11/08/2010

MEAT IS MURDER

Deste Blog , (tradução livre) para auscultar opiniões. Eu tenho a minha.

Nós (movimento) sempre dissemos que comer carne é assassinato, mas a nossa manifestação, em Nova York (Times Square) esta semana, literalmente, virou essa mensagem em carne e osso.
Toda a carne provém de alguém. E quando se mostram corpos humanos embalados "à supermercado" naqueles pacotes cuidadosamente embalados com plástico, ... :(((... temos que pensar 2 vezes.

Clique para ver melhor




Quando imaginamos a acção da mastigação e deglutição da pele e músculo de uma vítima de assassinato, olhando para estes corpos embalados e prontos a meter no carrinho de compras, certamente estamos a dar cabo do nosso apetite.
Isto é uma resposta adequada para assistir a uma exibição horrível dos cadáveres daqueles que têm sido atormentados e morreram.
Cada pedaço de carne é proveniente de um indivíduo que sofreu e morreu miserável e violentamente.
Por outras palavras, a carne é ... sim ... assassinato.

Clique para ver melhor




Trata-se de uma manifestação de vegetarianos / vegan .


Nota: Pela minha parte estou receptivo à ideia e tenho vindo desde há bastante tempo a eliminar da minha alimentação, para já as carnes vermelhas e os enchidos, pelo seu maior grau de toxicidade, e a reduzir gradualmente o consumo de carne de qualquer origem.

Comer carnes não é essencial ! Proteínas, sim, mas essas encontram-se em muitos outros tipos de alimentos "alternativos" à carne (proteínas). Bastará fazer uma "pesquisa" no Google.


Se, por outro lado, imaginarmos e tomarmos consciência da quantidade de recursos alimentares (pastos, cereais, legumes, água, etc.) que os animais que comemos consomem, chegaríamos à conclusão que cada kg de carne que ingerimos representa, na criação desse Kg de carne, o equivalente à alimentação de muita gente.
Há estudos sobre o assunto que não cabem no âmbito deste post. Poderemos voltar ao assunto.

Portanto: pela Vossa saúde, pela vida dos animais, pelo ambiente, por um mundo melhor, ... pelo menos, reduza ao seu consumo de carne e utilize alimentos alternativos !

.

13 comentários :

  1. Eu gostava de ser vegetaria, mas infelizmente não o sou por natureza. A única razão pela qual eu deixaria de comer carne, seria o respeito à vida dos animais e não por questões de saúde própria. Nós cá em casa não comemos carne todos os dias e sempre que possa, compro carne de categoria Demeter, o que não nos é sempre possível, pois esta não está à vendo por todo o lado. Este tema deixa-me sempre triste e sem palavras. Não estou satisfeita com a minha atitude perante este tema. Adorava conseguir deixar de comer carne.

    ResponderEliminar
  2. Ótima postagem Rui.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. cantinhodacasa11/8/10 22:37

    Olá Rui.
    Gostei do que li. Não cliquei nas imagens porque me fizeram alguma confusão.
    Quero dizer-te que, por mim, não comia carne. Não significa que de vez em quando não me apeteça uma picanha ou uma costeleta de vitela, mas raramente como e dia para dia corto a tudo que seja carne vermelha. Costumo ter críticas da família por esse motivo. Como carnes brancas, por moticos de saúde, embora não seja grande apreciadora, e não deixa de ser carne de animal.
    Peixe é o meu prato quase diário. E não fosse a Sofia estar por aqui diariamente, nem comia carne.
    Concordo com o que aqui escreveste. Com a idade vamos entendendo que a saúde preserva-se alimentando-nos com vegetais, fruta, e peixe (este não dispenso) e pouca quantidade ao jantar.
    Se pudesse viveria apenas e só de sopa e fruta.
    Bom post.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Discordo completamente dessa visão vegan. A alimentação equilibrada necessita de variedade, para não referir o prazer da boa mesa.

    A campanha de "choque" não me chocou, só me fez pensar que há muito fundamentalista neste mundo. E que campanhas deste género são fruto de gente de barriga cheia. Em África e em outros países pobres há gente que come gafanhotos e insectos, não tenho dúvida de que se precisasse também comeria - mas lá não há alfaces, tomates, grão e feijão, por exemplo.

