27/12/2009

GRIPES E NÚMEROS

Fonte : http://www.gripenet.pt

A monitorização Gripenet regista a consolidação da tendência de descida da epidemia.

Registou-se um primeiro pico epidémico entre final de Outubro e meados de Novembro. O decréscimo da incidência foi interrompido na terceira semana do mês onze. As duas últimas semanas retomaram a tendência de decréscimo. No ano passado tinhamos, nesta altura do mês, mais gripe do que agora.

Comentário (pessoal) : Se bem que ainda seja muito cedo para "cantar victória", uma verdade até agora evidente, é que a gripe em geral provocou menos casos este ano que no ano anterior. Parece paradoxal, mas não é (na minha opinião).

O facto de estar "toda a gente" mentalizada para o pior, levou a que, quer os "particulares", quer os organismos públicos tomassem precauções extra, relativas a evitar contraír a Gripe A . Esse novo tipo de comportamento gerou efeitos de ordem geral.

É um facto que se verificaram muito maiores cuidados de higiene, lavagens de mãos com muito maior frequência, utilização de álcool apropriado para desinfecções de mãos, maiores cuidados quando em locais públicos, maior consciência cívica relativamente às possíveis causas de contágio, ficar em casa aos primeiros sintomas, etc., etc., levaram a que os ditos contágios verificados em anos anteriores fossem agora muito mais reduzidos e daí os números verificados, pelo menos neste momento e isso foi muito positivo.

.


5 comentários :

  1. Et voilà! Esperemos que não estejamos a embandeirar em arco...!

    ResponderEliminar
  2. Swt, eu participo no "Gripenet" desde Abril 2008. Dos textos eu indico a fonte, os comentários são meus. Eles (Gripenet) são muito cautelosos nas informações que dão, e são baseadas nos testemunhos e informações de mais de 50 mil cooperantes de todo o mundo, no entanto eu escrevi acima:
    "Se bem que ainda seja muito cedo para "cantar victória"...

    Podes ver e inscrever-te e colaborar aqui: http://www.gripenet.pt/

    ResponderEliminar
  3. Verdade,tenho visto nego que nunca lavava a mão, lavá-las todas as horas, agora.
    Bem, mas deixa eu te desejar muitas alegrias e esperanças para o ano vindouro. De mãos lavadas e tudo!
    bejão

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Walkyria e também para ti Um Grande Ano 2010, sem gripes e com óptima saúde!
    No que respeita a gripes vocês aí estão bem melhores que nós. Aí é Verão e aqui Inverno frio e chuvoso. :))

    Outro Beijão.
    .

    ResponderEliminar
  5. Se precisarem de ir lá, o caminho é por AQUI.
    .

    ResponderEliminar