13/08/2010

NA HONDA

Re-editado


Ainda hoje uma mulher lindíssima e cheia de charme !

Françoise Hardy ( nasc 17/1/44 ) , Paris, é uma cantora e compositora francesa.

Quando vi esta foto, (da moto, abaixo) recordei-me com saudade e muita nostalgia (com uma pequena lágrima ao canto do olho) aquela extraordinária década da música francesa !

Uma das “grandes responsáveis” pela “década do amor” que influenciou na altura toda a juventude, na qual me incluía. Foi uma época notoriamente marcada pela música francesa, ouvida por toda a juventude e não só.



Em 1961, com apenas dezassete anos, assinou um contrato com a editora discográfica "Vogue". No ano seguinte Françoise alcança grande sucesso internacional com a canção (ver o Vídeo) "Tous les garçons et les filles" (mais de dois milhões de cópias vendidas), à qual continua associada até hoje.

Em 1967 iniciou uma relação sentimental com o músico Jacques Dutronc , o seu parceiro até hoje, com o qual teve um filho, Thom, em 1973.

Em 1988 Françoise anunciou que se retiraria do mundo da música . Apesar da sua intenção, a retirada não se verifica. Dois anos depois assina um contrato com a editora Virgin e em 1996 lança o álbum "Le danger".

Françoise Hardy regressou ao mundo dos discos em Novembro de 2004 com a edição de "Tant des belles choses", aclamado pela crítica.

.
Quem vai na moto ? - A Isa Gt acertou muito rápido !
Foi uma miúda que mexeu connosco e com os nossos "corações" !!! ;))


25 comentários :

  1. Inconfundível: Françoise Hardy. E já agora, o Jacques Dutronc, com quem namorava, não aparece? rrss
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Fui confirmar o nome e por todo lado vejo ardy, sem h e com letra pequena, agora a São deixou-me baralhada ;)))

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Eu acertaria se tu me deixasses recuperar o fôlego! :-))
    É que são umas a seguir a outras e não dá tempo...
    O que eu dancei e cantei esta chanson d´amour!
    Belos tempos...
    Ainda hoje adoro ouvir e trautear esta e outras canções dessa década de ouro como lhe chamas...

    Bisous

    ResponderEliminar
  4. Sempre escrevi e vi escrito com H, Isa...

    ResponderEliminar
  5. Isa Gt
    Ela toda, sempre inconfundível como diz a São !
    Miúda que "mexeu" (e pelos vistos ainda mexe) muito comigo !
    Com H ou sem H, não será importante, Isa. Importante foi recordá-la e que também a Isa a reconhecesse de imediato ! Inesquecível !
    .

    ResponderEliminar
  6. São
    É verdade, minha amiga, inconfundível e inesquecível ! ... e o "seu" Jacques Dutronc, lá está mencionado no texto :)))
    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  7. Rosa dos Ventos
    Está calada, rapariga ! Não me recordes mais esses tempos ! ;))) Que saudades !... e esta é das que "fica" mesmo ! ... aquele "embalo" que dá vontade de acompanhar em movimento e trauteando ! ...
    Bisous aussi por toi !
    .

    ResponderEliminar
  8. Ai, que saudades da música francesa( e também da italiana), mas não a reconheceria na foto actual.

    Sempre vi como escreve.

    Um bom final de semana a todad a gente.

    ResponderEliminar
  9. cantinhodacasa13/8/10 13:14

    Olá Rui. Não vai há muito tempo que falei desta jovem. Belos tempos em que a música Francesa fazia furor e mexia com os nossos corações.
    Adamo, Sylvie Vartan, Françoise Hardy,Charles Aznavour, Gilbert Bécaud,Claude François, Jonhy Halliday, Mirreille Mathieu...Grande época.!
    Esta menina, embora eu não a considerasse uma gramde cantora, admirava a silhueta dela e o seu belo e longo cabelo comprido com franja.
    Gostei deste post.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. São
    É verdade. Belos tempos da música latina (francesa e Itliana) que animavam os bailes da época e predominavam nas rádios !
    Todo aquele romantismo !...
    Hoje a língua inglesa é completamente dominante !
    .

