.
Sabem o que é, para que serve, onde e em que circunstâncias é mais usado ?
Posso adiantar que é curioso ... :))
Acertaram :
A Regina, de "Tô Fora, Tô Dentro" em primeiro lugar e a Mariza de "O Mar e a Brisa do Prazer de Aprender"
Há uma razão fundamental : são brasileiras (vão já saber o que é que isso tem a ver ).
O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Brasil (Paranám Santa Catarina Mato Grosso, Rondônia e Acre e principalmente no Rio Grande do Sul), parte da Bolívia e Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente.
O chimarrão é montado com erva-mate, geralmente servido quente de uma infusão. Tem gosto que mistura doce e amargo, dependendo da qualidade da erva-mate, que, pronta para o uso, consiste em folhas e ramos finos (menos de 1,5 mm), secos e triturados, passados em peneira grossa, de cor verde, havendo uma grande variedade de tipos, uns mais finos outros mais encorpados, vendidos a diversos preços.
Um aparato fundamental para o chimarrão é a cuia, vasilha feita do fruto da cuieira, que pode ser simples ou mesmo ricamente lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais, com a largura de uma boa caneca e a altura de um copo fundo, no formato de um seio de mulher. Há quem tome chimarrão em outros recipientes, mas a prática é geralmente mal vista.
O outro talher indispensável é a bomba ou bombilha, um canudo de cerca de 6 a 9 milímetros de diâmetro, normalmente feito em prata lavrada e muitas vezes ornado com pedras preciosas, de cerca de 25 centímetros de comprimento em cuja extremidade inferior há uma pequena peneira do tamanho de uma moeda e na extremidade superior uma piteira semelhante a usada para fumar, muitas vezes executada em bom ouro de lei.
O chimarrão pode servir como "bebida comunitária", apesar de alguns aficcionados o tomarem durante todo o dia, mesmo a sós. Embora seja cotidiano o consumo doméstico, principalmente quando a família se reúne, é quase obrigatório quando chegam visitas ou hóspedes. Então assume-se um ar mais cerimonial, embora sem os rigores de cerimónias como a do chá japonês.
A água não pode estar em estado fervente, pois isso queima a erva e modifica seu gosto. Deve apenas esquentar o suficiente para "chiar" na chaleira. Enquanto a água esquenta, o dono (ou dona) da casa prepara o chimarrão.
Há quem diga que isso acaba estabelecendo a hierarquia social dos presentes, mas é unânime o entendimento de que tomar chimarrão é um acto amistoso e agregador entre os que o fazem, comparado muitas vezes com o costume do cachimbo da paz. Enquanto você passa o chimarrão para a próxima bebê-lo, ele vai ficando melhor. Isso é interpretado poeticamente como você desejar algo de bom para a pessoa ao lado e, consequentemente, às outras que também irão beber o chimarrão.
O anfitrião, além de prepará-lo para outras pessoas poderem apreciá-lo, é o primeiro a beber, em sinal de educação, já que o primeiro chimarrão é o mais amargo. Também é de praxe o preparador encher novamente a cuia com água quente (sobre a mesma erva-mate) antes de passar cuia, para as mãos de outra pessoa (ou da pessoa mais proeminente presente), que depois de sugar toda a água, deve também renovar a água antes de passar a cuia ao próximo presente. Não se esqueça de tomar o chimarrão totalmente, fazendo a "cuia roncar". Se considera uma situação desagradável quando o chimarrão é passado adiante sem fazer roncá-lo.
Os 10 mandamentos do Chimarrão (link)
(Texto retirado da Wikipédia)
Rui, amigo, amado!
ResponderEliminarParece-me com as cuias que os gaúchos tomam sua erva, chimarrão...O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Brasil (Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e principalmente Rio Grande do Sul), parte da Bolívia e Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente.
Embora a acepção mate seja castelhana, é utilizada popularmente também no Rio Grande do Sul paralelamente com o termo "chimarrão".
Chimarrão (cimarrón em espanhol) também designa o gado que foge para o mato e torna-se selvagem.
Será que acertei??? Bom final de semana!
Beijuuss n.c.
Rê
www.toforatodentro.blogspot.com
É uma bomba e uma cuia de chimarrão.
ResponderEliminarVc coloca o mate de chimarrão e coloca água quente e toma com os amigos.
momentos raros e prazerosos.
Nem sei o que é chimarrão! :-((
ResponderEliminarMe expliquem, meninas da banda "di" lá do mar, por favor!
Aquele abraço
Para mim parece-me um instrumento musical, estilo "timbales"... parece ! :)
ResponderEliminarTodos
ResponderEliminarAo fim do dia responderei aos comentários. Tenho que saír agora mesmo. Até logo e obrigado.
Um bom Domingo !
.
Ai as coisas que o meu amigo nos ensina!;)
ResponderEliminarbji, amigão
Pronto!
ResponderEliminarJá sei o que é Chimarrão!
O que eu aprendo por aqui... :-))
Olá Rê
ResponderEliminarDesta vez vocês, do Brasil, não me deixaram ficar mal. Eu sabia ! :)) ... por isso coloquei o post àquela hora para não apanhar vocês a dormir rsrsrs
Curioso que, lembro-me de há muitos anos, se tomar em minha casa o “chã mate” como chã normal, durante uns bons anos. Não sei se se tratava da mesma erva do chimarrão (?). Depreendo que sim.
Beijos minha querida amiga
.
Olá Mariza
ResponderEliminarBom ver-te por aqui.
Como já disse esta foi com “intenção” brasileira ! Hoje, várias pessoas aqui de Portugal ficaram a conhecer essa “cerimónia” tão curiosa da tomada de Chimarrão em grupo :))
Bjs
.
Rosa dos Ventos
ResponderEliminarE agora ? ... Interessante, não ? Tipo chã Japonês ou Cachimbo da Paz, Índio ! :)))
Bjs
.
Ricardo Santos
ResponderEliminarNem eu sabia antes de ver a fotografia e de ter tido a curiosidade de saber o que era. Fiquei surpreendido também.
Objecto esquisito, de verdade !
Abraço
.
Nina
ResponderEliminarE as coisas que “vocês” me “obrigam a aprender” ! :)))
Como professora, sabes que temos que aprender primeiro antes de poder ensinar ! :))
Eu saio mais rico !
Beijoca
.
Rosa dos Ventos
ResponderEliminarIdem, aspas, aspas ! :))
... O que eu aprendo comigo !!! rsrsrs
Também não fazia a menor ideia !
.