    O que não percebo é a mania de tentar levar os outros a seguir o mesmo rumo. São vegetarianos? Ainda bem para eles! Mas lá por isso não têm de tentar convencer a humanidade que a alimentação é mais saudável (uma dieta vegetariana mal gerida até pode ser prejudicial) nem de se armarem em defensores da saúde alheia... :(((

    Por muito triste que seja existem animais que são criados para consumo da população. E se de hoje para amanhã fecharem aviários, matadouros, viveiros, etc. de certeza que a fome aumenta a nível mundial!

    ResponderEliminar
  5. Raramente como carne vermelha, como alguma carne de aves mas dou preferência a peixe, legumes, saladas e fruta!
    Muito violentas as imagens!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a mensagem, não com esta forma de a dar a conhecer e por isso não aumentei as imagens.

    Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  7. Eu respeito a minha dentição e ela está bem preparada para, também, comer carne.
    O que acontece é as pessoas comerem demasiada carne, aliás, a roda dos alimentos mostra bem as proporções que devemos comer dos diferentes grupos e eu tento respeitar isso.
    Mas para proteínas, quem não quiser carne pode comer insectos, coisa que está a ficar na moda, no entanto, eu não digo não... a um cabritinho assado lol

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Isa
    Experimenta comer uma mosca e diz-me se é ou não é bom. Não se trata de moda. Tudo o que não sejam insectos e politicos na minha dieta é que é contra-natura

    ResponderEliminar
  9. Parece-me que uma mensagem tão importante como esta n carecia desta crueza de imagens.
    bji gde, amigo

    ResponderEliminar
  10. Todas/os
    Marota, Fátima, Cantinhodacasa, Teté, Rosa dos Ventos, São, Isa GT, Aranhiço e Nina:

    Obrigado pelos comentários. O caso é polémico e a ideia era auscultar opiniões face à manifestação e de como encaram o vegetarianismo.

    Conforme dizia no post, não sou vegetariano, embora gostasse de o ser, sem radicalismos, moderadamente (só vejo vantagens) e estou perfeitamente receptivo ao tema, conforme a minha opinião expressa.

    De um modo geral, depreendi que a maioria está de acordo com um vegetarianismo moderado, embora tenham achado as fotos e a manifestação, um exagero chocante.
    Acontece que muitas vezes o “choque” é um elemento fundamental para chamar a atenção para uma determinada questão. Por isso, estamos a falar no assunto.

    Estando em causa : matar animais para comer, a n/ saúde, o ambiente e factores económicos, no geral dos comentários, eles são valorizados por esta ordem.

    Continuo a pensar que se exagera muito no consumo da carne, quando está provado que as proteínas contidas em apenas 60 g são suficientes para uma boa alimentação. O excesso só vai prejudicar, intoxicando o organismo.
    Se se come carne é porque ela tem proteínas e acho que continua a haver uma confusão entre ambas. As proteínas é que são essenciais e abundam em muitos outros alimentos alternativos (basta consultar o Google).

    Concordo que a carne (criação p/alimentação) seja mais económica e com o seu consumo por parte de quem não tenha outras alternativas.

    Devemos ter ainda em conta que por ex. uma vaca criada para venda no talho consome na sua vida muito mais alimentos e outros recursos do que aqueles que ela própria vai fornecer à humanidade e portanto está a consumir muito mais alimento do que aquele que fornece, o que quer dizer que se acabasse a produção animal para a alimentação, não quereria dizer que isso contribuísse para a escassez de alimentos a nível mundial. Só teriam que ser alterados os hábitos de consumo e contribuía-se para um melhor ambiente.

    Concordo, por todos os motivos, que não há melhor alimento do que aquele que a “terra” nos dá !
    .

    ResponderEliminar
  11. Aranhiço, não te quis ofender, prometo não comer aranhiços e, muito menos, moscas lol lol lol

    ResponderEliminar
  12. Isa Gt
    O Aranhiço, a continuar assim (a comer políticos) qualquer dia fica envenenado ! :))
    rsrsrs
    .

    ResponderEliminar
  13. Se vocês são tão a favor da defesa dos animais porque vocês comem a comida deles então?
    Olha se vocês não comem carne problema de vocês, cada um come o que gosta, agora dizer que comer carne é assassinato ai eu acho que vocês exageraram e estão tirando o meu direito de escolher oque eu vou comer ou não.Não cabe a um monte de vegetarianos decidir oque eu devo ou não comer.Se vc tira uma cenoura da terra, ela para de receber os nutrientes da terra então ela não é mais um ser vivo isso constitui em assassinato tambem e ai como vocês de devedem? Vão fazer fotossítese daqui pra frente KKKKKKKKK.

    ResponderEliminar