criança vai crescendo já acostumada a um determinado tipo de reacção que provoca: "se eu chorar, minha mãe vem a correr". Mas aí cabe aos pais ir retirando aos poucos esse costume, adquirido em bébé, ensinando-lhes novas formas de comunicação.

Se a criança pedir algo como um brinquedo novo e lho negarmos, ela pode chorar de protesto, como fazia quando bebê. Se o atendermos só para "fazê-la parar de chorar", estaremos a alimentar ainda mais a sua certeza de que "chorando, tudo se consegue" e essa, é a melhor forma de criarmos filhos mal formados, quando adolescentes ou adultos!

Há que estar muito atenta/o porque das nossas atitudes poderão resultar personalidades extremamente variadas (péssimas ou óptimas) quando adultos, em função destas nossas reacções, enquanto eram crianças.

Saber educar é das coisas mais difíceis da humanidade e nem sempre damos a isso a imprescindível valorização !

Rui da Bica (texto)
Fotos: algures na Net.
.

8 comentários :

  1. Tirando, a aflição de os ver doentes ou maltratados, tenho que confessar, desculpem-me muito, que, dos ruídos que mais me incomodam na vida, é o choro de crianças mimadas e mal educadas.Nos comboios, nos supermercados...!
    Terrível!
    Mas esta colecção de fotos está lindíssima!!!

    ResponderEliminar
  2. e quando não têm razão para chorar, há sempre alguém por perto que lhe pode dar uma razão para isso!

    ResponderEliminar
  3. cantinhodacasa11/12/09 19:58

    Gostei do que li. Pensei que estava no lontricesde tão envolvida na leitura destes post.

    Evidencio esta tua frase muito simples mas cheia de conteúdo e verdade:Saber educar é das coisas mais difíceis da humanidade e nem sempre damos a isso a imprescindível valorização "
    Beijinho e bom fim de semana
    "

    ResponderEliminar
  4. Swt, duas situações, irónica e simultaneamente, tão diferentes e tão semelhantes:
    Ver uma criança chorar por dor, por medo, por desconforto de qualquer ordem, é o cenário mais triste que se pode imaginar.
    Agora, quando o choro não é choro, por mimo, perrice, ou birra é das coisas mais irritantes, neste caso, por revolta e a coisa que mais apetece é dar umas boas palmadas, não na criança, mas nos pais que as não souberam educar.

    Da colecção de fotos, infelizmente, apenas posso “assumir” a selecção. rsrsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  5. É verdade Vício, se é que entendi, referes-te aos amigos ou outros familiares que se aproximam da criança, com as habituais “festinhas” e os “coitadinho, coitadinho”, impedindo a acção dos pais.
    Há que preservar a relação pais/filhos no que diz respeito à educação, sem interferir.
    .

    ResponderEliminar
  6. Olá Cantinho. Gostei que gostasses. :))
    Quanto à dita frase, uso-a com frequência. Considero “difícil” , por não poder ser uma “receita igual para todos”.
    Dois, três ou quatro filhos, dos mesmos pais, exigem “receitas diferentes” para que se obtenha o mesmo sucesso.
    As personalidades de cada criança (irmãos/irmãs) são diferentes, não sendo por isso iguais, as reacções ao mesmo tipo de educação.
    .

    ResponderEliminar
  7. Rui,
    nunca fui Pai e tenho imensa pena, mas ainda não perdi a esperança de ter essa experiência mágica... no entanto, já estive numa instituição que tinha 130/140 crianças e adolescentes e apliquei todo o meu conhecimento na sua educação... que se resume no teu último comentário.
    Não gostei muito das imagens.
    Abraço :)

    ResponderEliminar
  8. Ser Pai é de facto “A Coisa Maravilhosa” !
    Ser co-responsável pela educação de mais de 100 deve ser uma tarefa muitíssimo complicada e tanto mais porque aí, julgo que faltará a “natural autoridade” dos pais e é natural que se tenha que lidar com muita tentativa de “fintar” de diversas maneiras os educadores. A Educação é de facto a tarefa mais difícil do mundo, se se quer bem sucedida !
    .

    ResponderEliminar