05/12/2009

PERDER NÃO É SAIR DERROTADO

Factos familiares muito recentes e não tão recentes, mas próximos no tempo, fizeram-me meditar neles e de um modo algo alegórico, dedicar-lhes este post:







Quando se é criança a nossa vida é marcada por grandes tragédias ou tristezas, como quando se descobre o quanto se gosta de uma pessoa, animal, ou simples bichinho de estimação e eles morrem.

No vídeo, retalho de um filme, o miúdo passa por um pântano com o seu cavalo, o seu maior amigo, tudo o que ele mais adorava !
No filme, quem passasse pelo pântano e se deixasse dominar pelo medo, afundava-se no lamaçal das areias movediças.
O cavalo deixou-se dominar pelo medo, o que lhe foi fatal.

O rapaz lutou até ao fim, tentando salvar o seu grande amigo. A coragem e a vontade de vencer, tentando convencer o amigo a não desistir, deram-lhe forças para se salvar.

As perdas, daqueles de quem se gosta muito, daqueles que se amam, causam-nos uma tristeza muito difícil de ultrapassar, mas quando fazemos tudo para evitar essa perda, mesmo não o conseguindo, já conquistamos uma vitória.
Ficamos terrivelmente tristes, avassaladoramente tristes, sem qualquer dúvida, mas saímos vitoriosos.

Perder não é derrota. Derrota é não lutar por vencer, mesmo ganhando, assim como, do mesmo modo, vitória não é apenas não perder. É, mesmo perdendo, ter lutado por ganhar!

É uma estória triste, até violentíssima, que nos faz suster a respiração largos momentos, quando se vê o vídeo, mas fica também uma grande lição de vida :

Aquele miúdo não pode nem deve continuar a viver na tristeza por ter perdido o que lhe era mais querido, porque fez tudo, mesmo tudo, que estava ao seu limitado alcance para evitar a morte do seu amigo. Nada nem ninguém o pode recriminar !

Ele, na realidade, embora perdendo, não ganhando a "luta", saíu vitorioso e deverá continuar a viver, com orgulho em si próprio e ter sempre presente que saíu vitorioso duma luta que perdeu, mas que perdeu não sendo derrotado !
.

8 comentários :

  1. Só se luta quando há uma motivação.

    ResponderEliminar
  2. .
    ...e não deve haver maior do que a de salvar a vida de quem se quer mais, de quem se ama !

    Essa será a mais forte, mas quererá isso dizer que se noutros casos criarmos motivações suficientemente fortes na nossa vida o resultado só poderá ser, saír vitorioso ! Será Paulo ?
    Obrigado pelo comentário.
    .

    ResponderEliminar
  3. Não, Infelizmente não chega só a motivação!

    O motivo, a motivação, é só o 1º passo para começar a andar em frente, depois é necessário dar o segundo passo e depois um terceiro… , para que isto aconteça naturalmente é necessário que uma série de condições de estados de espirito, fisiologia, crenças e energia estejam reunidos.

    Se alguém não estiver bem, em condições de dar passos sucessivos, se em algum dos pontos citados houver desordem, então, terá que criar uma estratégia que reúna os recursos impulsionadores que cada um tem para que consiga avançar.

    Tantas vezes temos uma motivação mas não conseguimos avançar, nada muda, não conseguimos ver resultados, avançar.

    Pois bem, há algumas ferramentas muito poderosas que permitem desbloquear esses “pontos travão” e reordena-los, há quem as conheça e consiga fazê-lo sozinho e há quem não as conheça e pode recorrer a quem as conhece.

    ResponderEliminar
  4. cantinhodacasa5/12/09 15:57

    Bom post e bom comentário do Paulo.
    Dois entendedores nestas questões do que é a vida, o querer, a motivação e a luta pela realização, mesmo que para isso se perca alguma coisa, como neste vídeo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Paulo, na verdade o tema é apaixonante e extremamente útil ! Se com a utilização dessas "ferramentas" eu possa desbloquear alguns dos meus "pontos travão" ao ponto de me sentir mais feliz, porque perder a oportunidade de as utilizar ?
    Obrigado pelo comentário.
    .

    ResponderEliminar
  6. Cantinho, quanto a entendedores, digamos "um" e "um bocadinho" em vez de "dois".

    Quanto ao tema, aquele retalho do filme apareceu-me por acaso, mas numa ocasião em que estava realmente a precisar dele.
    Vê-lo deixou-me sem respiração durante momentos. Interpretá-lo, com o sentido em que o interpretei, foi no momento certo, num momento de perda, sem derrota.
    Bjs. e obrigado pelo comentário.
    .

    ResponderEliminar
  7. cantinhodacasa6/12/09 00:05

    Rui, lamento a perda. O conteúdo do teu post deu para entender que alguma coisa se passava.
    Ver sofrer custa muito. Perder , custa muito mais, mas a vida deve ser continuada por quem fica.
    Sinto muito.
    Em sete anos faleceram 4 pessoas da minha família.
    E vem o Natal. Vivemo-lo da melhor forma possível,mas o coração dói, não os vendo.
    Fica a saudade e a recordação.
    Tens um neto. "Vive-o" com amor . São as crianças que nos ajudam a superar a perda que temos nas nossas vidas.
    Beijinho sincero.

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado, Cantinho, pelas palavras Amigas.

    Bjs.
    .

    ResponderEliminar