    ResponderEliminar
  11. Cantinho
    Bem lembrados todos esses "nomes", para falar na música francesa. Também a Italiana, esta mais à base de conjuntos musicais, domoinaram aquela época !
    Ela mais ""rapariga", a Juliette Gréco mais "madura e austera", a Silvie Vartan, mais "menina", a Mirreille Mathieu, uma senhora, todos os homens, extraordinários.
    Curioso como as raparigas de hoje usam o cabelo como ela usava !
    Curioso também, como nesse tempo o Francês (língua) tinha tanta importância ! Naquele tempo, mais importante que o Inglês. Ainda "apanhei" os 5 anos de Francês e os 3 de Inglês, no liceu.
    Beijinho
    .

    ResponderEliminar
  12. Só reconhecia a foto em jovem, apesar de concordar que se mantém linda!;)
    Era um ídolo dos meus pais;)
    bji gde

    ResponderEliminar
  13. Cresci ao som desta música! Fez-me muito bem re-ouvi-la. Trés belle, cette chanson et chanteuse... Brigadinho Rui!

    ResponderEliminar
  14. Nina
    Voilá, Nina ! Tu eras uma menina pequenina ! :)))
    Admira-me é que te lembres dela assim !
    Naquele tempo os corações dos jovens saltavam do peito com tanto romantismo das canções francesas !

    Beijoca
    .

    ResponderEliminar
  15. Marota
    Não digas mais nada, que por causa deste post já tive que usar o lenço ! :))
    Recordar é viver e hoje vivi mais um bocadinho.
    Obrigado,... a mim ;)))
    .

    ResponderEliminar
  16. Lembro-me vagamente da música, dela lembro-me de a ver na Hola de vez em quando (a minha mãe ainda hoje em dia é fã da revista). Mas música francesa nunca foi a minha onda, só no início da idade adulta, e mais com Joe Dassin ou Edith Piaf...

    As músicas que ouvia na adolescência eram quase todas de origem inglesa ou americana - muito rock, posterior a esta onda ou à do Elvis! :)))

    Apesar de tudo, pela foto nunca chegaria lá!!!

    ResponderEliminar
  17. Como já contei lá no CR, conheço a Françoise Hardy desde os 10 anos - passávamos férias na mesma praia, nos idos de 60- e ainda j«hoje mantenho contacto com ela.
    Constato, com muita satisfação, que este Verão há muitas referências a FH na bloga lusa. Apesar de ter todos os discos dela ( devidamente autografados e com dedicatória) ainda sinto pele de galinha quando ouço "Tous les garçons et les filles...". O meu primeiro 45 rpm!
    Posso assegurar-lhe que tem ainda mais charme do que o que se vê na fotografia que escolheu. Fez-me sentir saudades, que é o melhor que podemos sentir por um(a) amigo(a)

    ResponderEliminar
  18. Só um acrescento, para a Isa. sem qq dúvida: Hardy, Françoise Hardy.

    ResponderEliminar
  19. Teté
    Vantagens e desvantagem das “idades” ! :))
    Conforme já disse acima, na minha juventude era a música francesa (sempre a solo) e a Italiana a solo, mas também com muitos “conjuntos” musicais, as que mais se ouviam. Claro que o Elvis, os Beatles, os Rolling Stones, o Cliff Richards apareciam sempre.
    Em geral, falava-se mais francês que inglês, naquele tempo, e daí talvez uma influência mútua.
    .

    ResponderEliminar
  20. Carlos Barbosa de Oliveira
    Oh! Carlos, que inveja ! Que sortudo ! Se essa altura fosse hoje, pedia-lhe para ma apresentar ! rsrsrsrs
    Ela embalava-nos mesmo, com "Tous les garçons et les filles..." !
    Que saudades!... quanta nostalgia !...
    .

    ResponderEliminar
  21. cantinhodacasa13/8/10 23:36

    "Não digas mais nada, que por causa deste post já tive que usar o lenço ! :))"


    Sensibilidade!Gostei deste teu desabafo.
    Eu também tive 5 anos de Francês.
    Hoje é uma língua quase morta. O Espanhol está entrar em força.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Cantinho
    "Um homem não chora" !!! :)))
    Grande treta :))))
    Obrigado. Beijinho e Bom Fim de Semana
    (amanhã tenho um casamento)
    .

    ResponderEliminar
  23. jm..françoise hardy..... incomparavel...es a melhor cantora do mundo sempre....br..

    ResponderEliminar
  24. Olá Anónimo !
    Plenamente de acordo ! ... e que nostalgia me provoca quando a ouço ! Fez-me muita companhia há muitos anos atrás ! :)))
    Abraço
    .

    ResponderEliminar